5 dicas de como aumentar o lucro da sua loja de carros [Atualizado 2023]

como aumentar o lucro da sua loja de carros

Como aumentar o lucro da minha loja de carros? Essa é a pergunta que muitos empreendedores vêm fazendo, principalmente no atual contexto econômico do país.

Porém, fazer o lucro da sua empresa crescer não significa simplesmente abrir novas filiais, sair investindo o seu capital aleatoriamente ou aumentar o preço final do estoque.

É necessário estudar e pesquisar para descobrir novos caminhos. E essa trajetória de descoberta passa desde a pesquisa por novas formas de publicidade, como abrir um canal no TikTok, até a otimização dos processos internos.

Isso porque muitas atividades rotineiras podem ser automatizadas, reduzindo o tempo gasto pelos vendedores em tarefas simples e possibilitando que se dediquem ao pré e pós-venda.

Por onde começar a aumentar o lucro da sua loja de carros?

Antes de colocar em prática alguma estratégia, faça uma espécie de análise SWOT da sua loja. Mapeie os pontos fortes, fracos, obstáculos, desafios, entraves, enfim, tudo que mostre as fragilidades e os diferenciais do negócio em relação à concorrência.

Analisar o mercado, inclusive, é fundamental nesta etapa. Além dos seus principais concorrentes, identifique quem é o público-alvo com o maior ticket médio na sua revenda e quais as tendências do segmento automotivo para o próximo ano.

A tendência é dos preços dos veículos novos aumentarem? Os bancos estão dando mais crédito? Tudo isso impacta nas possibilidades de negócios.

5 dicas de como aumentar o lucro da sua loja de carros

Conheça algumas dicas que irão te ajudar a aumentar o lucro da sua empresa de carros e que podem ser colocadas em prática rapidamente!

1. Não se precipite

Essa pode até parecer uma dica óbvia para alguns empreendedores, mas, na verdade, é essencial neste momento. O primeiro passo para conseguir mais lucro sem ter de investir grandes quantias é fazer um planejamento objetivo.

Tomar atitudes precipitadas — como reduzir os preços sem analisar quais serão os impactos no orçamento da empresa — pode trazer resultados inesperados e indesejáveis. 

Seguir o caminho inverso também pode prejudicá-lo, ou seja, aumentar o preço do seu estoque de uma hora para outra. O valor de cada veículo precisa ser avaliado com atenção e a margem de lucro precisa levar em consideração todos os gastos acerca da operação, desde quanto esse veículo custou para você em manutenção até o tempo parado no estoque.

Por isso, antes de agir, estude seu mercado consumidor e, apenas após fazer seu planejamento, tente uma implantação rápida para que seus objetivos sejam atingidos.

2. Estude seu cliente

Como já mencionamos, identificar as principais demandas e necessidades de seus clientes é a melhor forma de orientar o seu planejamento e aumentar o lucro da sua loja. Fazer ofertas que agradem esse público e priorizar as suas preferências é importante neste momento. Pesquise:

  • O que faz a diferença em uma venda para o seu cliente: atendimento? Condições de financiamento? Localização da loja?
  • Quais são suas formas de pagamento favoritas?
  • O que ele mais busca em um automóvel?

Saber informações desse tipo irá orientar a criação de estratégias realmente eficazes para que você atraia mais clientes e feche negócios mais rapidamente. Ao perceber em que está seu foco e priorizá-lo, você estará poupando tempo e poderá aplicar suas ações com muito mais retorno.

Se você já possui uma boa cartela de clientes, experimente aplicar uma Pesquisa de Satisfação para entender esses aspectos. Para estimular a adesão você pode sortear algum brinde, como uma higienização veicular completa. O retorno desse pequeno investimento será gigante.

3. Abrace mais nichos do mercado consumidor

Conhecer quem é o seu cliente hoje é fundamental, mas ampliar o seu público-alvo também pode ser uma ótima estratégia adicional para aumentar o lucro da sua empresa. Tentar levar sua loja de carros para outros mercados consumidores poderá fazer com que a mesma tenha um diferencial com relação aos concorrentes.

Leia também  5 dicas para reduzir custos em sua revendedora de carros

Algumas ideias nesse sentido são, por exemplo, oferecer condições de financiamento especiais para estudantes e contar com uma área de lazer na loja para que pais de crianças pequenas possam negociar sem serem perturbados. Já tinha pensado nisso?

Fazer uma expansão geográfica também poderá auxiliar sua organização neste momento, porém, é fundamental checar onde sua expansão será realmente lucrativa e poderá trazer resultados significativos, afinal, trata-se de um grande investimento.

