Saiba quais sinais prestar atenção na hora de contratar um bom vendedor de carros para a sua loja de veículos.
A loja de veículos está crescendo e chegou o momento de ampliar a equipe de vendas. O que prestar atenção na hora de contratar um bom vendedor? Existe um perfil ideal? Como identificar as competências na entrevista?
Conheça as respostas dessas perguntas abaixo e tenha uma equipe de vendas matadora.
O perfil ideal do vendedor de carros
Assim como as lojas de veículos são diferentes, o seu vendedor ideal também vai exigir competências diferentes. Por isso, é essencial que a loja saiba o que procura no profissional e, assim, pode determinar quais são os pré-requisitos para a contratação.
Quando o profissional atende as características exigidas, a loja precisa oferecer uma função em que essas qualidades sejam demandadas, ou corre o risco do vendedor de carros ficar desmotivado, e isso impacta diretamente no sucesso das vendas.
Como identificar o perfil ideal do vendedor de carros?
Para identificar qual perfil a loja procura, comece fazendo uma lista de todas as tarefas que esse funcionário vai ter que desempenhar. Para fazer essa lista, estude como funciona o processo de vendas da empresa e o que se espera do profissional em cada uma delas.
Por exemplo: se o funcionário vai precisar registrar dados em um sistema de gestão para loja de veículos, a organização, atenção e habilidade com sistema de gestão são requisitos necessários. Se ele precisa passar informações técnicas do carro ao cliente, ser detalhista é essencial e por aí vai.
Relacione cada uma das tarefas que o funcionário vai desempenhar com uma qualidade que acredita ser necessário para desenvolvê-la. No fim da lista já é possível ter uma boa ideia das características necessárias que o vendedor precisa para a loja.
Onde divulgar a vaga de emprego de vendedor de carros?
Existem diferentes canais onde você pode divulgar a vaga aberta para vendedor de veículos:
- Agências de emprego e recolocação
- Concorrentes
- Universidades
- Divulgação no LinkedIn e Facebook da sua loja e da sua equipe
O Facebook, inclusive, possui uma funcionalidade exclusiva para a divulgação de vagas de emprego. Para isso, a criação da vaga deve ser vinculada à sua fan page.
Primeiro, acesse o seu perfil e selecione a opção “Empregos”, localizada no menu lateral esquerdo.
Ao clicar em “Criar vaga”, abrirá uma nova página na qual você irá inserir todas as informações referentes à oportunidade em aberto.
Insira o título da vaga com poucas palavras, adicione em qual cidade o profissional atuará, qual será o tipo de emprego (integral, meio período, estágio) e coloque a descrição das atividades a serem desempenhadas. O campo “salário” não é obrigatório. Caso você aceite negociar com os candidatos, mantenha essa opção em branco.
Ao final do formulário, é possível escolher receber as candidaturas por e-mail. Preencha este campo com seu e-mail corporativo ou pessoal, e clique em “Avançar”. Pronto! A vaga estará visível para todos os usuários da sua região.
Outro método eficiente para recrutar candidatos qualificados tem sido através da indicação dos seus próprios colaboradores.
Muitas empresas oferecem bonificações aos profissionais que indicarem candidatos qualificados. Neste caso, é fornecido um bônus em dinheiro ou até mesmo um pequeno presente como agradecimento caso a pessoa indicada for contratada e cumprir o tempo de experiência, geralmente 90 dias corridos.
Como escolher um bom vendedor de carros?
Depois de definir qual o perfil ideal do vendedor para a sua loja, o próximo passo é encontrar profissionais que estejam de acordo com essas características. Não descarte um candidato que não tenha experiência anterior em vendas. Primeiro verifique se ele já teve oportunidade de desenvolver as qualidades que procura.
Para identificar o melhor candidato, a empresa pode solicitar além das entrevistas alguns testes específicos para testar as características que procura.
Como mencionamos anteriormente, as características ideias de um vendedor dependem das tarefas que ele exercerá. Porém, algumas habilidades são essenciais nos profissionais que atuam com vendas, entre elas:
- Conhecimento básico de ferramentas tecnológicas, como pacote Office
- Confiança ao falar
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Facilidade em interagir com clientes e colegas de trabalho
- Capacidade de transmitir um bom discurso de vendas
- Desejo de aprofundar aprendizados, principalmente no segmento automotivo
- Pontualidade
Mapeando as competências
Mesmo depois da contratação, a busca pelas competências desejadas não deve acabar. Dificilmente a loja vai conseguir contratar um vendedor que tenha 100% dos pré-requisitos, alguns passam com 60%, outros com 80%. O importante é que a empresa continue investindo em montar uma equipe que atenda todas as características.
Para isso, o gestor deve mapear as competências da equipe atual e identificar aquilo que ainda pode ser desenvolvido. Para acompanhar o desempenho do novo funcionário, estabeleça alguns indicadores de qualidade e avalie periodicamente o seu sucesso e pontos que ele precisa melhorar, além de oferecer programas de bonificação e comissão.
A importância de manter bons funcionários
Uma revenda de veículos que registra alta rotatividade de colaboradores pode acabar mostrando ao mercado externo que algo não está correto em suas operações internas. Essa situação pode, inclusive, acabar afastando bons candidatos em potencial.
Por isso, assim como se preocupar no processo seletivo de novos profissionais, é fundamental ficar atento ao bem-estar dos funcionários atuais e buscar formas de incentivá-los.
O principal passo é definir metas que podem ser atingidas. Compartilhe com seus profissionais quais os objetivos daquele mês e mostre formas de conquistá-los. Isso envolve tanto o setor Comercial quanto os demais departamentos, como Administrativo.
O importante é que todos estejam integrados e trabalhem em prol de uma meta em comum: o crescimento da revenda de veículos.
Outra maneira de incentivar os funcionários é oferecendo treinamentos periódicos para melhorarem suas habilidades comerciais e até mesmo adquirir outros conhecimentos não necessariamente relacionados ao setor automotivo, como um novo idioma.
Hoje, muitas escolas de inglês, por exemplo, oferecem cursos in-company realizados após o expediente na própria estrutura da empresa.
Não esqueça também do cuidado com a saúde dos seus colaboradores. Grande parte das operadoras de plano de saúde e odontológicos tem migrado para o segmento corporativo e possuem valores acessíveis para negócios a partir de três funcionários.
Estudos comprovam que, ao se sentirem seguros, os trabalhadores se tornam mais produtivos e as empresas registram menor rotatividade.
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