Precificar corretamente na revenda de veículos, ou seja, definir o preço final do seu estoque exige avaliação de diversos custos, tanto variáveis quanto fixos para chegar ao valor ideal para que você tenha lucro e tenha competitividade entre a concorrência.
Você sabe como precificar corretamente na revenda de veículos? Quais fatores levar em conta ao avaliar um carro? Como se manter competitivo, mas ainda lucrar? Qual é um valor justo para você e seu cliente?
Quem trabalha com revenda de veículos entende muito bem que existem muitos quesitos a serem levados em conta na hora de precificar um veículo, principalmente ao se tratar de um carro seminovo ou usado.
Por isso, confira aqui tudo o que é preciso levar em conta na hora de precificar um veículo na revenda, como o preço de compra, as despesas fixas, as despesas variáveis e, é claro, o lucro mínimo. Tudo isso para precificar corretamente os veículos a fim de vender bem e tornar o seu negócio viável!
Por que é tão importante precificar corretamente na revenda de veículos?
São vários os motivos que tornam a precificação correta tão importante.
Você não pode simplesmente colocar o preço que quer — seja porque tal preço poderá trazer um grande lucro ou porque poderá atrair um grande número de clientes.
É preciso precificar corretamente para poder ter algum lucro em cima da revenda para manter seu negócio viável, mas também precisa ser um preço que o cliente julgue justo, para que compre e acredite que se trata de um bom negócio.
E como precificar corretamente os veículos para revenda?
A precificação pode ser feita de duas maneiras: com base nos custos que cada veículo traz para a revendedora e com base numa análise de mercados e dos preços da sua concorrência.
E qual das duas maneiras de precificação é a mais eficaz? Nem uma, nem outra: é necessário utilizar as duas maneiras em conjunto para conseguir uma boa precificação na revenda de veículos.
Isso porque, se a loja de veículos se basear apenas nos custos que cada veículo traz para a revenda, é possível chegar a um valor muito acima do preço praticado pelo mercado.
Se a loja se basear apenas no preço de mercado e da concorrência para tentar equiparar seus preços, acabará vendendo a um preço muito baixo, de forma a não suprir os custos e gerar prejuízo para o seu negócio.
Agora vamos a um passo a passo para saber como fazer o preço de um carro usado a partir do momento em que o cliente chega em sua loja e questiona quanto o veículo está valendo no mercado.
Calcule o valor de compra do veículo e analise a concorrência
A tabela Fipe é sua grande aliada na definição do valor de venda do seu estoque. Ela traz o preço médio dos veículos anunciados pelo Brasil e serve como parâmetro para negociações e avaliações.
A Fipe leva em consideração o ano do veículo, região, cor, modelo, estado de conservação e outros fatores que podem influenciar as condições de ofertas, tanto positivamente quanto negativamente.
Porém, esta precificação deve ser uma referência para a sua loja, e não uma regra. Não existe nenhuma legislação que obrigue proprietários de revendas a seguirem exatamente o que a Tabela FIPE sugere. Clicando aqui, você acessa o site oficial da Fipe e confere os valores separados por categorias: carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus, e motocicletas.
Outra atividade fundamental para definir o preço de um carro ou moto usados é analisando seus concorrentes. Acesse os portais especializados, incluindo aqueles que você costuma anunciar o estoque, e identifique a média dos preços.
Lembre sempre de comparar com modelos que tenham recursos semelhantes. Não compare, por exemplo, um veículo com câmera de ré e um sistema de interatividade moderno com um automóvel sem nenhum item adicional.
Calcule os gastos variáveis e fixos do produto e da sua loja
Um dos grandes erros dos empreendedores é não levar em consideração os gastos que o seu negócio gera diariamente. Certamente uma Pessoa Física que não possui gastos com aluguel ou funcionários consegue reduzir significantemente o preço de um carro para revenda.
Porém, essa não é uma realidade entre as lojas. É preciso colocar na ponta do lápis – ou do seu sistema de gestão – todas as despesas, desde a mais simples como preço dos produtos de limpeza para higienizar sua fachada, até os mais complexos, incluindo o salário da equipe.
Qualquer loja de veículos possui gastos variáveis e fixos. Na categoria variáveis, estão inclusos os impostos sobre vendas, comissão de funcionários, pequenos reparos no veículo, higienização do estoque.
Já os gastos fixos são aqueles investimentos que você tem todo mês: manutenção da loja, aluguel, energia elétrica, internet, mensalidade do sistema de gestão.
Agora, estipule um lucro pretendido sobre o veículo e conclua a conta
- Calcule o preço de custo do veículo, o valor da compra nesse caso;
- Calcule os gastos variáveis do produto, como a comissão de venda para os funcionários da loja de veículos e o imposto sobre vendas;
- Calcule os gastos fixos do produto, como a ocupação, gastos administrativos e com pessoal;
- Estipule um lucro pretendido sobre o veículo, pode ser em valor ou em percentual;
O número final pode ser em valor ou percentual. Para finalizar essa primeira parte do cálculo e chegar ao preço de custo com lucro, some todos esses quatro cálculos. O total é o preço de custo mais o lucro.
Depois de todos esses cálculos, retorne ao preço de mercado e dos concorrentes analisados por você e que mencionamos no início deste artigo. O valor total de custo+lucro está semelhante ao preço do mercado, muito acima ou muito abaixo?
Se o preço estiver próximo do preço da concorrência, cabe à loja de veículos decidir se realmente vai ou não vender por aquele valor.
No entanto, se o preço estiver muito abaixo do mercado, a loja tem como opções vender por aquele preço para atrair mais clientes ou aumentar um pouco mais a sua margem de lucro para conseguir um retorno maior.
Agora, se o preço estiver muito acima do mercado, é preciso rever um pouco o lucro pretendido e verificar se não houve alguma precipitação nos cálculos de gastos fixos e variáveis do produto.
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Em poucos cliques, você tem acesso ao relatório completo do quanto seus veículos parados estão custando à sua loja, quais foram os principais gastos do mês, como manutenção e combustível, e diversos outros cálculos para manter a saúde financeira do seu empreendimento sempre positiva.
E sua equipe ainda pode integrar o estoque à sua página empresarial no Facebook e aos principais portais especializados que você possui conta para aumentar ainda mais as chances de venda.
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