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Como fazer o controle de vendas em lojas de veículos?

controle de vendas em lojas de veículos

Administradores, proprietários e sócios de lojas de veículos precisam ter um controle de vendas eficiente para que a gestão do negócio seja integrada e gere um bom retorno financeiro.

Saber como acompanhar, analisar e otimizar as vendas é a chave para impulsionar os lucros e construir relacionamentos sólidos com os clientes. No artigo a seguir, você conhecerá mais as melhores práticas do mercado, além de conferir ferramentas e dicas que ajudarão a maximizar o potencial comercial da sua revenda de carros.

4 passos para um eficiente controle de vendas em lojas de veículos

Antes de mostrar como administrar as vendas, é importante entender: o que é uma gestão de vendas? Resumidamente, é um conjunto de estratégias, processos e práticas utilizado para supervisionar e otimizar todas as atividades relacionadas à venda de produtos ou serviços.

Neste cenário, vamos além do que somente entender quantas vendas foram consolidadas dentro do mês. Busca-se levantar dados que ajudem a preparar uma loja de veículos para o futuro:

  • Origem dos leads
  • Quais canais geraram mais vendas
  • Quais canais trouxeram ticket médio maior
  • Quais períodos do ano registram queda ou aumento de vendas

O objetivo final da gestão de vendas é melhorar a eficiência, impulsionar os resultados financeiros e garantir a satisfação dos clientes, criando assim uma base sólida para o sucesso a longo prazo no mercado.

1. Defina metas a curto e longo prazo

Quanto a sua loja precisa vender para pagar as contas? E quantos veículos necessita comercializar para crescer? Estabeleça metas de vendas realistas e mensuráveis, tanto em termos de volume quanto de receita. Ou seja, quantos veículos precisam sair do estoque todos os meses e quanto em reais precisa ser vendido.

Metas estabelecem uma direção clara para a equipe de vendas. Elas ajudam a concentrar os esforços em objetivos específicos, criando um senso de propósito e evitando a dispersão de energia em atividades não produtivas.

Porém, a definição destes critérios vai mais além: fornece números reais que ajudam os gestores a tomarem decisões baseadas em fatos, e não somente em opiniões, possibilitando identificar rapidamente o que está funcionando e o que precisa de ajustes – seja nos canais de divulgação ou na forma como os vendedores conversam com os clientes.

2. Conheça a sua margem de lucro

Nem tudo que a sua loja vende é lucro, afinal, você teve custos com comissão de vendedores, manutenção do veículo e as contas mensais tradicionais, incluindo aluguel e energia elétrica. Por isso, saber a margem de lucro com a venda de automóveis é fundamental para o controle de vendas.

A margem de lucro é o cálculo entre a receita total gerada pela venda de produtos e os custos da prestação de serviços. A fórmula básica é:

Margem de Lucro = (Receita Total – Custo Total) / Receita Total * 100

Receita Total: É o valor total das vendas ou receitas geradas pela empresa.

Custo Total: São os gastos totais associados à produção, compra de produtos para revenda ou prestação de serviços. Isso inclui custos diretos, como matérias-primas, mão de obra, despesas operacionais, entre outros.

3. Tenha regras claras de comissão para vendedores

A comissão de cada veículo também entra no cálculo da margem de lucro, por isso, o comissionamento deve ser transparente para todos. Algumas lojas possuem uma porcentagem fixa para todos os vendedores. Já outras optam pela comissão escalonada, por exemplo, aumentando a porcentagem após 10 ou 15 vendas serem consolidadas.

Leia também:  Outbound Marketing para lojas de carros: tudo que você precisa saber para alavancar as vendas na sua revenda

Seja qual for o método utilizado, estabelecer um sistema justo não apenas motiva a equipe de vendas, mas também alinha os interesses dos vendedores com os objetivos da empresa. Ao definir com clareza como as comissões são calculadas, os vendedores têm um incentivo direto para fortalecer as vendas e a lucratividade da empresa, afinal, sabem exatamente como seu esforço se traduzirá em recompensas financeiras.

Além da importância motivacional, ter uma regra de comissão explícita ajuda no momento de entender mais as finanças do seu negócio.

4. Registre todos os dados em um software específico

Já imaginou ter uma planilha somente para calcular comissão e outra para calcular a margem de lucro de cada veículo? A falta de integração de informações fundamentais é bastante arriscado no mundo corporativo, não importa o porte da empresa, e pode colocar em risco as finanças.

Um software tem como objetivo unificar os dados dos mais diferentes departamentos de uma loja de veículos – do cadastro do lead à emissão de nota fiscal. Veja todos os benefícios:

Automatização de Processos: rastreamento de leads, gerenciamento de estoque, cotações, faturamento e acompanhamento pós-venda. Todas as etapas de uma venda podem ser controladas em um sistema próprio. Isso economiza tempo e recursos, permitindo que a equipe de vendas se concentre mais no relacionamento com os clientes.

Análise de Dados: softwares de gestão de vendas fornecem ferramentas analíticas para avaliar o desempenho das vendas. Isso inclui relatórios sobre vendas, margens de lucro, tendências do mercado e comportamento do cliente, permitindo tomar decisões baseadas em dados reais.

Melhoria na Experiência do Cliente: um software bem implementado pode melhorar a experiência do cliente, agilizando processos, fornecendo informações precisas e respondendo às demandas do cliente de maneira eficiente.

Redução de Erros: a automação e digitalização de documentos reduz a possibilidade de erros humanos, como cálculos incorretos de preços ou estoque desatualizado.

Controle de vendas em lojas de veículos é com o Revenda Mais

O Revenda Mais é o sistema mais completo do mercado para gerenciar as vendas em lojas de veículos. O software foi desenvolvido exclusivamente para o setor automotivo e possui funcionalidades próprias para atender às necessidades deste segmento. 

Em um único lugar, que funciona 100% online, você e sua equipe podem verificar rapidamente quantos veículos estão em estoque, quanto cada veículo oferece de margem de lucro, comissionamento completo de cada vendedor e muitas outras informações de vendas.

O Revenda Mais conta também com um CRM exclusivo, que possibilita cadastrar todos os leads que vão até sua loja visitar e fazer test-drive, além dos clientes que fecham uma venda. Assim, é possível fazer um relacionamento pós-venda ou de resgate de oportunidades perdidas muito mais eficiente e ágil.

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Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
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