Como usar o Instagram na loja de veículos e ter bons resultados? No artigo a seguir, você entende como está a popularidade desta mídia social no Brasil, aprende os diferentes formatos de publicação na plataforma e confere dicas importantes para ampliar o engajamento do seu perfil comercial. Boa leitura!
O poder das mídias sociais
Você já usou alguma rede social para divulgar a seu negócio? É possível obter resultados incríveis com essas plataformas, principalmente através do Instagram – um canal digital em amplo crescimento no Brasil e no mundo, e que a cada ano traz diferentes formatos de publicações para envolver diariamente os usuários.
No segmento corporativo, além do Facebook e LinkedIn, o Instagram é uma ferramenta bastante poderosa para as empresas conquistarem mais clientes e aumentarem sua visibilidade.
Isso vale inclusive para lojas de veículos, que precisam constantemente impactar a sua audiência com ofertas, novidades do segmento automotivo e veículos que acabaram de chegar no estoque.
Sobre o Instagram
O Instagram é uma rede social focada em fotos, que permite também a publicação de vídeos e apresentações ao vivo, chamadas popularmente de lives.
Segundo dados da Forrester, a rede social possui uma taxa de interação 10 vezes maior que o Facebook: 2,26% contra 0,21%, respectivamente.
O relatório Digital in 2019, do We Are Social, é outro levantamento que evidencia a relevância desta mídia social. Segundo a pesquisa, em janeiro de 2019, mais de 890 milhões de usuários tinham potencial de serem impactados pelos anúncios no Instagram. Isso mostra que a plataforma está consolidada no mercado e não deve ser ignorada pelas empresas.
Isso mostra que o Instagram está aí e não deve ser ignorado pelas empresas. Possui recursos que podem ser facilmente utilizados por qualquer pessoa, como o Instagram Stories, por exemplo. O recurso Instagram Stories permite a postagem de conteúdo efêmero, que desaparece após 24 horas.
Formatos variados do Instagram para engajar os seguidores
Conforme explicamos no início deste artigo, o Instagram possui diferentes formatos de publicações. A seguir, detalhamos os principais para você colocar em prática no perfil da sua revenda de veículos:
Stories
São publicações, que você pode visualizar no topo do Instagram, e que duram apenas 24 horas.
Nos stories, é possível publicar vídeos curtos de até 15 segundos, fotos estáticas, fazer enquetes com os usuários, pedir que os seguidores enviem opiniões ou sugestões através de caixas de texto dispostas dentro dos stories, postar uma contagem regressiva, entre outras funcionalidades fornecidas pelo próprio Instagram.
Lives
Os vídeos ao vivo no Instagram também são realizados através dos stories e podem durar até 1 hora. Ao término da live, é possível disponibilizar o vídeo completo no IGTV da sua marca.
Lá, você insere uma legenda, escolhe as principais hashtags e o usuário poderá acessar a apresentação integralmente.
As lives são bastante interessantes para apresentar os carros que acabaram de chegar no estoque, por exemplo. Experimente fazer vídeos curtos ao longo da semana para testar o engajamento com seus seguidores.
IGTV
Bastante divulgado em anos anteriores, o IGTV veio para concorrer diretamente com o YouTube.
O feed do Instagram não aceita vídeos muito compridos. Neste caso, sempre que você precisar publicar um material com 10 ou 15 minutos de duração, o ideal é que suba o vídeo no IGTV e disponibilize uma prévia no feed da sua página.
Esse processo é bastante simples, para conferir o passo a passo basta clicar aqui.
Ah, e os vídeos do IGTV são sugeridos também na aba Pesquisar do aplicativo, o que aumenta a visibilidade da sua marca se o material produzido for de interesse do público-alvo.
Reels
Nós já falamos aqui no blog do Revenda Mais sobre o que é e como usar o TikTok na sua loja de veículos, uma mídia social que é a nova queridinha da internet.
A plataforma possibilita criar vídeos curtos e criativos usando dublagem, efeitos visuais e até mesmo pequenos cortes de vídeo unificados para mostrar o passo a passo de algo, por exemplo.
O Reels basicamente vem para competir com o TikTok e traz funções semelhantes ao seu concorrente. Para se inspirar, você pode conferir os Reels de grandes marcas acessando a aba Pesquisar do seu aplicativo.
Que tal fazer um antes e depois de um carro higienizado? Ou mostrando a garagem vazia e depois cheia com novos veículos que acabaram de chegar?
Feed do Instagram
Quando você acessa o perfil de uma empresa ou pessoa, você encontra uma página com informações básicas, como site e endereço físico, e confere todo o histórico de fotos deste usuário. Esse é o feed do Instagram.
