Conheça quem são os clientes millennials e veja algumas dicas para conquistar essa geração tão importante para o mercado.
Conhecer o padrão de consumo e comportamento dos clientes millennials é fundamental para atrair esse público e gerar mais valor para sua loja.
Sendo assim, preparamos algumas dicas de como vender carros para essa nova geração y consumidora.
Chamados também de geração Y, os millennials representam um grupo de pessoas que nasceram entre a década de 80 e o início dos anos 2000. São indivíduos que cresceram em uma época de avanços tecnológicos, sendo o principal a internet.
Crescer em um mundo com tantos avanços mudou a forma que esta geração consome bens duráveis, como a compra de carro e casa.
Segundo uma pesquisa feita pela Deloitte, 55% dos millennials brasileiros questionam a necessidade de comprar um veículo próprio.
Ao invés de investir em bens materiais, estes jovens procuram o serviço que este bem pode proporcionar, ou seja, o que move os clientes millennials é a experiência que o veículo pode oferecer.
Com todas essas informações mapeadas, é hora de pensar neste público e criar estratégias para vender veículos para clientes millennials de maneira assertiva.
A melhor forma de entrar no radar dos millennials é aparecendo no Google.
Esta geração está acostumada a usar a Rede de Pesquisa para tirar suas dúvidas e procurar por comércios de seu interesse. Para isso, você pode criar campanhas no Google Ads para vender carros ou realizar trabalho de SEO para aparecer nas buscas orgânicas.
Procure também criar um local no Google Meu Negócio e mantê-lo sempre atualizado com fotos reais da loja, incluindo fachada, garagem e escritório.
Responder às avaliações feitas na sua localização do Google é outro ponto de atenção porque transmite seriedade e confiabilidade aos clientes em potencial.
Manter presença nas principais mídias digitais como Facebook, Instagram e YouTube é outro diferencial para atrair esse público.
Hoje, esses canais são fundamentais para estreitar o relacionamento com os consumidores, responder dúvidas, mostrar veículos novos que chegaram no estoque e fornecer informações que façam a diferença no dia a dia do cliente.
Procure diversificar o tipo de conteúdo que você divulga nas mídias sociais da sua revenda. Use à vontade os Stories, Reels e invista principalmente em vídeos curtos.
Se a sua marca tiver uma linguagem mais despojada, você também pode experimentar criar um TikTok para divulgar os veículos.
O design do site é a primeira impressão que o millennial vai ter com a sua loja de veículos. Se ele ainda parece com algo do início dos anos 2000, a chance desse público confiar e querer visitar o comércio reduz.
Procure manter sua página na internet com o layout sempre atualizado. Modificá-lo a cada dois anos, no mínimo, é uma boa forma de mantê-lo alinhado com as tendências mais recentes de Webdesign.
Além de um design atual, o site também deve ser responsivo, ou seja, a navegação deve funcionar perfeitamente tanto para desktop quanto para smartphones.
Nesse tipo de estrutura, as informações são priorizadas de forma diferente conforme a tela.
Um site responsivo que é acessado por celular, por exemplo, dará mais importância às fotos e botões de CTA, como pedido de orçamento, afinal, o objetivo principal da página é vender mais.
Já quando este mesmo site for acessado de um desktop, as informações aparecerão de forma mais equilibrada.
Os millennials estão acostumados com o marketing agressivo atual. Eles sabem que ao pesquisar pela sua loja de veículos vão passar a receber posts patrocinados em suas mídias digitais.
Eles também sabem que ao fornecer seus dados pessoais no comércio vão passar a receber ligações e e-mails com promoções. Sendo assim, quando uma pessoa da geração y não tem problema em disponibilizar seus dados é porque provavelmente está interessada no que você tem a vender.
Este público também sabe exatamente o que procura, o que facilita o trabalho do vendedor que só deve esperar o momento certo para fechar o negócio.
Neste caso específico, um CRM para a sua revenda de software será um grande aliado.
No sistema, como do Revenda Mais, você e seus vendedores poderão cadastrar informações personalizadas sobre cada cliente ou visitante da sua loja, como: veículo de interesse, aniversário, aniversário da última compra do automóvel, quando vence o financiamento…
Os clientes millennials são uma geração que deseja o imediatismo e viveu as mudanças que a tecnologia trouxe para a privacidade.
Como explicamos no item anterior, são pessoas que estão acostumadas com ligações de vendedores, e-mails marketing e outras estratégias publicitárias.
Mas isso não significa que os vendedores e proprietários da loja de veículos devam ser agressivos na hora, ligando toda hora ou insistindo em uma venda. É preciso de muito cuidado ao se comunicar.
Ações como o telemarketing tradicional não funcionam para este público, por isso, o ideal é oferecer uma experiência especial e sem ser invasiva, como e-mail marketing sazonal e contato por WhatsApp.
Ao mesmo tempo em que não desejam invasão de privacidade, a geração Y também não gosta de esperar muito tempo por uma resposta. Diante disso, evite ao máximo deixar seus clientes em potencial esperando por várias horas no WhatsApp ou mensagem privada nas mídias sociais.
Sempre que possível, designe um colaborador da sua loja para ser responsável pelo monitoramento, incluindo aos sábados quando a revenda provavelmente estará funcionando.
E, é claro, muita atenção à maneira com que esse profissional responde às interações: mantenha sempre a cordialidade, o respeito e, mesmo que venha uma reclamação, busque ao máximo entender o problema e saná-lo rapidamente, evitando que um simples desentendimento entre cliente e vendedor se torne uma crise para a imagem da sua loja.
Vender carros e motos para clientes millennials exige uma pequena adaptação da loja de veículos para oferecer uma abordagem assertiva e que vai trazer bons resultados.
Sempre que possível, atualize os conhecimentos da sua equipe a respeito do atendimento ao cliente e novas plataformas de Publicidade e Marketing que podem ser usadas para trazer novos clientes ou retomar aqueles contatos antigos.
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