Feedback na loja de carros: o que é e qual é a importância para a equipe?

Reunir a equipe para transmitir feedback na loja de carros ajuda para que cada colaborador entenda seus pontos fortes e fracos para reforçá-los ou contorná-los.

Implementar uma cultura de feedback na loja de carros na qual você é proprietário ou atua como gestor é importante para que os colaboradores se sintam ouvidos e à vontade – e sem medo – para compartilharem questões positivas ou que precisam ser melhoradas no dia a dia profissional.

O que significa feedback?

Na área de Recursos Humanos, o significado de feedback é muito amplo e tem se popularizado cada vez mais. O termo é usado para caracterizar o processo em que os trabalhadores recebem uma avaliação do seu desempenho e podem também fornecer opinião a respeito do gestor, outros colaboradores e até mesmo da maneira como a loja de carros tem gerido os negócios.

Em tradução literal, a palavra inglês feedback significa “comentários”, “parecer”, ou “experiência”. É também sinônimo de “retroalimentação”. Na biologia, por exemplo, a retroalimentação corresponde a um conjunto de respostas produzidas pelo organismo diante de alguma alteração. 

Quando trazemos essa explicação para o setor de gestão de pessoas, podemos entender que um processo de feedback faz com que as pessoas tomem determinadas atitudes diante da mensagem que receberam. Se um trabalhador é elogiado pelo seu bom desempenho no pós-venda com os clientes, um comentário positivo pode estimulá-lo ainda mais a conquistar novas metas ou passar adiante os seus conhecimentos. São a ação e reação propriamente ditas.

Os benefícios do feedback na loja de carros

O feedback é fundamental para que os colaboradores evoluam dentro da empresa, identifiquem seus pontos fortes e fracos, e saibam como reforçá-los ou contorná-los. Já imaginou se o profissional responsável pelo atendimento aos clientes nunca soubesse se está se saindo bem ou mal? Como ele poderia melhorar algo se não tem conhecimento do que deve ser melhorado? E é exatamente isso que a cultura de feedback busca.

Importância de um feedback:

  • Ajuda os profissionais a buscarem constantemente pelo sucesso
  • Aumenta o engajamento dos funcionários com a empresa e entre si
  • Melhora dos resultados individuais
  • Possibilita que os trabalhadores corram atrás de mais conhecimento, como cursos ou palestras
  • Fortalece o crescimento dos negócios e, consequentemente, da empresa

Além destas vantagens citadas anteriormente, emitir feedbacks constantemente estimula para que os colaboradores tragam novas ideias. Ao conversar individualmente com os profissionais, o gestor tem uma oportunidade para se aproximar deles, pontuar alguma mudança estratégica na empresa e estimular sugestões, seja de uma nova campanha comercial ou de uma nova forma de atender os clientes com mais velocidade. 

Outro grande benefício é em relação à retenção de talentos. Dar este retorno periódico mostra confiança e transparência por parte das empresas e, consequentemente, torna os colaboradores mais satisfeitos com a cultura organizacional da sua loja. É uma maneira para que todos “vistam a camisa da empresa”.

Implantando o feedback na loja de carros

Nem todos os proprietários ou gestores têm facilidade em passar um feedback adequado, seja por medo de machucar a outra pessoa, desconhecimento das etapas necessárias ou simples desconhecimento da importância deste processo.

A seguir, você confere algumas dicas e etapas essenciais para implantar essa cultura em sua empresa.

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Planeje a periodicidade do feedback: avalie, conforme as demandas na sua agenda e da sua equipe, a cada quanto tempo você pode se reunir para transmitir os feedbacks. Uma vez por semana? A cada quinze dias? Somente uma vez por mês? Seja qual for o tempo escolhido, o ideal é manter uma periodicidade e um padrão nos encontros. 

Organize como serão as reuniões: presenciais ou a distância? Na sala de reunião ou em um café no meio da tarde? Avalie qual o melhor local para os encontros e como serão mostrados os resultados, como uma apresentação em Powerpoint ou listagem em um DOC dos pontos a serem melhorados ou pontos positivos.

Comunique a sua equipe: ninguém gosta de ser pego de surpresa no trabalho, não é mesmo? Por isso, reúna sua equipe inicialmente e explique como serão as reuniões de feedback e de que forma os colaboradores também podem participar, trazendo suas opiniões e experiências ao longo das últimas semanas. Faça com que se sintam confortáveis em pontuar situações que não tenham gostado ou que acham que podem ser melhoradas internamente.

Sem críticas pessoais: o feedback é uma ferramenta de trabalho e as opiniões emitidas devem ser referentes à maneira como o funcionário atua, e não relacionadas à sua vida pessoal.

Cuidado com o tom da voz: evite dar feedbacks em um dia que você esteja irritado com uma situação pessoal ou do trabalho. A conversa com a equipe deve ser tranquila e construtiva. Se precisar, adie para o dia seguinte.

Fale as coisas boas e ruins: nem sempre um retorno negativo é algo ruim para o funcionário. Ele deve ser visto como uma forma de melhorar sua atuação na empresa. Por isso, mesmo que você tenha receio no início, transmita tanto feedbacks positivos quanto negativos – ou construtivos, como preferir falar.

Saiba receber feedback dos seus clientes

Receber feedback dos clientes também é importante para o crescimento dos seus negócios e fortalecimento do pós-venda. Normalmente, neste caso a conversa é unilateral, ou seja, seus consumidores contando como foi a experiência com a sua loja. 

Uma das melhores maneiras de colocar em prática é por meio de uma pesquisa de satisfação. O assunto já foi abordado aqui no blog do Revenda Mais, mas é sempre bom reforçar! Uma pesquisa possibilita entender quais foram os pontos que atraíram o cliente até a sua revenda, do que eles mais gostaram durante o processo de aquisição de um novo veículo e quais pontos acham que podem ser melhorados.

Com o resultado, é possível identificar se algum vendedor precisa passar por um novo treinamento a respeito de determinados modelos de veículos ou se o marketing está sendo efetivo para mostrar os diferenciais da sua loja. 

A pesquisa pode ser feita por uma ligação telefônica, por exemplo, ou por meio de um e-mail marketing. Seja qual for o formato escolhido, lembre-se de realmente analisar os resultados e compartilhá-los com todos da sua equipe.

Criar uma cultura de feedback é desenvolver uma equipe proativa e disposta a aprender com seus próprios erros, invista nesta ideia.

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