fbpx
Início » Blog » TikTok para loja de veículos: o que é e como usar na sua revenda? [Atualizado 2023]

TikTok para loja de veículos: o que é e como usar na sua revenda? [Atualizado 2023]

TikTok para loja de veículos

Que as redes sociais são ferramentas muito importantes para divulgar seus veículos, ninguém tem dúvidas. Ter uma boa página do Facebook, um Instagram organizado, vídeos no YouTube… Tudo é muito importante para desenvolver seu marketing digital. Inclusive nós já demos algumas dicas de como se sobressair neste ambiente aqui em nosso blog.

Mas será que tem espaço para outra rede social?

A resposta é sim! Principalmente se esse app ajudar a viralizar vídeos.

Essa é a ideia do TikTok, uma rede social baseada em vídeos e que tem atraído a atenção de usuários de diferentes idades e empresas dos mais variados segmentos.

Para começar, vamos entender melhor o que é o TikTok? 

O TikTok é uma fusão com o antigo Musical.ly e tem como objetivo a criação de vídeos curtos (até 60 segundos), com dublagens de músicas, cenas de humor, danças, com muitos efeitos especiais e trilhas sonoras personalizadas. 

O app virou febre entre os adolescentes dos EUA em 2019, mas aos poucos ganhou aderência entre diferentes faixas etárias, de jovens adultos a pessoas na terceira idade. Os dados mais recentes da plataforma mostram que o TikTok possui 1 bilhão de usuários ativos mensais. Nos 6 primeiros meses de 2021 o aplicativo foi baixado 3 bilhões de vezes. 

No Brasil, o cenário não é diferente: a estimativa é de que a rede social tenha mais de 70 milhões de usuários ativos, batendo de frente principalmente com YouTube e Instagram. 

O Instagram, inclusive, precisou se readequar nos últimos anos e até mesmo lançou uma funcionalidade semelhante ao TikTok, chamada de Reels, que também consiste na criação de vídeos curtos, facilidade na edição e uso de músicas virais ao fundo.

TikTok para loja de veículos: vale a pena apostar nesta rede?

Sempre que uma rede social está em alta, as empresas se perguntam: eu devo investir neste canal? A resposta é: depende. 

Reflita acerca de algumas questões importantes:

1. O seu público-alvo costuma utilizar TikTok?

Apesar de não ser mais uma rede social que atrai somente adolescentes, quase metade dos usuários ativos têm entre 10 e 29 anos. Dessa forma, é preciso avaliar se este público é também cliente da sua loja. 

Você também pode acompanhar perfis de concorrentes ou de páginas automotivas no TikTok e analisar brevemente quais são as pessoas que comentam e interagem. Qual a idade média? Seguem outras páginas semelhantes? Quais assuntos parecem interagir mais? Qual tipo de conteúdo publicam em seus perfis? Com esses dados, fica mais fácil saber se vale a pena investir e quais postagens desenvolver.

2. Você possui uma equipe disponível para produzir conteúdo para mais esta rede social?

O TikTok pode ser uma plataforma desafiadora para quem não possui muito tempo para criar conteúdo. Isso porque a rede social exige uma frequência mais alta de postagens para aumentar o alcance e conquistar novos seguidores.

Avalie bastante quem seriam os profissionais da sua revenda de veículos responsáveis por captar vídeos, pensar em temáticas, responder aos seguidores e ficar de olho nas tendências.

Dicas para produzir conteúdo no TikTok

Hoje, o TikTok não é mais uma rede social somente com as famosas dancinhas ou dublagens. A ferramenta se tornou bastante relevante para a divulgação de conteúdos informativos e nichados. Exemplo disso é a presença de grandes portais informativos, como CNN Brasil e Metrópole, na plataforma.

Algumas dicas vão ajudar você e seu time a produzir e viralizar conteúdo no TikTok, confira:

Identifique tendências: acompanhe as tendências e desafios populares do momento no TikTok. Participar deles pode aumentar suas chances de ser notado e compartilhado por outros usuários.

Use legendas e efeitos visuais: Adicione legendas cativantes aos seus vídeos para torná-los mais acessíveis e envolventes. Além disso, experimente diferentes efeitos visuais e filtros disponíveis no aplicativo para tornar seus vídeos mais interessantes.

Leia também:  Como usar o Instagram na loja de veículos? [Atualizado 2020]

Duração ideal do vídeo: Embora o TikTok permita vídeos de até um minuto, muitos usuários preferem vídeos curtos e objetivos. Tente manter seus vídeos entre 15 e 30 segundos para maximizar o envolvimento.

