Gerar mais vendas na sua revenda de veículos é o objetivo principal de qualquer empresário do segmento. Afinal, quanto maior a quantidade de carros comercializados, maior será o crescimento da sua loja.
Com o atual cenário econômico do país, esse desafio se tornou grande, seja qual for o segmento do mercado. No Brasil, segundo dados do IBGE, mais de 22 mil empresas encerraram suas atividades em 2017 – período mais recente da pesquisa. Já em 2016 a queda havia sido ainda mais acentuada com 70 mil fechamentos.
A crise desencadeada pela COVID-19 também se tornou um grande desafio para diferentes setores. Um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas) mostrou que, pelo menos, 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas no primeiro semestre de 2020.
Mas, não se desanime: ainda há muito espaço para sua empresa crescer se você seguir algumas técnicas de vendas e ajustar em seu negócio.
Muitos segmentos cresceram nesse período de crise, principalmente aqueles que fortaleceram a presença digital e se adequaram à rotina dos consumidores.
A seguir, confira as 9 dicas para gerar mais vendas na sua revenda de veículos que preparamos para possibilitar que sua equipe alcance bons resultados e seja destaque no mercado.
1. Pratique preços justos
Os preços dos seus veículos precisam estar de acordo com o mercado e com o produto. Você não deverá praticar preços muito baixos, pois isso, além de poder lhe render prejuízos, desvalorizará seu produto. Por outro lado, preços muito altos irão repelir os clientes e prejudicar a imagem da sua loja.
O valor cobrado deve cobrir os custos relacionados ao negócio e oferecer um percentual de lucro satisfatório, porém não abusivo.
Para saber qual deve ser o preço ideal, entenda os custos reais dos veículos, afinal, saber a margem de lucro dos seus produtos é um dos primeiros passos para que uma empresa tenha uma saúde financeira positiva. Em uma planilha ou sistema de gestão, englobe:
- Valor pago no carro
- Gastos com possíveis manutenções mecânicas e elétricas
- Impostos pagos, como IPVA
- Custos com higienização
- Gastos com publicidade para divulgar o veículo
Veja como calcular a margem de lucro de uma loja de veículos.
2. Invista em um marketing direcionado e eficiente
A melhor maneira de atrair clientes e gerar mais vendas é fazer com que seu produto os alcance, e as estratégias de marketing são extremamente importantes nesse sentido.
Existem muitos meios de fazer a divulgação do seu negócio, mas o fato é que o marketing digital ganhou uma força muito grande nos últimos anos, tornando-se a maneira mais eficaz de chegar ao público-alvo em qualquer segmento.
Quando falamos sobre revenda de veículos, muitas opções podem ser trabalhadas. As redes sociais, por exemplo, proporcionam bons resultados porque têm um alcance muito grande.
Veja alguns motivos para você investir em marketing digital na sua revenda de veículos.
O estudo Digital in 2019, feito pela We Are Social e Hootsuite, mostrou que 66% da população brasileira está presente nas mídias sociais, o equivalente a 140 milhões de pessoas.
Divulgue seu trabalho em todas as redes sociais possíveis, mas garanta uma página no Facebook e no Instagram. Essas são, em geral, as ferramentas mais utilizadas pelas pessoas e, com certeza, por meio delas o alcance da sua publicidade será maior.
O Facebook, em especial, é muito eficiente, porque tem a função “Marketplace”, que funciona como um classificados gratuito. Lá, você poderá anunciar os seus veículos, estabelecer contato com interessados de toda parte e fazê-los querer conhecer o carro pessoalmente.
Crie também um site bem completo, em que as pessoas possam ter acesso a informações sobre as opções que seu estabelecimento oferece, visualização de fotos por meio de uma vitrine online e, se possível, até um serviço de simulação de financiamento no próprio site.
E, lembre-se: o site deve ser responsivo, ou seja, se adaptar a diferentes tipos de telas, principalmente em celulares.
Isso porque 130 milhões de brasileiros acessam os canais digitais pelos seus smartphones.
Mantenha todas as ferramentas de internet e redes sociais atualizadas para que os potenciais clientes não acabem se interessando por uma oportunidade que não existe mais.
Há outros meios de marketing que podem ser utilizados, como:
- Classificados em jornal;
- E-mail marketing;
- Panfletos de publicidade ou outros tipos de impressos;
- Anúncios na TV e no rádio;
- Anúncios em sites de vendas externos;
- Links patrocinados, que são anúncios discretos que aparecem nos sites de busca e geralmente se relacionam com um determinado assunto que está sendo pesquisado na internet.
O mais importante nesse tipo de estratégia é que a divulgação seja direcionada. O público que deverá ter acesso ao conteúdo é exatamente o cliente em potencial. Portanto, crie meios para que sua publicidade esteja marcando presença onde esse público se encontra.
