Administrar lojas de veículos nos dias atuais, com certeza, se tornou uma tarefa mais fácil se comparada com algumas décadas atrás.
A tecnologia disponível no mercado atual, junto à internet, possibilitou não só o desenvolvimento de novas formas de comércio e vendas, mas também abriu portas para novas ferramentas capazes de facilitar processos, agilizar tarefas cotidianas e organizar e planejar melhor informações e dados internos.
Neste post nós listamos 3 destas ferramentas capazes de agilizar a gestão da sua loja de veículos. Fique de olho, pois elas são essenciais e podem fazer toda a diferença na agilidade do seu trabalho, maximizando os seus resultados!
A primeira ferramenta essencial para uma gestão moderna e facilitadora para sua loja de veículos é um ERP (Enterprise Resource Planning) ou software de gestão. Basicamente, esse é um programa que você instala em diversos computadores e que permite o acesso dos seus funcionários. Esse tipo de sistema reúne, em um só lugar, todas as etapas de sua loja de veículos, assim como cadastros de clientes e gestão de diversos aspectos internos sobre carros e vendas.
Os benefícios de se ter um software integrado dentro da sua empresa são inúmeros:
Viu quanto um software integrado é capaz de facilitar todos os processos internos da sua loja de veículo? Além de organização você vai ter mais agilidade, vai melhorar a produtividade e ainda ter dados coletados diariamente para gerar insights valiosos para o seu negócio.
Uma empresa gera, diariamente, milhares de dados de informações e documentações. Mas gerar informação não é um problema, a dificuldade é fazer estes dados fluírem rapidamente e com precisão entre os setores internos.
Por exemplo: ao realizar uma venda, deve encaminhar para o setor administrativo/financeiro o acompanhamento de pagamento. Se você fizer isso de maneira manual, levando um papel entre setores da empresa, vai perder um tempo produtivo valioso.
A solução é armazenar estes dados e documentos online, indexados a sua cadeia produtiva. Desta forma, a informação flui com mais rapidez e precisão, diminuindo atrasos e perdas. Além disso tudo, armazenar dados na nuvem permite que você tenha acesso facilitado a todos estes dados posteriormente. Com um clique você procura e encontra todos documentos necessários.
Outra ferramenta que facilita e muito a gestão interna é a nota fiscal eletrônica online. Além de agilizar o processo de emissão do documento, há todo um cadastramento automatizado que minimiza os riscos de sonegação de impostos e problemas futuros para a sua empresa. Mais os benefícios vão além:
Além da visível evolução dentro das lojas de veículos, há muitas novidades chegando nos automóveis também. Conheça algumas:
A venda de carros elétricos começou a se tornar uma tendência no mercado automotivo brasileiro. Durante o Salão do Automóvel em 2018 foram apresentados 5 modelos deste automóvel para o público.
Esta novidade tem ganhado força após a sanção da Rota 2030, o novo programa que regulamenta a produção de veículos no Brasil. A partir dela, os modelos elétricos passam a pagar apenas 7% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o que diminui o preço de venda do carro e estimula a produção nacional deste automóvel.
O futuro automotivo deve contar com a presença da Inteligência Artificial nos veículos. Muitas montadoras passaram a procurar parcerias com empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e Apple. A BMW, por exemplo, passou a oferecer o Google Assistant em seus automóveis.
A conectividade está cada vez mais presente em nosso dia a dia e agora ela deve chegar também para as novas gerações de veículos. A tendência é que os motoristas e passageiros consigam usufruir de entretenimento dentro do carro com conexão WiFi, aplicativos de filmes, jogos, músicas, etc.
Além disso, a conexão nos automóveis também deve notificar sobre as condições do trânsito e clima, procurar melhores rotas e fazer o monitoramento do gasto de combustível.
Uma novidade que ainda deve demorar um pouco para chegar aos consumidores é a integração do carro com a casa. A intenção é que o motorista possa ligar o forno pelo seu carro para que a comida esteja aquecida quando ele chegar ou monitorar a geladeira em tempo real para saber se é necessário passar em um supermercado antes de ir para casa.