Aproveite a música: O TikTok é conhecido por seu vasto catálogo de músicas populares. Escolha trilhas sonoras adequadas e sincronize seus movimentos e ações com a música para criar vídeos mais impactantes.

Use hashtags relevantes: Utilize hashtags relevantes em suas postagens para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Pesquise as hashtags mais populares relacionadas ao seu nicho e adicione-as ao seu vídeo.

Como instalar e configurar o TikTok

Agora vamos aprender como baixar, configurar e postar os vídeos. Siga as dicas abaixo:

Baixar o aplicativo e criar uma conta:

Baixando o TikTok: acesse a loja de aplicativos do seu Android ou iOS e procure por “TikTok”. Logo depois, aperte para baixá-lo.

Criar uma conta: ao abrir o aplicativo, você encontrará um bonequinho no canto inferior direito. Clique e escolha como deseja criar sua conta: informando número de telefone ou e-mail, ou acessando sua conta do Facebook, Twitter, Instagram ou do Google; Depois de selecionar, clique em “continue”. Na página seguinte, informe a data de seu aniversário para finalizar o cadastro.

Perfil empresarial: com a entrada de milhares de empresas no TikTok, a ferramenta começou a disponibilizar perfil empresarial. Para fazer a alteração, clique na aba “Perfil” e vá em “Configurações e privacidade”. Clique na opção “Conta” e depois na opção “Trocar para Conta Corporativa”. Você poderá inserir dados de contato, como telefone e site da sua empresa, e ter acesso a alguns recursos profissionais.

Aprendendo a utilizar as ferramentas básicas:

Visão geral do TikTok: no botão “Início” (com símbolo de uma casa), você teria 4 opções: ver lives de usuários que se assemelham aos seus interesses no TikTok, ouvir músicas que estão em alta, acompanhar as atualizações de quem segue você e conferir vídeos que também façam sentido aos seus interesses.

Aba “Amigos”: aqui você terá acesso a todo o conteúdo das pessoas que você segue. 

Aba “Caixa de entrada”: você poderá conferir atualizações, como mensagens privadas e reações aos seus vídeos, além de informações sobre quais pessoas salvaram quais conteúdos.

Aba “Perfil”: você consegue ver o seu próprio feed e atualizar avatar, inserir uma biografia e ver como está o engajamento dos vídeos.

Publicando seu primeiro vídeo:

Criar e publicar vídeos: na barra inferior do aplicativo, clique no ícone “+” para começar.

Divirta-se: na interface de criação, você poderá escolher o tempo de duração dos vídeos (15s ou 60s); velocidade do vídeo; filtros; temporizador (caso queira gravar vários frames – imagens soltas); trilha sonora – as músicas estão organizadas em playlists; efeitos especiais… É a hora de você se divertir!

Publicando somente fotos: o TikTok agora permite também inserir um carrossel de imagens, semelhante ao Instagram, ao invés de somente usar vídeos.

Anúncios no TikTok

Assim como outras redes sociais, o TikTok busca monetizar a plataforma e ganhar dinheiro com anúncios. Chamado de TikTok Ads Manager, o gerenciador de anúncios possibilita direcionar tráfego para o site da sua loja de veículos, fortalecer a instalação de aplicativos e atrair novos leads.

É possível criar audiências customizadas, segmentando por idade ou interesses, além da região.

Muito legal, não é mesmo? O TikTok para loja de veículos é uma boa solução para quem quer fazer uma coisa mais leve e engraçada. Use e abuse e conte para nós como foi a experiência. 

Ah! E não esqueça: divulgue para seus clientes e os incentive a participarem também dessa plataforma. Vocês vão se divertir muito.

eBook Guia de Sucesso
Inscrever-se
Notificação de
guest

4 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários

[…] com a forte concorrência do TikTok, o Facebook ainda atrai milhões de usuários brasileiros todos os dias. Além de… Leia mais »

[…] e solicitar pequenas tarefas, como redigir um conteúdo ou dar sugestão de um tema para abordar no TikTok da… Leia mais »

[…] Não estar nas mídias sociais atualmente é sinal de que você está perdendo dinheiro. Após você avaliar quem é… Leia mais »

[…] você pode ter stories destaques fixados especialmente para motoristas de aplicativos. Já no TikTok e YouTube, uma ideia seria… Leia mais »

4
0
O que você achou? Por favor, comente.x
Rolar para cima
e-Book Grátis

GUIA PARA O SUCESSO DE LOJA DE VEÍCULOS

Do planejamento financeiro à negociação. Aprofunde seus conhecimentos e saiba o que é necessário para garantir o crescimento nas suas vendas de veículos.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.