3. Conheça o perfil do seu cliente
Para gerar aumento de vendas, você precisará conhecer as demandas de seu cliente, ou seja, suas necessidades e desejos.
O perfil do seu público-alvo está relacionado principalmente à localização da sua loja e o tipo de veículo que você comercializa, apesar de existirem outros fatores importantes.
É com base nesse perfil que você irá definir elementos como condições e formas de pagamento, tipos de ofertas que poderão ser lançados, formas de atendimento a esse cliente, patamar dos veículos disponíveis, entre outros.
Se você já possui uma base grande de clientes, busque analisar o perfil deles. Quantos são mulheres e homens? Quais as principais faixas etárias? Quais os modelos de carros mais procurados: sedã, hatch ou caminhonetes?
Com estas informações, é possível priorizar quais veículos têm maior saída ao adquirir novos carros para revenda.
4. Estude a concorrência
O seu negócio certamente irá crescer a partir do momento em que você conhecer bem sua concorrência. É desse modo que você será capaz de se destacar, pois saberá exatamente como ser melhor do que os demais e oferecer o diferencial que irá atrair os clientes.
Procure se manter atualizado a respeito de preços, estratégias de vendas e marketing, promoções, condições de financiamento e todos os pontos fracos e fortes, principalmente de estabelecimentos na região em que sua loja se localiza, mas é importante também obter essas informações com relação ao mercado de carros em geral.
Veja o que é e como fazer uma análise SWOT.
5. Ofereça um atendimento de excelência
Em qualquer segmento de vendas, oferecer ao cliente um bom atendimento pode fazer toda a diferença.
Sua loja deve possibilitar, desde a primeira abordagem, passando pela negociação – todos esses momentos devem proporcionar um atendimento diferenciado, baseado na cortesia, domínio do assunto, eficiência em todo o processo de vendas, atenção e suporte, mesmo depois de o cliente já estar com o veículo.
Essas medidas, além de fazer com que o comprador provavelmente se interesse em fazer negócio com seu estabelecimento novamente, possibilitarão várias indicações de sua loja para outras pessoas.
O pós-venda também merece um cuidado especial.
Procure fazer uma ligação telefônica para seu cliente alguns dias depois de efetivar a compra. Isso transmitirá a sensação de cuidado e preocupação com o bem-estar do consumidores, e permitirá também identificar pontos negativos que possam ser melhorados, por exemplo, relacionado à limpeza do veículo ou atendimento do vendedor.
Ainda em relação ao pós-vendas, busque adicionar o cadastro dos seus clientes em uma plataforma de CRM, como do Revenda Mais. Neste tipo de ferramenta, é possível inserir data da compra, veículo adquirido e outras informações que possibilitem que daqui a um, dois anos, você volte a entrar em contato com a pessoa para oferecer um novo carro.
Veja como ter qualidade no atendimento na sua loja de veículos.
6. Crie parcerias
Ter como parceiros profissionais que trabalham diretamente com veículos é uma maneira simples e eficaz de gerar mais vendas.
Procure estabelecer essas parcerias com oficinas mecânicas, lava-rápidos, postos de gasolina, despachantes, etc. Dessa forma, você poderá receber indicações preciosas.
Se possível, providencie materiais como folhetos para ser distribuídos nesses locais.
7. Realize feirões
Feirões automotivos são a oportunidade de ir aonde o cliente está. É nesse tipo de evento que você terá acesso a um grande número de pessoas e, para facilitar ainda mais o trabalho, poderá também oferecer promoções tentadoras, além de fazer uma boa divulgação de sua loja.
Procure promover os feirões, principalmente em épocas oportunas, como datas comemorativas ou finais de ano, momentos em que as pessoas estão mais propensas às compras.
8. Estimule seus colaboradores
Ofereça motivação para que seus colaboradores estejam mais empenhados em vender e se esforcem o suficiente. Esses estímulos podem partir de metas, premiações, boas condições de trabalho e ações de reconhecimento.
É importante também que sua equipe esteja bem treinada a respeito do seu produto e de técnicas de vendas.
Veja como calcular a comissão de um vendedor de carros.
9. Cuidado especial com a sua infraestrutura
Uma cafeteira de qualidade para oferecer um mimo adicional ao visitante, vendedores uniformizados e um ambiente com boa iluminação são alguns dos elementos que fazem a diferença quando um cliente conhece a sua revenda de veículos pela primeira vez.
Cuidado também com a aparência externa do imóvel. A sua loja é o seu principal cartão de visita. Especialmente se você estiver em uma região com alto trânsito de pessoas, a fachada poderá ser o principal atrativo. Certifique-se de que o jardim esteja sempre bem cuidado, os pisos higienizados corretamente e a pintura impecável.
Além das dicas para gerar mais vendas apresentadas, muitas outras estratégias podem servir para o sucesso de seu negócio de revenda de veículos. Use sua sensibilidade, experiência e senso empreendedor e certamente os resultados serão excelentes.