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Como calcular a margem de lucro de uma loja de veículos [Atualizado 2023]

margem de lucro de uma loja de veículos

Aprenda o que é, como calcular a margem de lucro de uma loja de veículos e os erros a se evitar no cálculo.

Calcular a margem de lucro de uma loja de veículos ou de qualquer outro segmento é sempre um desafio, principalmente para empreendedores inexperientes. De forma geral, o lucro é o retorno positivo que sua empresa obteve em determinado período.

Por exemplo, se você comprou um carro por R$ 100 mil e vendeu por R$ 115 mil, teoricamente seu lucro será de R$ 15 mil. Mas a questão é que este cálculo não é tão simples porque você teve gasto com manutenção, limpeza e precisou pagar o salário dos vendedores responsáveis por esta venda. Logo, o seu lucro real é muito menor.

O que é a margem de lucro de uma loja de veículos?

Prepara-se para fazer cálculos!

Conforme explicamos no começo do artigo, o lucro é a diferença entre o faturamento recebido das vendas em relação aos custos para executar esta venda. Já a margem de lucro é o percentual da relação entre lucro e receita total.

Por que se preocupar com a margem de lucro? Porque é um indicador importante da saúde financeira de uma empresa e é usada para avaliar a eficácia de suas estratégias de precificação e gerenciamento de custos. 

Mas atenção: a margem de lucro varia de acordo com o segmento no qual a organização atua. Por isso, é importante compará-la com outras empresas do mesmo setor e com dados históricos anteriores para ter uma compreensão mais precisa.

Como aumentar essa margem de lucro?

Lembre-se de que uma margem de lucro saudável é aquela que é suficiente para cobrir os custos da loja e gerar um lucro líquido satisfatório para seus proprietários. Uma loja de veículos pode aumentar sua margem de lucro de diversas maneiras, incluindo:

Ajustando preços

Aumentar o preço de venda do estoque pode aumentar a margem de lucro. No entanto, é importante identificar junto aos concorrentes se o valor definido não acaba sendo muito maior do que em outras lojas.

Ao definir o valor final de um veículo, veja a Tabela FIPE e investigue em sites de concorrentes e portais de publicidade, como OLX e Webmotors, qual o preço médio para um modelo semelhante ao seu com os mesmos diferenciais.

Reduzindo despesas

Identifique onde estão suas principais despesas e quais podem ser cortadas. Quanto você gasta mensalmente na manutenção de novos veículos? Se esse valor estiver alto, por exemplo, será necessário reavaliar se os carros comprados realmente fazem sentido para a sua revenda.

Reveja também outros investimentos, inclusive com Publicidade. Muitas vezes, a panfletagem próxima à sua loja está sendo mais cara e menos eficiente do que um anúncio no Instagram ou um café da manhã para atrair clientes.

Buscando eficiência operacional 

Implementar processos de gestão ajudam a reduzir custos e tornam seus colaboradores também mais eficientes. Um software para revendas de veículos, como o Revenda Mais, é um grande aliado para atingir esse objetivo.

A plataforma ajuda você a entender tudo que acontece dentro da loja: principais despesas, quais vendedores não têm batido as metas mensalmente e até mesmo quais veículos têm custado um valor exorbitante por mês por estarem parados no estoque.

Leia também  Assinatura eletrônica de documentos para lojas de veículos: o que é e como funciona

Outra grande vantagem é apoiar na geração de vendas sem precisar investir em Marketing novamente. Com um CRM exclusivo para o setor automotivo, o Revenda Mais ajuda seus vendedores a identificarem aqueles clientes que já compraram há vários anos e resgatá-los por meio de promoções e ofertas personalizadas.

Evite erros ao calcular a margem de lucro de uma loja de veículos

A margem de lucro é uma métrica essencial para avaliar a rentabilidade de uma loja. Uma margem de lucro alta significa que a loja está gerando mais receita do que os custos associados ao seu estoque de veículos. Isso permite que a empresa invista em melhorias e expansão. Mas, alguns erros são comuns nesse cálculo. 

Nem sempre o automóvel recém-chegado na sua garagem estará com uma aparência excelente. O erro mais comum dos novos empresários é deixar de lado estes gastos necessários para a manutenção dos veículos, que possibilitam futuramente aumentar o preço de venda. Custos com polimento, lataria, mecânico e higienização devem constar no seu cálculo de lucro.

Ah, e leve em conta também o tempo.

Não adianta ter uma margem de lucro boa somente após um ano. Isso é extremamente perigoso e pode deixar a sua empresa no negativo. Uma margem de lucro boa é obtida em um curto espaço de tempo. 

Um caso específico para calcular a margem de lucro de uma loja de veículos é em relação às revendas que possuem parcerias com financeiras e bancos, recebendo comissão por cada financiamento fechado. Nestes casos, não esqueça de calcular esta comissão.

O mesmo vale para quem oferece serviços de despachante. Eles ajudam a aumentar o retorno financeiro da sua empresa.

Calcule também:

  • Impostos sobre faturamento;
  • Gastos com publicidade para comercializar o carro, como anúncios no Google Ads e contratação de fotógrafo profissional
  • Manutenção do estabelecimento;
  • Despesas com folha de pagamento;
  • Comissão para os vendedores internos;
  • Locação do imóvel;
  • Impostos;
  • Gastos como energia elétrica, água e internet.

Outra dica para que a sua margem de lucro se mantenha alta, ou seja, o valor que você receberá do cliente seja muito maior do que suas despesas é negociar com quem está oferecendo o carro para revenda.

No segmento de veículos usados, o segredo para ter uma boa margem é na aquisição do modelo, afinal, na venda os preços são sempre semelhantes e dificilmente ficam muito distantes do sugerido na tabela FIPE.

Por isso, ser reconhecido no mercado auxilia, e muito, atrair pessoas que precisam quitar uma dívida, por exemplo, e aceitam baixar o valor do automóvel.

Lembre-se também de sempre revisar a sua margem de lucro, afinal, a inflação e o preço das coisas tendem a aumentar, correto?

Gostou dessas dicas? Agora, é importante você saber precificar o carro usado para revenda. No blog da Revenda Mais, você encontra estes e outros assuntos que auxiliarão o seu dia a dia como empresário no segmento de automóveis.

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Lucia de fatima
5 anos atrás

Quando lucro do veículo consignado?

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