Guia definitivo para o sucesso de vendas na sua loja de veículos: do planejamento ao pós-venda [Atualizado 2022]

Guia definitivo para o sucesso de vendas 1 1

Hoje vamos trazer para você lojista, um guia definitivo para o sucesso de vendas na sua loja de veículos. Conquistar o sucesso de vendas é o objetivo de todo negócio. No caso de uma loja de veículos, ele é ainda mais importante. Como o cliente passa por um longo período de consideração para a compra, é preciso investir corretamente em todo o processo para conquistar bons resultados.

Mais do que apenas pensar nos vendedores, esse processo exige uma série de considerações estratégicas que vão fazer a diferença nos seus resultados.

Focando nessa questão, este guia definitivo para o sucesso de vendas mostrará tudo o que você precisa saber para alcançar os resultados desejados. Confira:

O guia definitivo para o sucesso de vendas na sua loja de veículos começa pelo planejamento

O planejamento estratégico é a base de sustentação do sucesso de qualquer empreendimento. Para a sua loja de veículos, o ideal é começar pensando, por exemplo, em qual vai ser o diferencial do local e qual vai ser a abordagem escolhida.

Definir isso previamente é muito importante para que seja possível ter uma orientação de qualidade.

Também é necessário pensar nas vendas em si, como definir previsões de demanda para cada período, além de definir antecipadamente questões como script de atuação, descontos e condições de pagamento.

Acerte na infraestrutura

Na sequência, é fundamental acertar na infraestrutura da loja. É preciso, por exemplo, que ela tenha bastante espaço para que os carros fiquem disponíveis.

Ao mesmo tempo, ela não pode ter cara de estacionamento nem fazer com que os veículos fiquem muito apertados. Optar por salões mais extensos faz mais sentido e garante um resultado melhor.

Também é importante pensar no conforto do cliente. Ter um local para que eles se sentem para completar a transação e um bom espaço de circulação joga a favor do seu negócio.

Opte por uma boa localização

Além de tudo, é importante que o ambiente tenha boa localização. Não adianta ter o espaço perfeito em um local com pouco movimento, já que vai ser muito mais difícil atrair as pessoas. Ao mesmo tempo, não é o ideal optar pelo centro mais movimentado da cidade.

Em geral, é recomendado escolher um local acessível, mas que seja fácil para chegar, estacionar e sair, o que nem sempre é possível em áreas mais movimentadas.

Uma grande ideia é eleger um polo comercial para situar sua loja de veículos, algo muito comum nesse ramo de negócios. Essas regiões são “geradoras de tráfego”, pontos que atraem diversas pessoas e que concentram serviços e atividades variadas em uma única área — como bancos, shopping centers, estações de transportes públicos, entre outros.

Seu ponto comercial vai se beneficiar grandemente do incrível fluxo de pessoas que passam ou frequentam aqueles polos geradores de tráfego.

Prepare o ambiente

O ambiente também deve estar preparado para conquistar as vendas. Tudo deve ser pensado de modo a garantir o conforto do consumidor e, também, o fechamento do negócio.

Os carros mais novos e com mais saída devem estar em destaque, chamando a atenção de quem vai comprar. Os automóveis têm que estar limpos e encerados.

O ambiente precisa estar limpo, iluminado e na temperatura adequada. Os vendedores, por sua vez, devem ficar posicionados de maneira estratégica, para que possam abordar os compradores no momento certo.

Treine os vendedores

Por falar em quem vai vender, é indispensável que a equipe esteja devidamente treinada. Aborde os vendedores e realize um treinamento sobre como devem agir em cada tipo de situação.

O script de vendas definido no planejamento deve ser usado nesse momento, de maneira que todos saibam o que deve ser feito para atrair e conquistar o cliente.

Quanto mais capacitados os profissionais, melhor é o atendimento e maiores são as chances de que o consumidor feche um negócio.

Atualmente, existem vários cursos gratuitos ou cursos rápidos online com preços acessíveis que ajudam a melhorar as técnicas de vendas com apoio de profissionais renomados em todo o país.

É importante também que os vendedores saibam todos os detalhes dos carros comercializados. Sempre que um novo veículo chegar ao seu estoque, explique os diferenciais à equipe, condições de financiamento e detalhes básicos, como quilometragem e quantidade de proprietários anteriores.

Acerte no fechamento de vendas

A respeito disso, a sua loja precisa ter estratégias para o fechamento de vendas. Oferecer descontos quando o cliente já está mais avançado na compra pode ser decisivo para que tudo seja concluído com sucesso.

Também é importante definir promoções e saldões especiais, assim como as condições de pagamento que facilitem a conclusão do processo.

Não menos importante, os vendedores devem conhecer técnicas que favoreçam esse arremate, de modo a não desperdiçar oportunidades qualificadas.

