Existem erros comuns de novos donos de lojas de veículos que surgem, principalmente, pela falta de experiência no setor. Mesmo que o empreendedor já tenha tido outros tipos de negócios, o segmento de veículos usados e seminovos tem bastante particularidades que devem ser compreendidas para o sucesso de um negócio.
A seguir, selecionamos quais as principais situações vividas pelos proprietários de revendas e como o planejamento, a tecnologia e a escolha de bons profissionais podem ajudar a superar as adversidades.
Um dos primeiros erros comuns de novos donos de lojas de veículos é não ter um plano de negócio
Na ansiedade por abrir um novo negócio, muitos empreendedores esquecem das etapas básicas. Desenvolver um plano de negócios não é uma burocracia a mais, e sim uma necessidade para que você entenda exatamente qual público-alvo quer atingir, quais as possibilidades de investimento da empresa no início e para onde quer chegar.
Um plano de negócio básico inclui:
Análise do mercado: é o momento de entender e analisar a concorrência, seus clientes e o segmento como um todo. Quais são seus concorrentes? Quais os diferenciais e pontos fracos deles? Quem será o seu cliente? Em qual região ele costuma comprar veículos? Uma sugestão é fazer uma breve pesquisa de mercado: visite seus concorrentes, entreviste alguns consumidores no entorno onde sua estrutura estará localizada, tudo ajuda a compreender melhor o negócio e as possibilidades.
Análise financeira: você precisa saber exatamente quanto tem em caixa para abrir sua loja. Em muitos casos, mesmo que o imóvel seja alugado, será necessário investir em uma nova fachada, em uma recepção agradável. E tudo isso exige dinheiro. Por isso, faça uma previsão de receitas e despesas, além das suas possibilidades de investimento a curto e longo prazo.
Planejamento de Marketing: como seus veículos serão divulgados? Somente indicações de outros clientes não é mais suficiente em um segmento cada vez mais acirrado. Hoje, os clientes do Revenda Mais têm registrado um aumento significativo das vendas de carros com ajuda da internet. Existem revendas nas quais as mídias sociais e portais especializados já representam 70% das vendas. Por isso, trace também o seu plano de Marketing, entendendo em quais canais você fará a divulgação e qual o valor disponível para anúncios e até mesmo ações offline, como panfletagem.
Planejamento operacional: com a análise financeira em dia, será possível também verificar quantos colaboradores você poderá ter e outras questões técnicas do segmento automotivo, como perícia de veículos e a higienização quando um novo carro chega ao estoque.
Erro 2: Não contratar bons vendedores
No início de uma loja de carros, é comum que o proprietário seja um dos únicos vendedores e até mesmo envolva seus familiares. Mas, para o negócio dar certo a longo prazo, é preciso profissionalizar o processo de vendas e encontrar um bom colaborador é uma tarefa desafiadora.
Para conquistar vendedores com alto desempenho é preciso também que a sua revenda seja competitiva no mercado de trabalho. Avalie uma porcentagem competitiva de comissão, um salário para vendedor adequado e procure formas de incentivar constantemente os colaboradores, como cursos rápidos de qualificação e até mesmo premiações por metas atingidas.
Esquecer da internet também prejudica o sucesso de uma nova loja
Mais de 80% da população brasileira acima de 10 anos têm acesso à internet. Pessoas das mais variadas classes sociais, idades, gênero e preferências pessoais buscam em sites e mídias sociais mais informações sobre produtos e serviços, mesmo que eles não sejam comprados online naquele momento.
Ignorar a importância da internet em um novo negócio é o mesmo que reduzir a visibilidade do seu negócio.
Por isso, quando for definir o seu plano de Marketing, analise como será a sua presença digital: a sua loja terá um site? Ele poderá ser um site responsivo para aumentar as vendas? Quais mídias sociais são importantes para o seu público-alvo?
Se você não se sentir confiante em fazer o seu próprio Marketing Digital, contrate uma agência especializada ou profissionais freelancers com experiência. Hoje, esse tipo de estratégia não é mais restrita às empresas de grande porte e nem exige milhares de reais em investimento se não houver a possibilidade.
Outro erro grave: não ter um sistema de gestão
Calcular a margem de lucro. Controlar a comissão dos vendedores. Identificar quais carros estão há muito tempo no estoque. Arquivar documentos de venda e transferências. Cadastrar veículos em portais especializados.
A rotina de uma loja de carros é composta por dezenas de processos e fazê-los manualmente não é mais uma opção.
O tempo que você e seus colaboradores perderiam preenchendo planilhas e fazendo anotações à mão poderia estar sendo usado para conquistar novos clientes, monitorar as avaliações da revenda na internet e fazer um pós-venda eficiente.
Hoje, tecnologia é sinônimo de eficiência e ganho nas vendas. E com uma loja de carros o cenário não é diferente. Por isso, se você realmente quer ter sucesso nos primeiros meses do seu novo negócio, a recomendação é: invista em um software de gestão.
O Revenda Mais é uma das opções mais completas do mercado e controla todos os processos da sua loja de carros. Usado por mais de três mil revendas em todo o Brasil, traz atualmente várias funcionalidades que ajudam no controle de estoque, controle de documentação, relacionamento com clientes (CRM) e até mesmo integração da sua loja virtual com a sua página no Facebook.
Tudo pensando em reduzir o tempo gasto da equipe com tarefas que podem ser automatizadas.
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Olá Felipe, tudo bem? Pode nos passar o seu telefone com DDD, vamos entrar em contato.