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Como atrair clientes para loja de veículos? Veja algumas estratégias para você aplicar na sua revenda de carros [Atualizado 2022]

atrair clientes para loja de veículos

Certamente não existe uma receita para atrair clientes para loja de veículos, porém pequenas ações são bastante significativas e podem ser a solução para essa demanda.

Conquistar clientes para o negócio é o sonho de qualquer empresa e, obviamente, exige foco em mercado, investimento e profissionalismo.

Muitas iniciativas têm a ver com eventos promocionais e com estratégias de produtos. Outras podem ser realizadas em ambientes digitais, como é o caso do Marketing Digital para concessionárias, envolvendo mídias sociais e anúncios pagos.

Nesse sentido, quanto mais a empresa tiver possibilidades de atuação, melhor para ela, que atinge mais compradores e reforça suas táticas de venda.

Mas, afinal, quais são essas ações capazes de atrair clientes para loja de veículos?

Continue lendo e confira 7 estratégias infalíveis!

1. Não tenha medo de usar a internet para sua loja de veículos para atrair clientes para loja de veículos

Se você busca atrair clientes, sua marca precisa ter uma presença sólida nos meios digitais. Isso significa que você deve ter um site preparado e sempre atualizado com as últimas aquisições no seu estoque, além, é claro, de estar presente nas principais mídias sociais, como Facebook e Instagram.

Nas mídias sociais, inclusive, é necessário alcançar o equilíbrio entre publicações comerciais e informativas. Busque orientar seus consumidores em potencial sobre cuidados com o carro, como higienização, manutenção e outros temas que possam render vídeos e dicas escritas.

Já quando divulgar uma promoção ou carro novo no estoque abuse das fotos!

Mostre diferentes ângulos e detalhes da parte interna, além de deixar bem visível o preço e as condições de pagamento. Coloque também as informações básicas como motor, quilometragem, presença de ar-condicionado, tipo de direção e itens adicionais.

Como chamar atenção de clientes no Instagram?

O Instagram é a terceira mídia social mais popular no Brasil, por isso, ter uma presença sólida nesse canal é fundamental para reforçar o nome da sua revenda e conquistar novos leads.

Nessa plataforma, adicione principalmente vídeos ao seu calendário semanal de publicações. Mostre o interior dos veículos, faça lives assim que um carro chegar ao seu estoque, grave depoimentos com clientes satisfeitos e traga dicas úteis para o dia a dia dos motoristas.

Atualmente, o Reels – formato de publicação do Instagram que envolve a criação de vídeos curtos – está em alta. Então, aproveite para fazer um vídeo com aquela música que é tendência no momento usando o bom-humor e a informação.

Algumas dicas adicionais para chamar a atenção no Instagram:

  • Evite textos muito longos nas legendas
  • Utilize hashtags com alto volume de utilização
  • Acompanhe seus concorrentes para identificar pontos negativos que você pode evitar, além de obter inspirações
  • Veja o perfil dos seus seguidores: eles mostrarão quais assuntos gostam de acompanhar ou de falar sobre
  • Invista em um celular de qualidade para tirar boas fotos
  • Invista também na iluminação do ambiente, afinal, fotos escuras não são comercialmente atrativas

Um site profissional é seu grande aliado

Ter um site de qualidade é outro ponto importante na atração de novos clientes. Esqueça as plataformas gratuitas e invista em uma página realmente profissional e, preferencialmente, que seja personalizada para as necessidades das revendas de veículos.

Aqui no Revenda Mais, milhares de lojistas de todo o Brasil utilizam os sites desenvolvidos pela nossa equipe de especialistas justamente por serem exclusivos para o segmento automotivo. 

As páginas são responsivas, de rápido carregamento e a vitrine virtual ainda pode ser integrada ao estoque dentro do nosso sistema de gestão, reduzindo o tempo gasto para cadastrar novos veículos no site.

Para um site vender bem, tenha algumas dicas em mente:

  • Formulários de contato visíveis e de fácil preenchimento
  • Botão direcionando para seu WhatsApp Business, facilitando o contato rápido
  • Imagens atrativas, mas que não demorem para carregar
  • Certificado SSL para garantir um acesso seguro e evitar penalizações do Google

O Facebook ainda tem o seu valor para atrair clientes para loja de veículos

Mesmo com a forte concorrência do TikTok, o Facebook ainda atrai milhões de usuários brasileiros todos os dias. Além de atualizar constantemente a sua fan page, aproveite para utilizar os grupos de venda e o Marketplace para divulgar seus veículos.

Nesses locais, deixe em evidência as principais informações dos carros e motos:

  • Quilometragem
  • Ano
  • Motor
  • Itens adicionais

2. Invista em anúncios pagos, como portais especializados, Google Ads e Instagram Ads

Com o grande crescimento do acesso à Internet, é fato que os anúncios on-line se tornaram a maneira mais eficaz e barata de atingir o público-alvo. Afinal,  o ditado já diz: quem não é visto, não é lembrado. 

Quando você está buscando um eletrodoméstico para a sua casa ou até mesmo uma nova peça de roupa provavelmente pesquisa no Google Shopping, não é mesmo? Ou confere o perfil no Facebook de uma loja que já conhece. Com o segmento automotivo, essa realidade não é diferente.

Centenas de milhares de usuários buscam diariamente por veículos tanto no Google quanto em portais especializados, além de serem impactados nas mídias sociais, como através de anúncios no Instagram. 

