O Google Meu Negócio, agora chamado de “Perfil da Empresa no Google”, é uma plataforma gratuita para fornecer informações úteis aos usuários sobre a sua empresa e aumentar a relevância da sua revenda de carros no buscador mais popular do planeta.
O Google Meu Negócio para revenda de carros aumenta a relevância da sua empresa no buscador mais usado do mundo e, atualmente, é uma plataforma obrigatória nas estratégias de Marketing Digital.
Através da ferramenta, os clientes encontram com mais facilidade a localização da loja, acessam informações sobre horário de funcionamento e conferem a avaliação de outros consumidores que já passaram pelo estabelecimento.
Esse nível de acesso conveniente não apenas ajuda a atrair mais tráfego para a loja, mas também a construir confiança, pois a presença no Google Maps dá uma impressão de legitimidade e transparência.
Como funciona o Google Meu Negócio?
Toda vez que alguém busca por “revenda de carros” no Google, encontra inúmeras opções que são mostradas de acordo com a avaliação de outros usuários, proximidade e informações relevantes.
Para que a sua empresa apareça entre os resultados, é preciso criar um cadastro no Google Meu Negócio. A inscrição é totalmente gratuita e leva poucos minutos. Dessa forma, o Google terá a empresa registrada em seu banco de dados e a garantia de que se trata de um local verdadeiro.
Como cadastrar minha empresa no Google?
É ideal que você tenha um e-mail com o domínio do Gmail – serviço oficial de e-mails do Google – ou que o seu e-mail corporativo seja hospedado no Google Workspace.
O cadastro é feito através do site oficial do Google Meu Negócio (https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business). Acesse a página, faça login com seu Gmail e siga o passo a passo bastante simples.
- Nome: adicione o nome comercial da sua revenda de carros. É possível modificar posteriormente, porém, é necessário o Google fazer nova aprovação.
- Categoria: defina qual a categoria principal do seu negócio. Para lojas de veículos, sugerimos “revendedora de carros usados”.
- Endereço físico: indique onde a sua loja atende. Nessa aba, você precisará também posicionar o pin corretamente no mapa.
- Horário de funcionamento: cadastre o horário de funcionamento da sua loja. O Google permite inserir horários diferenciados para os finais de semana.
- Descrição: explique brevemente quem é a sua empresa, quais os diferenciais, tipos de veículos disponíveis e outras informações que façam o usuário se sentir instigado em conhecê-la.
- Site: insira o endereço do seu site oficial para que os usuários consigam visualizar o estoque.
Após essa etapa, será necessário confirmar a sua revenda de carros no Google Meu Negócio. Para isso, você pode: receber uma carta pelos Correios com um código de verificação, solicitar uma ligação do Google no telefone cadastrado inicialmente ou via SMS.
A verificação é fundamental para que outras pessoas não tentem se passar pela sua loja e apliquem golpes nos usuários. Após a verificação inicial, você consegue adicionar outros administradores ao Perfil da Empresa para ajudá-lo a responder às avaliações e dúvidas dos visitantes.
Quanto mais completo estiver seu cadastro, mais relevante a sua empresa será e mais acessos irá adquirir.
Verifiquei minha loja, e agora?
Chegou o momento de aumentar a relevância do seu negócio. Para isso, certifique-se de ter inserido todas as informações referentes à revenda de carros.
Horário de funcionamento – informe corretamente quais horários de funcionamento, e sinalize também quais dias da semana a loja costuma ficar fechada. Como mencionamos, o Google permite colocar horários diferentes para cada dia da semana. Neste caso, se você faz um período diferenciado no sábado, por exemplo, é possível informar essa exceção.
Descrição do seu negócio – coloque um texto curto, mas atrativo, mostrando o porquê sua loja é melhor do que a concorrência. Use uma frase de impacto e deixe claro quais tipos de veículos o cliente encontrará.
Imagens relevantes – fotos são fundamentais para a sua revenda de carros se destacar no Google Meu Negócio. Coloque fotos do estacionamento cheio de carros, da parte interna da loja, da fachada, etc. Quanto mais fotos (e com boa qualidade) melhor! Apenas tome um cuidado especial e desfoque as placas dos carros à venda se eles aparecerem nas fotos.
Reviews positivas – peça que seus familiares e amigos, que possuem Gmail, façam avaliações positivas do seu local no Google. Comentários como “bom atendimento” e “variedade de carros” são elogios que possivelmente atrairão consumidores em potencial e aumentarão a relevância da sua revenda no mapa.
Não ignore os comentários negativos – ninguém gostaria de receber uma avaliação negativa, mas esteja preparado caso isso ocorra. Fique atento a todos os comentários recebidos na plataforma e busque respondê-los rapidamente. Especificamente nas avaliações negativas, demonstre transparência e procure resolver o problema citado. Em muitos casos, o usuário inclusive se mostra disposto a alterar a avaliação após ser atendido.
Perguntas frequentes – outro recurso bastante útil para quem deseja cadastrar a empresa no Google é o setor de “perguntas e respostas”. Nele, os usuários poderão questionar sobre carros à venda e formas de pagamento. Para acelerar o atendimento, faça um guia com as dúvidas mais frequentes, assim é só copiar e colar a resposta.
Acompanhe o desempenho da sua loja no Google
Dentro do Google Meu Negócio existe uma aba chamada “Desempenho”. Nela, você visualiza as interações dos usuários com a sua loja. É possível entender como os usuários chegaram até o seu perfil: foi através do celular? Foi através do computador? Quantos vieram do Google Maps e quantos vieram direto da pesquisa no Google por uma palavra-chave?
Você confere também chamadas e mensagens recebidas, e quantos cliques no seu site oficial as visitas no Google geraram.
Gostou das dicas? Nós separamos também as melhores recomendações para você aumentar a visibilidade da sua revenda de carros no Facebook. Aproveite!