Como vender carros usando o Facebook? [Atualizado 2022]

Entenda melhor como vender carros no Facebook e aumentar a renda do seu negócio de uma forma relativamente simples e barata.

como vender carros no facebook

Nos dias de hoje não há possibilidade de negar a influência do Facebook na rotina das pessoas. Seja para buscar informações, serviços ou simplesmente para estar ciente das pautas que dominam a agenda popular naquela semana ou em determinado dia, essa rede social veio para modificar profundamente os padrões de comportamento da população.

Dados divulgados pela plataforma em 2020 mostram que são mais de 2,6 bilhões de usuários em todo o planeta. 

No Brasil, a mídia social continua sendo a preferida do brasileiro. Um relatório de julho de 2021 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite comprova este cenário: o Facebook reúne 130 milhões de usuários e lidera o ranking, seguido pelo YouTube (127 milhões), WhatsApp (120 milhões) e Instagram (110 milhões). 

De forma geral, as redes sociais são o principal passatempo e fonte de informação dos brasileiros. Os usuários passam, em média, 3 horas e 42 conectados, perdendo apenas para filipinos e colombianos.

Essas informações e números demonstram que o Facebook pode ser também uma excelente fonte de atração de clientes dos mais diversos segmentos, e no setor automobilístico não é diferente. Se o seu ramo de negócio é esse, acompanhe nosso texto na íntegra para entender melhor como vender carros no Facebook e aumentar a renda do seu negócio de uma forma relativamente simples e barata.

Conheça o seu público

O ponto de partida para quem quer aprender como vender carros no Facebook é saber onde e para quem anunciar. Não se trata apenas de entender as clássicas informações sobre faixa etária, sexo ou classe social. É necessário conhecer as preferências, costumes e o que ele espera ao procurar o seu produto.

Existem ferramentas que auxiliam nessa pesquisa de mercado e o próprio Facebook oferece algumas delas, como o Facebook Insights, que analisa os dados das pessoas que curtiram a sua página.

A partir desta análise você deve estar atento ao que mais pode atrair a atenção do seu potencial comprador e oferecer conteúdo que estimula o consumidor a trocar mais informações com a sua empresa até que os anúncios se convertam em vendas.

Outra maneira de entender estes dados é avaliar as suas publicações no final do mês ou a cada quinze dias. Identifique quais publicações geraram mais engajamento (alcance, impressões, cliques, comentários). Um post com meme trouxe resultado? Os vídeos tiveram alcance maior do que imagens estáticas? Tudo isso você pode identificar nos relatórios fornecidos pelo próprio Facebook.

A partir dos resultados, é possível direcionar seus próximos esforços, dando preferência para uma linguagem, para um conteúdo ou para um determinado formato de publicação.

Utilize uma linguagem adequada

Normalmente as pessoas que estão buscando por veículos no Facebook desejam saber as vantagens que terão ao adquirir aquele veículo que está sendo anunciado. E uma delas é justamente a possibilidade de pesquisar, tirar todas as dúvidas e fazer a escolha pelo veículo antes mesmo de chegar à revendedora.

Como ganhar o comprador neste ambiente já tão utilizado pela concorrência? Criando uma linguagem de aproximação, oferecendo vantagens às pessoas que procuram a página da loja e ajudando na decisão de compra.

O diferencial é o preço? Coloque-o já na primeira linha da descrição. Dê destaque aos acessórios mais cobiçados e não omita informações importantes que podem estragar a venda na loja física, como quilometragem e motor.

Tenha cuidado com as fotos

Boa parte do sucesso da venda de um veículo por meio do Facebook está na qualidade das fotos. Nitidez, exposição do máximo de detalhes do carro, além de um local ideal para capturar boas imagens fazem toda a diferença.

Outros detalhes, como tirar a foto do painel ligado com todas as cores, opcionais e informações expostos, a ausência de objetos e adesivos na parte interna, além de o motor parecer limpo e bem cuidado nas imagens, podem ajudar a agilizar a venda.

Leia também  Como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vai impactar a sua loja de veículos?

Lembre-se, uma imagem vale mais que mil palavras. Se você quer se destacar dos seus concorrentes, comece fazendo excelentes fotos.

Aproveite o alcance dos stories

Assim como no Instagram, o Facebook tem o formato stories, que são postagens rápidas, de aproximadamente 20 segundos, e que somem em 24 horas. Elas aparecem na página inicial de cada usuário logo acima do feed de notícias. 

Os stories possuem diferentes tipos de publicações, como enquetes e uma caixa de texto para que seus contatos enviem dúvidas, elogios ou sugestões. Experimente usar mais esse conteúdo para gerar engajamento.

Invista em vídeos

Publicações com vídeos possuem um alcance bastante alto. Isso significa que um número maior de pessoas visualiza o seu conteúdo. Mas, quando falamos em vídeos, não estamos nos referindo a super produções cinematográficas e sim a materiais simples, que podem ser feitos do seu próprio celular. Estes vídeos podem ser compartilhados em suas outras redes sociais, como Instagram, TikTok e WhatsApp. 

Faça filmagens curtas mostrando detalhes do veículo à venda, como volante, bancos e detalhes das rodas. Dessa forma, os clientes em potencial poderão conferir a qualidade do seu estoque. 

Faça o teste! Você provavelmente notará uma melhora no engajamento da sua fan page.

Anuncie no Facebook

Promover o seu produto no Facebook é simples e barato. A própria rede social oferece a possibilidade de criar campanhas segmentadas para os usuários que interessam à sua revendedora.

A ferramenta ainda permite que você escolha quanto quer investir no anúncio conforme o seu objetivo, em diversos formatos. Além disso, você pode acompanhar os resultados de alcance da sua publicação.

Monitore sua fan page para vender carros usando o Facebook

Monitorar comentários e mensagens privadas é essencial no dia a dia, principalmente se você está fazendo anúncios no Facebook e Instagram. 

Mesmo que o preço esteja visível na foto do veículo anunciado, muitos usuários ainda terão perguntas a respeito de financiamento ou maior desconto à vista. Outros consumidores vão querer tirar outras dúvidas que não estão na publicação, como itens adicionais no veículo ou se o carro é periciado.

Para que estas perguntas sejam respondidas de forma 100% correta e rapidamente, prepare um profissional da sua equipe para ser responsável pelo monitoramento. É importante que este colaborador acesse a fan page pelo menos uma vez por dia, todos os dias da semana, e responda a todas as interações. 

Para facilitar a rotina, você e sua equipe podem preparar um guia de interação e definir algumas respostas padrão que, inclusive, podem ser usadas no contato diário no WhatsApp. 

Perguntas como “em quantos meses é possível financiar os carros” ou “qual é a taxa de juros da revenda” são comuns e a resposta para elas já podem estar escritas neste guia. Assim, o profissional de monitoramento só precisará copiar e colar na conversa do Facebook.

Use a tecnologia a seu favor 

Agora, se você anda meio sem tempo de publicar ou não tem uma equipe dedicada para isso, o  Revenda Mais tem um módulo exclusivo que praticamente torna sua Fan Page em um site da loja dentro do Facebook.

Com essa integração você não precisará compartilhar link por link no timeline da página do Facebook de sua loja de veículos. A integração do Revenda Mais cria uma aba em sua Fan Page com nome Estoque e você pode divulgar todos os seus veículos em uma única aba.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como vender carros no Facebook, aprenda sobre o mercado automotivo lendo nosso artigo “Você sabe quais as marcas de carros tem maior margem de lucro?”. Imperdível!

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Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
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