O processo de vendas pela internet para lojas de veículos exige a mesma dedicação da venda física: atendimento cordial, investimento em ações publicitárias que atraiam visitantes e entendimento do que o público-alvo deseja. Confira a seguir as principais dicas que selecionamos!
A possibilidade de investir em plataformas online para alavancar vendas já não é nenhum segredo, e no ramo de veículos a tendência não é diferente. Ao utilizar a internet para vender e expor seus automóveis e serviços, é possível fazer com que esse poderoso canal de vendas se torne um gerador de negócios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já imaginou?
Através do site, redes sociais e anúncios em portais especializados, seus clientes poderão ver todos os carros disponíveis, conhecer melhor sua revenda e conferir promoções, tudo isso de uma maneira bem mais simples e fácil.
Hoje, investir em Marketing Digital não é mais um diferencial frente aos seus concorrentes, e sim uma necessidade para se manter relevante e conseguir atrair compradores em potencial.
Um exemplo disso é o recente estudo, feito pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). Os dados mostram que as campanhas de publicidade digital no Brasil atingiram R$ 14,7 bilhões investidos – e somente no primeiro semestre de 2022. No total, foram R$ 32,4 bilhões direcionados para o universo online. Entre os setores que mais investiram foram comércio, serviço e financeiro.
Agora que você já sabe a importância do Marketing Digital e das vendas pela internet, confira as orientações que nosso time de especialistas selecionou para você.
Antes de adentrar o universo online, o primeiro passo a ser tomado pelas revendas — se é que isso já não foi feito antes — é definir quem exatamente faz parte do seu público-alvo. Isso irá te ajudar a pensar nas melhores estratégias digitais, desde as mídias sociais que são obrigatórias estar presente até promoções que se encaixam melhor com cada pessoa.
Se o público é mais jovem, por exemplo, a linguagem usada por você deve ser mais descontraída, e será importante contar com condições de pagamento especiais. O local onde você se comunicará também influenciará. Nesse caso, é possível investir em TikTok sem medo.
No caso de um público mais conservador e de alto poder aquisitivo, seus conteúdos deverão ser mais formais e com mais preocupação em garantir segurança na compra online e qualidade nos veículos vendidos. Já as redes sociais escolhidas não precisam ser tão amplas, podendo direcionar esforços para o Facebook, por exemplo.
Ter um site profissional é essencial na estratégia de Marketing Digital do setor automotivo. É através dele que você poderá direcionar um lead do Instagram, por exemplo, que deseja obter mais detalhes de um veículo.
Porém, muita atenção à estrutura. É preciso ter um local completo no qual o usuário consiga ver todos os veículos disponíveis e conferir as informações básicas de cada um.
Procure deixar suas páginas recheadas de detalhes, com todas as especificações técnicas de cada automóvel e até mesmo reportagens e artigos relacionados, se possível — sobre a economia do veículo tal, funcionamento do motor flex para carros desse tipo, etc.
Outro ponto fundamental nesse quesito são as imagens. Sem poder ver o carro “ao vivo e a cores”, o consumidor precisa de fotos nítidas e em alta resolução para ver cada detalhe dos veículos.
É importante também transmitir credibilidade. Procure adicionar depoimentos de clientes satisfeitos e informações completas da sua revenda, incluindo CNPJ, endereço físico e telefone para contato.
Não é só porque a venda é efetuada pela internet que você não precisa se preocupar com vendedores e profissionais para atender os clientes. Nesse meio, embora o comprador possa navegar pelos veículos disponíveis e ler sobre suas principais características de forma bem independente, o atendimento é fundamental para mostrar que há pessoas sérias e comprometidas por trás de cada página, além de solucionar dúvidas e negociar valores e formas de pagamento.
Conte com os canais usuais, como telefone e e-mail, mas abra espaço também para uma comunicação mais ágil através do Facebook, WhatsApp ou de um chat online em seu site. Você não iria querer perder uma venda porque o cliente não conseguiu entrar em contato ou foi mal-entendido, não é?
Quando você quer procurar um novo lugar para jantar, costuma utilizar o Google? Se a resposta for positiva, saiba que milhões de outras pessoas fazem a mesma pesquisa que você. E por que no setor automotivo seria diferente?
Hoje, não são todos os consumidores que possuem tempo e disponibilidade para ir pessoalmente em várias lojas procurar por carros. Eles costumam se basear pela proximidade da sua casa e, principalmente, pelas avaliações de outros usuários.
Por isso é tão importante manter o registro da sua loja no Google ativo e atualizado. Para criar um lugar no Google Maps é bem fácil e gratuito. Confira aqui o passo a passo completo.
Entre as dicas, atenção:
Investir em anúncios no Google e nas mídias sociais para lojas de carros é ótimo para alcançar um público mais direcionado.
No Google, os anúncios permitem que a loja apareça nos resultados de busca quando clientes em potencial procuram por veículos ou serviços relacionados. Isso aumenta a visibilidade da loja exatamente no momento em que os usuários estão procurando por produtos que ela oferece.
Já nas mídias sociais, os anúncios permitem segmentar audiências com base em interesses, localização e comportamentos, alcançando potenciais compradores de maneira mais personalizada. Essas estratégias não apenas aumentam a exposição da loja, mas também ajudam a gerar leads qualificados, aumentando as chances de conversão e fortalecendo a presença digital da concessionária no mercado automotivo competitivo.
Agora que já sabe tudo sobre a venda online de automóveis, não demore a investir nisso! Quanto mais cedo você começar, mais rapidamente irá se consolidar e se fortalecer diante da concorrência. Saiba mais sobre como ter um site responsivo para a sua loja clicando aqui.
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