Leia também  Erros de marketing em loja de veículos: o que você não deve cometer [Atualizado 2022]

Utilize o marketing estrategicamente

Quanto mais pessoas chegarem à sua loja de veículos, mais oportunidades serão geradas. Com isso, maior é a chance de chegar ao sucesso.

Pensando nisso, é fundamental usar o marketing estrategicamente de modo a atrair mais pessoas. Para tanto, é possível fazer anúncios nas redes sociais, assim como em sites especializados.

Outras estratégias também podem ser adotadas, como o uso de e-mail marketing e a construção de um relacionamento com o cliente. A seguir, você confere essas ações com mais detalhes.

Tenha um site responsivo e profissional

Apesar da importância das mídias sociais, ter um site profissional é fundamental para transmitir confiança aos consumidores e conseguir mostrar, de forma rápida e simples, todo o estoque da sua loja. 

Quando uma página é desenvolvida com as técnicas certas, também é possível aumentar a visibilidade nos buscadores orgânicos, como o Google, e atrair clientes de bairros ou cidades nas quais você pensava em fazer negócios.

Se você ainda não possui um site profissional, chegou o momento de mudar. Procure construir sua página virtual com quem entende do assunto e saiba elaborar um site responsivo, que se adeque às diferentes telas e dispositivos, e seja rápido de carregar. 

No Revenda Mais, você tem essa possibilidade. Nós construímos sites profissionais e feitos sob medida para o segmento automotivo. O gerenciamento é super fácil e você pode cadastrar quantos veículos desejar rapidamente com todas as informações necessárias, como modelo, ano, quilometragem, motor, etc.

Tenha uma presença constante nas mídias sociais

As mídias sociais são uma das principais geradoras de negócios para os nossos clientes do Revenda Mais. Chegou o momento da sua loja de carros usar essas plataformas a seu favor. 

Não basta estar nas mídias sociais, é necessário ter publicações frequentes e relevantes. Não divulgue apenas os carros à venda. Procure dar dicas para o dia a dia dos proprietários de veículos, como orientações para uma higienização correta ou como preparar o carro para oferecer para revender.

O e-mail marketing ainda não acabou

Ainda vale a pena investir nos e-mails marketing. Estudos globais mostram que a cada US$ 1 investido em e-mail marketing, o retorno é de US$ 42. Você pode usar a sua base atual de leads para fortalecer o relacionamento. Que tal preparar um informativo mensal sobre as novidades da sua loja ou enviar por e-mail uma promoção específica?

Com apoio de um CRM exclusivo para o segmento automotivo, como do Revenda Mais, você pode ir ainda mais longe e enviar e-mails de Feliz Aniversário para seus clientes ou fazendo pesquisas de satisfação (NPS).

Fique de olho no mercado

O mercado de veículos é muito concorrido. O comprador tem à disposição muitas opções, além de o ciclo de vendas ser mais longo. Basta um descuido para que a sua loja se veja perdendo oportunidades, então é necessário ficar de olho no mercado.

Avalie a concorrência e o panorama do mercado em geral. A partir disso, planeje ações promocionais e pontos de diferenciação. Realizar promoções em épocas de baixa ou explorar determinada necessidade do público são ações especialmente efetivas.

Mais do que vender veículos, o seu negócio deve agir de modo a oferecer o que a concorrência não possui. Ao agregar valor à compra do automóvel, há mais facilidade na hora de atrair os clientes.

Aposte na tecnologia

Tudo isso fica muito mais fácil com o uso da tecnologia. Por meio de um sistema de inteligência, como o Revenda Mais, você consegue monitorar mais facilmente os concorrentes e o mercado, além de conhecer os próprios resultados do que foi vendido.

Além disso, o seu Marketing se torna mais ágil com o nosso integrador de anúncios. Em poucos minutos, você pode divulgar o mesmo carro em dezenas de portais especializados com apenas um clique. Sem contar que o seu estoque virtual pode ser integrado ao Facebook da sua loja.

Além disso, um recurso do tipo ainda pode colaborar para que você realize um marketing com mais qualidade, como ao replicar anúncios com mais facilidade.

Com o sistema de gestão Revenda Mais, você também pode realizar vendas ativas, como ao oferecer descontos para clientes aniversariantes ou ao oferecer condições exclusivas para quem já comprou anteriormente.

O sucesso de vendas na sua loja de veículos é possível com a estruturação de um processo de qualidade. Indo desde o planejamento até o fechamento do negócio em si é necessário pensar em questões como o treinamento dos vendedores e a preparação do ambiente. De quebra, é indispensável ficar de olho no mercado e usar a tecnologia a seu favor!

Aproveite ao máximo esse guia definitivo para o sucesso de vendas na sua loja de veículos e use o espaço nos comentários para contar o que você achou do artigo e quais são os seus desafios!

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Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
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