Entre outras mudanças que as lojas de veículos precisam ficar ligadas estão as novas tendências nas formas de consumo.
A internet está presente em praticamente todos os aspectos de nossa vida e as revenda de carros precisam começar a se adaptar para esta mudança. A Fiat e a Volkswagen, por exemplo, anunciaram recentemente a criação de concessionárias digitais.
Nela, o consumidor consegue avaliar todo o estoque da loja através de um óculos de realidade virtual. A ideia das concessionárias digitais é se adequar às novas necessidades do cliente e oferecer a melhor experiência de compra possível.
Lojas de carro que possuem site acabam atraindo mais visitas e tendo mais possibilidades de negócio.
Apostar no marketing digital é uma tendência que só cresce no ramo de venda de carros. Para os próximos anos, a tendência é que boa parte das lojas de veículos usem as plataformas digitais para se conectar com o seu consumidor e aumentar o faturamento.
Segundo uma pesquisa da Autobuyers Path to Purchase realizada no ano de 2017, 56% dos compradores de automóveis fizeram pesquisas durante a jornada de compras feita em dispositivos móveis.
Com o estudo da Autobuyers Path to Purchase em mente fica claro que a conectividade é uma tendência durante o processo de compra. Muitas lojas de carro começaram a perceber que os consumidores já chegam decididos sobre qual modelo comprar e pesquisam pelos preços antes mesmo de sair de casa.
A Mitsubishi, por exemplo, abriu concessionárias em shoppings do Reino Unido e inovou completamente o seu processo de venda de carros. O consumidor agora consegue conversar e tirar suas dúvidas com os vendedores de carro online. Ele escolhe qual modelo gostaria de comprar e só tem contato presencial com a loja na hora de retirar o carro para um test drive.
Entender e se adaptar às mudanças no processo de compras promove benefícios para a loja, como o estreitamento no relacionamento com o cliente e aumento de faturamento a longo prazo. Por exemplo: atender um novo perfil de consumidor, por exemplo, o público millenials, exige algumas estratégias específicas da revenda.
Segundo pesquisas, a geração que está consumindo carro está mais preocupada em ter uma experiência com este bem do que necessariamente possuí-lo. Alguns estudos também mostram a tendência que as pessoas apreciem o compartilhamento do veículo e procurem por aqueles que ofereçam maior conectividade, autonomia, inteligência artificial e ecologia.
Isso só mostra que as revendas de veículos precisam se adaptar para entender essa nova demanda de clientes e entender que eles buscam por automóveis que ofereçam acessórios de mobilidade, conectividade e não-poluentes.
Vale ressaltar que além do processo de compra é importante que o comércio também se adapte às estratégias para vender mais veículos, seja ela marketing e linguagem de comunicação para atrair este perfil de consumidor.
A mobilidade é um dos principais desafios da modernidade, em especial nas grandes cidades. Nestes casos, a sociedade costuma colocar o carro como o grande problema. Para atender melhor este cenário, muitas montadoras passaram a investir em modelos TaaS, em que os principais objetivos são a economia compartilhada e melhora na mobilidade urbana.
Um exemplo do Transportation as a Service aplicado nas lojas de veículos é DriveNow, aplicativo criado pela BMW e disponível na Europa.
Nele, o cliente consegue alugar um carro de luxo da marca de maneira simples e rápida. Basta escolher o modelo, compartilhar a sua localização e ir até o veículo que estiver mais próximo para dirigir. A função de abrir a porta e dar partida no carro é feita pelo aplicativo. Assim que terminar o trajeto, o usuário estaciona o automóvel e efetua o pagamento. O serviço cobra por minuto usado e não é necessário realizar o reabastecimento.
Além de oferecer uma experiência diferente ao usuário, a ideia do DriveNow também funciona para atrair possíveis consumidores que talvez não tivessem contato com a marca indo em uma concessionária da BMW.
A tecnologia existe para facilitar o seu dia a dia, aumentando sua produtividade e reduzindo erros e perdas. Está esperando o que para começar a usá-la? Use a tecnologia a favor do seu crescimento!
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