Diante disso, a concessionária ou loja de seminovos que investe em publicidade digital ganha maior relevância em relação aos concorrentes que não anunciam.

Leia também:  Como fidelizar o cliente: veja 4 dicas matadoras para lojas de veículos

Outro grande diferencial é a possibilidade de segmentar determinado veículo para um perfil específico de pessoas, tornando a sua mensagem mais personalizada e assertiva.

Para acelerar a publicação do mesmo veículo em diferentes plataformas, você pode usar um Integrador de Anúncios, como o oferecido pela plataforma Revenda Mais. 

Ao adicionar um novo carro ou moto em seu estoque, sua equipe escolhe em quais portais especializados – que você possui conta – devem receber este novo anúncio. Tudo muito simples e rápido.

A plataforma publica também este automóvel na página da loja no Facebook, o que economiza o tempo e deixa sua equipe disponível para se dedicar a vender mais.

3. O WhatsApp para concessionárias e loja de seminovos é fundamental

Um relatório da empresa de monitoramento App Annie mostrou que, em 2019, o WhatsApp foi o aplicativo mais usado. Ao mesmo tempo em que serve para manter amigos e familiares conectados, esse software de mensagens instantâneas é um grande aliado na geração de negócios.

As pessoas que se interessaram pelos seus veículos em uma visita no Facebook ou em um portal especializado só precisam mandar uma mensagem no seu WhatsApp Corporativo para começar o processo de negociação ou simplesmente para agendar uma visita, dispensando tempo gasto em ligações telefônicas.

Se você ainda não possui um número de WhatsApp exclusivo para a sua loja, chegou o momento de mudar essa situação.

A ferramenta possui a versão Business, exclusiva para empresas, e que possui várias funcionalidades, como inserir horário de funcionamento, fotos dos produtos comercializados, logo da empresa na foto de perfil e endereço do site oficial.

É possível também cadastrar um catálogo virtual com os principais veículos à venda acompanhado do link para o site.

Dica extra: não esqueça também de colocar o WhatsApp Corporativo no seu site, o que agiliza bastante a cotação de veículos.

4. Crie parcerias com mecânicas

Essa é mais uma forma de atrair clientes para a sua loja. Faça parcerias com oficinas, pois as pessoas que levam o carro para o conserto podem estar querendo ter um veículo em bom estado de conservação a fim de evitar dores de cabeça na estrada.

Portanto, nada melhor do que fazer parceria com um mecânico parceiro, não é mesmo? Ele vai poder indicar a sua loja, seja por panfletos, por códigos promocionais ou pelo boca a boca. Em troca desse favor, a sua loja pode fazer as revisões dos automóveis na oficina.

5. Reative a base de dados

Para quantos clientes a sua loja já vendeu veículos? Você tem esse número? É possível que muitos compradores tenham feito negócio com você e que estejam precisando trocar de carro novamente ou até comprar outro para um parente.

A loja precisa ter essas respostas, pois, com isso, poderá entrar em contato com esses clientes antigos e saber de suas necessidades. Logo, é fundamental reativar o cadastro dos clientes para voltar a ter um relacionamento com eles e oferecer novos veículos.

Lembre-se de que contar com um software de inteligência de gestão nesse momento é facilitar o seu dia a dia. O objetivo dessa ferramenta é favorecer as tarefas dos revendedores de automóveis, tendo como funções a automatização dos controles gerenciais da loja (estoque, clientes e financeiro), maior controle de movimentações, armazenamento digital e agilidade em busca de dados de clientes.

Se possível, busque no mercado um software de gestão que conte com um CRM próprio para lojas de veículos, como é o caso do Revenda Mais. Nossa plataforma permite que você continue consolidando novos negócios com clientes antigos.

O CRM do Revenda Mais informa, por exemplo, quando um cliente já está completando aniversário de compra do veículo para que você possa fazer um contato de pós-venda e oferecer um novo automóvel ou até mesmo um serviço extra que a sua loja comercialize.

6. Promova feirões automotivos

Os feirões de veículos continuam sendo ótimas estratégias para conquistar clientes. Quando o revendedor reúne uma grande quantidade de automóveis diferentes, em uma área de muita movimentação de pessoas, esse evento se torna uma excelente oportunidade de diminuir o estoque e realizar promoções.

Não se esqueça de programar os feirões para épocas em que as pessoas têm mais condições de comprar, como datas comemorativas e fim de ano.

7. Use o atendimento para atrair clientes para loja de veículos

Um bom atendimento pode ajudar a vender mais veículos. Por isso, vale destacar a importância da experiência de compra nos dias atuais, que envolve todo o processo de negociação e, claro, o pós-venda.

Nunca deixe de acompanhar o cliente após a compra de um veículo. Procure fazer uma ligação poucos dias depois da venda. Entenda quais foram os pontos positivos na experiência dele com a loja e no que você e seu time podem melhorar.

Tudo conta para formar uma boa imagem da marca na percepção dos consumidores sobre a loja, desde o primeiro contato até o seu telefonema para saber sobre a compra e as necessidades dos compradores. Atrair clientes para loja de veículos usando essas estratégias vai render bons frutos para o seu negócio!

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4 Comentários
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seminovos bh

São excelentes dicas pra quem ter uma clientela fiel rs

Espero colher ótimos frutos…

Marcelo Di Domenico

Muito boa as dicas, obrigada por compartilhar.

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Marianna Lima
Movicar Multimarcas
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