Alugar um espaço, adquirir os primeiros veículos, desenvolver um site e criar um Facebook para revenda de carros. Estas são etapas comuns seguidas pelos empresários que acabaram de iniciar o próprio negócio, afinal, investir em Marketing Digital é um diferencial que auxilia imensamente na divulgação da sua primeira loja.
Mas, uma simples pesquisa nesta mídia social pelo termo “revenda de carros” já permite confirmar: a concorrência é alta.
Então, como a sua fan page pode se diferenciar, aparecer mais e ainda conseguir clientes? Conteúdo relevante. Você precisa provar ao usuário que a sua página merece ser acompanhada semanalmente, seja por belas imagens ou conteúdo exclusivo.
A seguir, você confere detalhes de como pôr em prática esta tarefa no seu Facebook para revenda de carros.
Marketing de Conteúdo
Reflita: por que você segue uma marca no Facebook?
Promoções e conteúdo que agrega informações na sua rotina, como dicas de saúde e receitas de churrasco?
Leve estes mesmos motivos para a página da sua empresa. Entre as publicações que mais costumam gerar engajamento, conforme especialistas da área, destacam-se:
Dicas sobre carros e motoristas
Ensine seus usuários a cuidarem melhor dos próprios carros e realizar ações básicas, mas que nem todo mundo sabe, como calcular quando o álcool é mais vantajoso do que a gasolina.
Para facilitar o seu trabalho (ou do seu redator), planeje o conteúdo mensal que será abordado no Facebook para revenda de carros. Equilibre posts comerciais e posts educativos. Por exemplo, se você publicará 10 postagens em um mês, permita que, ao menos, 3 delas sejam informativas.
O cronograma de atualizações pode ser feito em um documento no Word ou uma planilha de Excel. Nele, coloque a data prevista da postagem, o texto do post, texto que estampará a imagem e qual foto ou vídeo é sugerida.
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Alguns assuntos que rendem conteúdo:
- Cuidados com o carro na praia ou em ambientes específicos, como na chuva
- Informações sobre manutenção do carro, como alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus
- Leis de trânsito pouco conhecidas
- Aplicativos e tecnologias que ajudam os motoristas no dia a dia
Citações
Frases motivacionais de pilotos de corrida ou grandes montadoras de carros são sinônimos de interação.
As pessoas gostam de mensagens que proporcionem uma atitude positiva no dia a dia. Ao longo do seu cronograma de postagens, busque aquelas frases que mais combinam com você e seu negócio.
Memes
Sim, o mundo está cheio deles e o seu celular provavelmente também.
Usar memes do momento, sem exagerar, ajuda as pessoas a se identificarem com a sua empresa, mostrando também que se trata de uma marca interativa e sem excesso de formalidade.
Informações completas dos carros
Anunciar veículos também é fundamental para mostrar a dimensão do seu estoque e impactar usuários que estejam interessados em trocar de carro ou adquirir um automóvel pela primeira vez.
Neste tipo de publicação, informar o ano, quilometragem, tipo de combustível, itens adicionais e formas de pagamento é essencial.
Faça com que estas informações estejam o mais claro possível para o seu usuário, afinal, ninguém gosta de dar vários cliques ou enviar uma mensagem inbox somente para saber se o carro é flex ou possui direção hidráulica.
Nos anúncios, deixe claro também as formas de contato, como telefone e WhatsApp Business. Assim, o usuário pode agilizar o agendamento de um test-drive ou visita presencial à revenda.
Não esqueça das imagens
Invista em um bom celular para que você mesmo possa tirar fotos dos novos carros e fazer pequenos vídeos, mostrando a arrancada de um veículo, por exemplo, ou fazendo um passeio virtual pelo interior do automóvel para mostrar que não existe nenhum defeito no estofado.
Esta também pode ser a realidade da sua empresa. Teste, experimente e inove sempre!
A mistura de formatos (vídeos e fotos) é algo que dá bastante certo em empresas de diversos segmentos. A marca Singu, que faz delivery de beleza e bem-estar, é citada pelo Facebook como um case de sucesso. Ao seguir essa técnica de divulgação, a empresa aumentou 3,5x mais o número de leads qualificados, além de diminuir em 67% o custo por aquisição de lead.
Atenção ao monitoramento
Não adianta focar seus esforços na qualidade das fotos e diversificação no conteúdo se o monitoramento não é feito com a mesma dedicação.
Verifique diariamente, se possível mais de uma vez ao dia, os comentários e mensagens privadas recebidas. Muitos usuários acabam optando por tirar suas dúvidas direto no Facebook ao invés de entrar em contato por WhatsApp, dessa forma, se o monitoramento não for feito de forma eficiente e constante, é possível perder negócios quentes.
Integre o estoque da sua loja virtual
O Facebook está em constante mudança e o Revenda Mais acompanha todas as novidades. Atualmente, através de uma integração exclusiva do nosso sistema de gestão de revendas, é possível integrar o estoque do seu site à sua fan page.
O resultado é bastante atrativo. Basta o usuário clicar na aba Estoque, na página da sua loja no Facebook, e poderá conferir todos os veículos à venda, juntamente com as informações mais importantes: combustível, cor, ano, quilometragem e valor.
Para tornar essa aba ainda chamativa é possível adicionar até 10 fotos de um mesmo veículo.
Invista nos stories do Facebook para revenda de carros
Os stories são publicações que duram apenas 24 horas e aparecem no topo do feed de notícias dos usuários. Qualquer usuário ou fan page pode postar stories, uma função que começou no Instagram e foi levada ao Facebook devido à sua popularidade e engajamento.
Dados do próprio Facebook mostraram que os stories do Facebook também estão gerando alta visualização. Um relatório com os resultados do primeiro trimestre de 2019 mostrou que o Facebook stories atingiu a marca de 500 milhões de usuários diariamente e foram responsáveis por 3 milhões de propagandas.
Os stories tem como objetivo oferecer um conteúdo criativo e diversificado aos usuários. Aproveite esta ferramenta para mostrar os bastidores da sua revenda de veículos, expor um carro que acabou de chegar no estoque ou até mesmo fazer um vídeo curto explicando alguma dúvida comum dos proprietários de automóveis ou motos.
Além de fotos de veículos, selfies e vídeos, os stories do Facebook permitem: criar enquetes, fazer publicações somente compostas por textos ou fazer vídeos estilo boomerang (vídeo curto que fica em looping durante alguns segundos).
Se você não tiver muito tempo para se dedicar desenvolvendo stories diferentes para Instagram e para o Facebook, é possível replicar o conteúdo de uma mídia social para outra. Mas, lembre-se de ficar atento às interações em ambos os canais, combinado?
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