Registrar todas as despesas fixas e variáveis é uma das formas de organizar o financeiro de sua loja de veículos. Porém, existem outros procedimentos que ajudam a agregar mais segurança financeira e agilidade no dia a dia, como softwares de gestão. Confira as cinco dicas que selecionamos para ajudar você e sua equipe administrativa.

A rotina de contas a pagar e de contas a receber nunca pode sair da vista do gestor ou do dono da loja de automóveis. Afinal, entender como estão o fluxo de caixa e as projeções de recebimentos e pagamentos é uma atitude fundamental para tomar as decisões certeiras sobre seu negócio, certo?

Se a parte financeira de sua loja está um pouco desorganizada ultimamente, chegou o momento de mudar esta realidade. Ao manter uma gestão rigorosa, é possível entender quais são as principais despesas, épocas em que sua revenda ganha mais dinheiro e planejar mudanças futuras para conquistar novos negócios.

Faça o registro rigoroso das entradas e saídas de recursos

É importante que o gestor saiba ao certo de onde vêm seus recursos e onde suas despesas são maiores. Antes de tudo, descreva quais são os gastos fixos e variáveis da loja. Nestas categorias, podemos citar:

Gastos variáveis – não têm um valor fixo e podem aumentar ou diminuir dependendo do nível de atividade da empresa. Comissões de vendas, gastos com Marketing e despesas com manutenção dos novos veículos entram nesta categoria.

Gastos fixos – são valores que não alteram de um mês para o outro, como salário dos colaboradores e aluguel do estabelecimento.

Isso possibilita o entendimento profundo de como funciona a empresa, além de analisar as datas e os volumes de cada fluxo financeiro a receber ou a pagar.

Além das despesas, tenha um controle completo das vendas e receitas. Uma sugestão é separá-las no formato que o dinheiro é recebido, como cartão de crédito, transferência bancária, cheque pré-datado e PIX.

Não esqueça de indicar a origem das receitas. Vamos imaginar que nesta semana você vendeu seis veículos: onde os clientes encontraram a sua loja? Viram nas redes sociais? A partir de um anúncio no Google? Este tipo de informação ajuda a direcionar os próximos investimentos e usar o seu dinheiro da melhor forma.

Preste atenção aos prazos de recebimento e pagamento

Tão importantes quanto os valores de suas contas são os prazos de pagamento e recebimento. Receber pontualmente pelas vendas realizadas garante um fluxo de caixa saudável, permitindo o pagamento de contas e despesas essenciais. 

Da mesma forma, administrar os prazos de pagamento, seja de fornecedores ou dos próprios colaboradores, ajuda a manter boas relações comerciais e, principalmente, evita gastos desnecessários com juros e multas por atrasos. Essa atenção criteriosa aos prazos não apenas mantém as finanças em ordem, mas contribui para uma gestão eficiente e sustentável do negócio.

Seja realista na alimentação de sua ferramenta de fluxo de caixa

Você deve projetar seu fluxo de caixa para um período de, pelo menos, três meses, cumprindo todo o registro de saldo inicial, entradas e saídas de recursos, além do saldo operacional e do saldo final (que é a adição do saldo inicial com o saldo operacional).

Só que, ao fazer isso, deve prover seu sistema de controle com números realistas, sem fazer uma avaliação exagerada de vendas, ok? Analise com muito cuidado o cenário de sua região e as sazonalidades do mercado em geral, bem como sua carteira de clientes e o histórico de aquisições dos anos anteriores.

Faça um controle diário do fluxo de caixa

Dependendo da movimentação de sua loja, você pode achar suficiente fazer a apuração de seu fluxo de caixa semanalmente ou duas vezes na semana, por exemplo. 

Porém, mesmo que à primeira vista seja suficiente, despesas urgentes podem surgir e você acabar perdendo o controle. Organize a sua equipe para que o fluxo de caixa seja revisado diariamente.

Entradas e saídas – Uma forma simples de fazer isso é anotando todas as vendas realizadas ao longo do dia e as despesas daquele dia. Verifique também o saldo inicial do dia

Saldo inicial – Comece o dia verificando o saldo bancário do dia anterior e finalize o dia atualizando este mesmo saldo para saber quanto dinheiro realmente está disponível.

Reconciliação bancária – Confira o saldo registrado no sistema com o saldo bancário real. Certifique-se de que todas as transações foram registradas corretamente.

Além disso, em um espaço de tempo maior, procure analisar o fluxo de caixa atual para entender padrões de entrada e saída de dinheiro. Dessa forma, entenderá quais períodos a revenda costuma comercializar mais veículos e quais épocas tem uma queda significativa. Consequentemente, é possível organizar ações promocionais para períodos de redução nas entradas.

Tenha um software de controle para sua loja

Nada impede que você comece a fazer suas anotações e registros em uma planilha. Porém, perceberá rapidamente que ter um software otimiza os lançamentos e suas análises, a partir do crescimento do negócio. 

Ainda mais se ele integrar outros aspectos além da gestão financeira simples do estabelecimento, como a automação de seus cadastros de clientes e a emissão e o armazenamento das informações das notas fiscais, por exemplo.

O Revenda Mais é um destes softwares, mas que conta com a vantagem principal: foi desenvolvido exclusivamente para o segmento automotivo. São mais de 4.500 clientes ativos em todo o Brasil que desfrutam dos benefícios de ter uma plataforma única, que integra o setor Financeiro, Estoque, Anúncios, Comissão de Vendedores, Emissão de NF-e e outras rotinas de uma loja de veículos no mesmo lugar.

O sistema funciona 100% online e está disponível na versão Web, com todas as funcionalidades disponíveis, e uma versão para Aplicativo – mais enxuta, e que permite o controle da loja à distância, seja durante uma viagem ou enquanto você participa de uma reunião externa.

Agende hoje mesmo uma demonstração e entenda o porquê o Revenda Mais é o número 1 nas lojas de veículos brasileiras.

Revenda Mais

View Comments

Recent Posts

7 estratégias eficazes para otimizar a produtividade na revenda de veículos

Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…

7 meses ago

Como utilizar técnicas de Upselling e Cross-Selling para aumentar suas vendas de veículos

Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…

7 meses ago

Tendências emergentes na mobilidade: Como as mudanças no setor afetam as lojas de veículo

No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…

12 meses ago

Os maiores desafios na revenda de carros usados e como superá-los

O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…

1 ano ago

Como construir uma equipe de vendas de alta performance na revenda de seminovos

O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…

1 ano ago

Como fidelizar clientes em lojas de veículos seminovos: 5 dicas essenciais para aumentar as vendas

Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…

1 ano ago