Erros de marketing em loja de veículos podem colocar em risco a reputação da marca e afastar potenciais consumidores. Hoje, é preciso cuidado redobrado com o atendimento, promoções e sorteios, afinal, qualquer insatisfação pode ganhar grandes proporções nas mídias sociais e se transformar em uma grande dor de cabeça para os empreendedores.
Mesmo que você, proprietário ou gerente de uma revenda de veículos, atualmente não tenha condições de contratar uma equipe de Marketing dedicada, existem orientações básicas que garantirão uma experiência positiva aos clientes em potencial.
A seguir, mostramos quais são os erros de marketing mais comuns em loja de veículos e como evitá-los. Lembrando que estas práticas envolvem tanto o meio offline quanto online. Boa leitura!
Quando você não define e conhece o seu público-alvo, fica difícil entender quais carros oferecer e que formas de pagamento são mais atrativas. Por isso, antes mesmo de criar uma nova promoção, entenda com quem você quer conversar.
Qual a idade dos seus clientes? Qual o gênero? Qual tipo de carros eles preferem? Em qual momento da vida eles se encontram? O que eles fazem no tempo livre?
Ao identificar essas características, criar uma ação especial ou até mesmo escrever um panfleto para divulgar determinada promoção se torna muito mais fácil e simples.
Você também pode aproveitar este momento de reavaliação para identificar e conhecer quais são seus principais concorrentes. Dessa forma, é possível observar oportunidades ou até mesmo ameaças aos seus negócios, e tomar decisões mais acertadas.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é considerada propaganda enganosa “qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”.
Este é um erro de marketing grave e pode gerar perda financeira em sua loja de veículos. Por isso, tenha bastante atenção ao redigir o anúncio dos seus carros no site e nos portais especializados em seminovos. Se você mencionar isenção de juros nas primeiras parcelas de um financiamento, por exemplo, deixe claro qual é o valor máximo destas parcelas e em até quantas vezes o comprador poderá quitar o automóvel.
Outra questão é em relação à omissão de informações. O veículo já sofreu um sinistro ou foi adquirido em um leilão? Deixe claro todas estas situações no anúncio e também na conversa feita pessoalmente com o cliente. Repassar esses dados aumenta a transparência e confiança em sua revenda de carros seminovos e usados.
Uma traição no mundo das celebridades, um meme em alta ou uma música que viralizou são exemplos de situações frequentemente usadas em campanhas publicitárias. O objetivo? Usar a polêmica para gerar buzz nos veículos de comunicação e, é claro, atrair clientes e seguidores nas mídias sociais.
Mas, nem sempre esse caminho é o ideal. Ao longo dos anos, várias empresas – inclusive de renome nacional – se envolveram em polêmicas que acabaram não valendo a pena.
Um exemplo, lembrado pelo Estadão, foi da campanha da Prefeitura de São Paulo que promoveu o Carnaval da capital usando o meme “Já acabou, Jéssica” em que duas garotas brigam e uma delas “dá a volta por cima” após ser agredida.
Porém, o que era para ser uma publicação cômica, se tornou alvo de críticas. Muitos internautas afirmaram que a campanha suavizava questões como violência e assédio. Como resultado, a Prefeitura precisou publicar um pedido de desculpas.
Outra questão envolve os direitos autorais. Usar trechos de músicas ou a imagem de uma pessoa que se tornou famosa na internet podem gerar processos indenizatórios.
Como consumidor, você provavelmente já ficou decepcionado por acompanhar uma promoção na televisão ou internet e, ao chegar na loja física, o vendedor não saber explicar do que se trata. Então, evite que essa mesma situação aconteça dentro da sua revenda de veículos.
A equipe Comercial precisa estar 100% inteirada de tudo o que acontece na sua loja: promoções, queda de vendas, aumento no número de clientes e até mesmo a contratação de uma plataforma de gerenciamento.
Manter todos informados reduz os problemas de comunicação e faz com que os colaboradores se sintam ainda mais partes da empresa, aumentando a motivação.
Procure sempre planejar uma promoção ou ação especial, como café da manhã para os clientes, com antecedência e faça uma breve reunião interna explicando todos os detalhes, como horário de início, quem está sendo convidado, entre outros detalhes. Ao final deste alinhamento, envie um e-mail aos funcionários registrando os assuntos debatidos internamente.