4. Crie metas e capacite seus vendedores

Antes de iniciar seu planejamento, pesquise, no histórico da empresa, que fatores influenciam — positiva e negativamente — as vendas da sua loja de carros. Com esses dados em mãos, estabeleça uma meta de crescimento para as suas vendas.

Incentive seus vendedores, promova treinamentos entre eles e faça com que conheçam seus novos diferenciais. Vale tentar atingir suas metas o mais rápido possível, pois assim novas metas irão surgir para trazer mais ganhos em menos tempo.

Cuidado apenas com metas exageradas. Todo objetivo definido precisa ser capaz de ser atingido. Não adianta definir R$ 50 mil em vendas mensalmente se nenhum vendedor bateu essa meta no último ano. 

5. Esteja presente na web

Instagram, Facebook, Google, YouTube, TikTok, LinkedIn… A cada ano, novas plataformas digitais surgem e você precisa acompanhá-las para conseguir levar suas ofertas cada vez mais longe.

Uma das grandes vantagens de investir em Marketing Digital é a possibilidade de alcançar um público mais segmentado, que muitas vezes está no bairro ao lado da sua revenda, e investindo um valor muito menor do que os meios tradicionais, como rádio e outdoors.

Além da possibilidade de ativar anúncios pagos, você pode usar as mídias sociais de forma orgânica, produzindo conteúdos relevantes e se tornando uma fonte de informação sobre veículos. Assim, quanto mais forte o nome da sua loja se tornar, mais fácil você atrairá clientes sem precisar pagar nada.

Não esqueça também de manter o seu site sempre atualizado. Mesmo com a popularidade das redes sociais, ter uma página na web ajuda com que sua marca apareça no Google e transmita mais confiança aos clientes em potencial.

Para mais dicas de Marketing Digital, acesse nosso e-book gratuito “Guia de Redes Sociais para loja de veículos”. É só cadastrar seus dados rapidamente para receber o material.

Dica extra. Invista em uma plataforma de gestão

Muitos empreendedores perdem dinheiro porque acabam se dedicando a pequenas tarefas e burocracias do dia a dia enquanto poderiam estar fazendo parcerias, aplicando pesquisas de satisfação e desenvolvendo um pós-venda de qualidade junto com o time Comercial.

É por isso que ter um sistema de gestão é tão importante. A plataforma do Revenda Mais, feita sob medida para as revendas de veículos, é uma das maiores do mercado nacional e possui mais de 3 mil clientes ativos em todo o Brasil.

Entre as funcionalidades principais, destacam-se:

Integrador web: publique seus anúncios ao mesmo tempo em 20 portais especializados da internet e no Facebook.

CRM: tenha controle de todos os visitantes e clientes da sua loja, e gere negócios com sua carteira atual de contatos.

Avaliação PRO: automatize e acelere todo  o processo de avaliação de carros para revender.

Emissor NF-e: emita notas fiscais eletrônicas rapidamente e com muita segurança.

Conheça hoje mesmo tudo o que o Revenda Mais pode oferecer aos seus negócios. Agende uma demonstração clicando aqui.

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kit martelinho de ouro
8 anos atrás

Nossa que show essa dica vou usa isso em meu carro, parabens pelo site agora vou visitas sempre

Blog Revenda Mais
8 anos atrás

Bom dia,

Agradecemos sua opinião!
Nosso blog é focado no segmento automotivo e todas as semanas publicamos novos artigos.

Esperamos que nossas dicas auxiliem no seu dia a dia!

Abraços
Equipe Revenda Mais

luiz junior
luiz junior
7 anos atrás

trabalho com vendas de carros novos, qual a dica que você tem para quem trabalha nesse mercado? tendo em vista que em relação aos preços, nos vendedores, não temos muito o que fazer, pois quem estabelece os mesmo é a gerencia da mesma.

Revenda Mais
7 anos atrás
Responder a  luiz junior

Olá Luiz,

Neste caso, procurar diferenciais que não sejam o preço, pode ser uma ótima saída. Investir em uma boa infraestrutura, um bom test drive e conhecer bem o veículo é uma grande sacada na hora de encantar o cliente. Te garanto que a simpatia e o bom conhecimento do veículo são essenciais nestas horas.
Você deve vender um conceito, um sonho e não um veículo, pense nisso!

Temos vários posts que com dicas para vendedores no nosso blog, dá uma olhadinha aí.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,

Equipe Revenda Mais

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[…] limpeza e precisou pagar o salário dos vendedores responsáveis por esta venda. Logo, o seu lucro real é muito […]

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