Ao criar uma conta nesta mídia social, a sua empresa poderá atualizar o seu próprio feed sempre que desejar e com a quantidade de fotos ou vídeos que quiser.
Como se destacar no Instagram? Comece criando um perfil comercial
Para contar com bons resultados nessa rede para a sua loja de veículos, você tem que implementar um plano de marketing eficiente. Um dos primeiros passos é criar um perfil comercial.
Caso a revenda já possua um perfil particular, é possível fazer a conversão sem perder seus seguidores ou histórico de publicações.
Acompanhe o passo a passo:
- Acesse o seu perfil e clique nos três tracinhos no topo da página
- Clique em Configurações
- Clique em Conta
- No final da página, clique na opção “Mudar para conta profissional”.
Convertendo o perfil particular da sua loja de veículo em um perfil comercial, você pode informar dados de contato, como telefone e email, para ser facilmente encontrado pelos seus clientes.
Além disso, terá acesso a dados analíticos da conta e das postagens, conseguindo mensurar assim a evolução do perfil, o que está dando certo e o que está dando errado. Ao longo deste artigo, você conhecerá mais sobre as principais métricas do Instagram.
Veja a seguir as melhores formas de como usar o Instagram na loja de veículos.
Use uma linguagem adequada
A forma como a sua loja de veículos se expressa no Instagram precisa estar completamente alinhada às expectativas e ao perfil do seu cliente. Quem são as pessoas que você pretende atingir? Use um tom que consiga ser persuasivo.
Por exemplo, se você costuma atender mais o público jovem, vale a pena usar uma linguagem mais solta e até empregar algumas gírias. Isso ajuda a aumentar o grau de identificação do público com a sua loja de veículos.
Tire fotos de qualidade
O Instagram é uma rede social focada no visual. Portanto, você deve investir tempo e recursos suficientes para garantir que as fotos publicadas pela sua loja de veículos tenham a qualidade adequada.
Isso significa usar bons equipamentos, iluminação correta, realizar tratamento de imagem, além de contar com profissionais qualificados para fazer esse trabalho. Não se limite a usar apenas o celular e não ajustar suas imagens, já que isso não ajudará a atingir novos clientes.
Explore vários formatos
A sua loja de veículos pode aproveitar diversos tipos de conteúdo possíveis no Instagram, já que essa plataforma é bastante versátil. Você não precisa e nem deve se limitar apenas a fotos dos automóveis.
Experimente publicar vídeos e Instagram Stories com destaques da sua loja, trazendo lançamentos, promoções, depoimentos e o que mais puder gerar identificação junto aos seus potenciais clientes.
Tornar-se uma fonte de informação sobre o segmento automotivo também pode ser uma decisão acertada. Que tal fazer pequenas lives sobre cuidados com banco de couro ou com a lataria?
Fique de olho nos números
Assim como é necessário acompanhar a evolução das vendas na loja de veículos, também é preciso analisar os números de performance da sua atuação no Instagram. Ou seja, observe como anda o sucesso das suas publicações em busca de oportunidades para melhorar suas escolhas.
Se você perceber que determinado tipo de post consegue atrair mais engajamento, vale a pena investir em abordagens similares. O contrário também vale: uma ideia que não deu certo precisa ser eliminada dos próximos planos.
Se o seu perfil no Instagram for Comercial você pode acessar os dados analíticos da conta e das suas postagens.
Não esqueça das hashtags #
As hashtags são amplamente usadas no Instagram e Twitter para facilitar a busca por um assunto específico. Nós já comentamos aqui sobre a aba Pesquisar do Instagram. Bom, neste mesmo local você pode buscar publicações por uma determinada localização ou por hashtags, que são poucas palavras que definem os assuntos abordados naquela postagem.
Algumas hashtags são bem específicas de cada segmento. No caso do mercado automotivo, experimente usar algumas, como: #revendadeveiculos #seminovos #carroseminovo #carro #carros #car #lojadecarro.
As hashtags genéricas, como #gratidao e #qualidade, também ajudam a aumentar a visibilidade das suas publicações. O ideal é usar, ao todo, de 8 a 10 hashtags. Não economize!
Agora você já sabe como usar o Instagram na loja de veículos e obter ótimos resultados com as suas campanhas de marketing nessa rede social.
Saiba detectar oportunidades valiosas em seu mercado e aproveitar tendências antes dos seus concorrentes. Você também precisa conhecer bem os recursos do Instagram e utilizá-los conforme seja necessário.
Continue acessando dicas como essas diretamente do seu e-mail, cadastre-se e receba nossa newsletter!