Dica extra: quando você desenvolver uma ação especial, disponibilize aos seus vendedores materiais gráficos, como cards de WhatsApp, para que eles enviem aos seus clientes atuais e divulguem em suas redes sociais pessoais.
Além de envolver os profissionais da sua loja em campanhas sazonais e promoções, procure incentivar a qualificação técnica. Por que não separar um dia da semana para que todos façam um curso online ou assistam a uma palestra sobre técnicas de vendas?
E não falamos apenas dos vendedores. Um profissional do Financeiro ou Administrativo, por exemplo, pode tornar processos internos ainda mais ágeis se tiver acesso a outros conhecimentos ou até mesmo entender mais sobre uma plataforma usada internamente.
Você pode ir ainda mais longe e criar premiações ou bônus adicionais entre os seus colaboradores baseados em certificados e diplomas, seja de cursos rápidos, palestras ou pós-graduações. Dessa forma, os profissionais se sentirão ainda mais instigados em agregar novos aprendizados e sua loja sairá ganhando em qualidade no atendimento e ideias diferenciadas para captar novos clientes.
Um erro bastante comum em diferentes segmentos é a redução do investimento em anúncios e melhorias no site por causa da queda nas vendas.
Apesar da redução de custos ajudar em um primeiro momento, a falta de publicidade reduz o impacto da loja e, consequentemente, também diminuirá a venda de carros. É uma espécie de efeito dominó.
Quando a crise bater, não elimine os investimentos em anúncios, e sim avalie quais são os canais mais eficientes para sua empresa naquele momento. Verifique quais portais especializados têm gerado mais leads, se os anúncios nas mídias sociais estão aumentando os acessos ao site e se outras ações, como panfletagem, têm levado consumidores à porta da sua revenda.
No Revenda Mais, frequentemente reforçamos a importância do Marketing Digital para revendas de veículos. Hoje, a internet tem sido a principal fonte de informação entre os consumidores.
Dificilmente um cliente vai até uma loja de carros sem olhar com antecedência o perfil no Instagram ou o site oficial para identificar quais veículos estão disponíveis e a faixa média de valor.
Você, empresário, não deve menosprezar o poder das mídias sociais. Dados do Digital Overview mostram que os brasileiros gastam cerca de 3 horas e 30 minutos todos os dias em plataformas sociais. Somente o Instagram já é usado por 24% da população brasileira. Já no Facebook, o total de contas ativas no país é de 130 milhões de perfis.
Isso significa que é necessário sempre manter suas mídias sociais muito bem cuidadas. O que significa? A primeira questão é a atualização periódica. E não falamos somente de conteúdos comerciais, como veículos em promoção, e sim informações que agreguem valor ao dia a dia do usuário.
Por que não fazer um vídeo mostrando como cuidar corretamente dos carros no inverno? Ou como calibrar da forma certa um automóvel estilo sedã? Por mais básicas que essas informações pareçam, nem todos os proprietários ou clientes em potencial têm conhecimento.
Outro tópico que sempre abordamos aqui no blog do Revenda Mais é a importância de um atendimento ágil e eficiente.Muitas vezes, o consumidor vai tirar dúvidas pelo WhatsApp ou através de uma mensagem privada no Facebook ao invés de fazer uma ligação telefônica ou se deslocar à sua loja.
Demorar muito neste retorno muitas vezes pode ser sinônimo de vendas perdidas. Afinal, com a facilidade das mídias sociais hoje em dia, um mesmo cliente pode solicitar vários orçamentos em poucos minutos a diversos concorrentes seus.
Nos últimos anos, as vendas online ganharam força no Brasil e, mais do que nunca, ter um site fácil de navegar e rápido se tornou exigência para quem realmente quer gerar novos negócios.
Porém, é preciso ir mais além: além de bonito e atrativo, a sua página na internet deve ser responsiva. Ou seja, se adaptar aos mais diferentes formatos de tela sem prejudicar a usabilidade.
Na prática, o seu site deve ser bom para navegar tanto em um celular quanto em um notebook. Aqui no Revenda Mais, as páginas que desenvolvemos para nossos clientes têm 300% mais chances de gerar negócios do que sites tradicionais, antigos ou feitos em plataformas gratuitas.
Agora que você já conhece alguns dos principais erros de marketing para loja de veículos, chegou o momento de colocar seus conhecimentos em prática. Aproveite também nossos materiais de apoio para revendas.
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