Conheça as diferenças entre cada um e saiba porque você deve escolher um perfil profissional para sua loja de carros.
O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas do mundo e também uma excelente ferramenta para você investir no marketing para loja de carros.
Dados recentes do relatório desenvolvido pela We Are Social e Hootsuite mostram que a plataforma é a 4ª mídia social mais utilizada no Brasil. Em todo o planeta, existem quase 3 bilhões de contas ativas, sendo 116 milhões somente em nosso país.
Atualmente, a plataforma é dividida em duas partes, os perfis pessoais e as fanpages.
Fazendo uma analogia com a vida real, é como se os usuários fossem divididos entre o CPF e o CNPJ. Porém, cada formato possui funcionalidades diferentes. É muito importante que você entenda quais são essas particularidades para não cometer erros com sua loja de veículos no mundo digital. Saiba mais lendo esse post.
Como o próprio nome já diz, o perfil pessoal é recomendado para o uso individual, de pessoa física. Já a página no Facebook (também conhecida como fanpage) é voltada para a divulgação de empresas.
Quando criamos um perfil no Facebook, temos uma conta para interagir com amigos, postar fotos, publicar assuntos que gostamos, entrar em grupos, vender produtos no Marketplace, entre outras funcionalidades.
Porém, ao criarmos uma página de negócios, você pode compartilhar informações relevantes sobre o segmento no qual atua, anunciar promoções, divulgar produtos ou serviços – tudo com objetivo de atrair mais clientes e levar sua marca ainda mais longe.
O Facebook disponibiliza ferramentas específicas para quem deseja criar uma fanpage na rede social, por isso a importância de ter uma página empresarial. Com ela, você pode vender carros na internet e se comunicar com seu público de maneira prática e rápida.
Saiba quais são as principais diferenças entre perfil pessoal e fanpage no Facebook:
Muitas empresas começam a sua presença no Facebook por meio de um perfil pessoal. Porém, esse tipo de situação não é recomendada pela rede social. Inclusive, há risco do perfil ser excluído por infringir as regras do Facebook. Existem outros motivos que tornam a criação de uma fanpage muito mais atrativa:
Atualmente, uma fanpage no Facebook é como um cartão de visita virtual. Por meio dela, muitas pessoas podem conhecer os seus veículos à venda e a história da sua empresa, além de poderem iniciar uma conversa, comentar ou apenas curtir uma publicação, gerando tráfego e compartilhando com outras pessoas.
A fanpage do seu negócio pode receber uma personalização que as páginas pessoais não possuem, como a Integração com Facebook disponível no Revenda Mais. Você pode adicionar plugins e criar novas abas com seus serviços, por exemplo, tornando sua página tão completa de informações quanto de site.
Uma das características mais importantes da fanpage é a possibilidade de gerar relatórios personalizados com todos os dados da sua página. Você consegue identificar algumas situações, como:
Com o uso de uma fanpage para divulgar sua loja de carros, você tem a possibilidade de criar anúncios e atrair mais pessoas para seu negócio, divulgando uma oferta, um conteúdo exclusivo ou aumentando o número de curtidas.
Esses anúncios são altamente personalizáveis. É possível direcionar sua mensagem para uma determinada faixa etária, região e também por interesses pessoais, por exemplo, usuários que se interessam por compras online e pelo segmento automotivo.
Uma das grandes vantagens é o controle do orçamento nessa ferramenta. Você define quanto gostaria de investir por dia ou dentro de um determinado período, e a plataforma seguirá as suas regras. Sem riscos de acabar gastando demais em determinado mês.
Os formatos também são variados. Você pode impulsionar tanto um vídeo quanto criar um formulário de recebimento de leads dentro do próprio Facebook, sem necessidade do usuário ser direcionado para uma página externa.
Nos últimos anos, o Facebook evoluiu bastante nas ferramentas para páginas empresariais. Hoje, dentro da própria rede social, existe o Meta Business Suite – uma plataforma totalmente gratuita que permite agendar publicações no Instagram e Facebook nos dias e horários que você precisar. Dessa forma, inclusive em feriados é possível manter sua página atualizada.
Algumas funcionalidades, conhecidas por serem dos usuários finais, estão disponíveis para as fan pages.
Entre elas os stories, que são conteúdos que têm duração de 24 horas e aparecem na página inicial de cada usuário. Seus stories estarão visíveis para todos que seguirem a sua empresa ou quem entrar dentro do perfil empresarial.
O reels, que se popularizou bastante no último ano, é outro formato de publicação que funciona tanto para fanpages quanto perfis pessoais. São ideais para viralizarem um produto ou serviço, ou criarem empatia dos usuários com sua marca.
O marketplace também pode ser usado por empresas. A ferramenta é um local no qual os usuários e empresas podem comprar e vender itens. É interessante principalmente quando o assunto são compras locais porque é possível limitar a busca por palavra-chave e distância (em kms).
Atualmente, as lojas de veículos podem usar o Marketplace para alcançar ainda mais pessoas e exibir gratuitamente seu estoque.
Caso você utilize um perfil pessoal para seu negócio e deseja mudá-lo para uma fanpage, o Facebook oferece a opção de migrar seu perfil, adequando-se às normas.
Para criar a sua fanpage do zero e fazer a sua loja de carros crescer, você precisa estar logado no seu perfil pessoal. Isso porque toda página empresarial precisa ser gerenciada por uma pessoa real. Inclusive, evite criar perfis falsos para administrar uma fan page porque há risco do perfil falso ser desativado e você perder controle da página.
O próximo passo é acessar a criação de páginas. Para facilitar clique aqui. Em seguida, adicione o nome da página (preferencialmente o nome da sua empresa), categoria e insira uma breve biografia. Na sequência, você deverá indicar seu site, telefone corporativo e e-mail corporativo.
Adicione também outras informações relevantes, como endereço e horário de funcionamento, para aumentar a veracidade da sua fanpage.
Após o cadastro inicial, a página estará pronta para uso, mas ainda exigirá outras informações para ficar 100% completa. Antes de tudo, adicione um avatar personalizado com a identidade visual da sua empresa e coloque também uma capa atrativa, como uma foto do seu estoque ou da fachada da loja.
Em seguida, adicione outros pontos de contato, como WhatsApp, e não deixe de conectar a sua fanpage ao seu perfil profissional do Instagram. Lembre-se também de adicionar uma mensagem de boas-vindas para quem entrar em contato com você por mensagem privada.
Agora, com a página configurada corretamente, é só começar as publicações e impulsionar as vendas de carros com o Facebook.
Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…
Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…
No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…
O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…
O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…
Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…
View Comments
Parabéns a Revenda Mais!
Excelente artigo que certamente irá auxiliar muitas revendas na divulgação de seus veículos.
muito bom!!!