Você está com problemas para controlar as pendências da loja de veículos após a consolidação de uma venda? Entenda neste artigo como reduzir problemas de documentação e tornar seus processos mais automatizados.
Uma das maiores dificuldades que acontecem no dia a dia das revendas de carros são as pendências que surgem quando a loja compra ou vende um veículo. Normalmente, elas são divididas em duas categorias:
- Pendências de documentação: falta do DUT, decalque de chassi, multas em aberto, cotas de IPVA em aberto ou falta do documento de transferência veicular.
- Pendências do próprio veículo: falta de itens essenciais, como a chave cópia, manual, estepe ou triângulo.
Não existe apenas um motivo para o aparecimento destes problemas. Muitos lojistas acabam relaxando as exigências dos itens mencionados acima para não perder negócio, como a chave cópia ou o manual, para facilitar a venda, mas acabam não pensando em como isso impactará ao repassar este mesmo veículo para outro cliente.
Já outros empreendedores simplesmente não possuem um checklist de compra e venda e até mesmo um lugar confiável, como uma planilha ou um sistema automatizado, para gravar as informações dos itens que recebeu de quem está vendendo o veículo e quais elementos ainda estão pendentes.
Este tipo de situação não acontece, por exemplo, em concessionárias porque as grandes marcas não permitem acontecer este “relaxamento”, além de terem acesso a tecnologias adequadas para o seu próprio segmento.
De qualquer forma, quando falamos do setor de seminovos, as situações anteriores acabam acontecendo, com menor ou maior frequência, e precisam ser controladas (e eliminadas) para diminuir os problemas que acontecem resultantes destas pendências.
Dicas para ajudar você a controlar as pendências da loja de veículos
Sugerimos abaixo algumas dicas que vão ajudar você a controlar as pendências da loja de veículos no dia a dia.
1. Crie uma rotina de checklist para seus avaliadores
Definir um checklist de veículo e compartilhá-los com os responsáveis pela avaliação dos carros na sua loja ajuda a reduzir erros e gerar mais segurança em todo o processo de compra e venda.
Como funciona este checklist? É simples!
Basicamente, você fará uma lista com os itens essenciais que devem ser verificados em um veículo para colocá-lo à venda. Conforme o profissional da sua loja confirmar a existência do item (e seu estado físico), riscará a tarefa, colocando-a como já concluída.
É possível ir mais além e no contrato de compra e venda constar todos os itens averiguados neste checklist. E isso não vale a pena para o momento em que recebe um carro para revender, e sim no momento do repasse – ou seja, a sua loja vendendo para um novo cliente.
Se no checklist assinado pelo cliente constar que ele está adquirindo um carro sem a chave cópia, e está de acordo com essa situação, sua loja não poderá ser responsabilizada futuramente.
2. Mude os processos da sua loja para não permitir pendências
Compartilhe com todos os seus funcionários sobre as novas regras da loja de carros. Isso é importante para controlar as pendências e evitar que algum dos profissionais acabe abrindo brechas sem autorização.
Deixe claro que o veículo não será comprado se estiver com pendências de chave cópia, manual, estepe ou triângulo.
Também nunca coloque para venda um veículo que não tiver o DUT, a procuração para a loja assinar o DUT, termo de multa assinado, débitos do veículo na troca descontados na venda ou o cheque (ruim, mas melhor que nada) para pagamento dos débitos.
3. Toda pendência tem um responsável
Vendedores querem vender, mas normalmente não querem controlar a burocracia envolvida. Faça eles responsáveis pelo processo completo.
Caso haja pendências, deixe acordado o não pagamento da comissão enquanto a pendência não estiver resolvida. Deixando isto formalizado com sua equipe de vendas a regra estará clara para todos e as pendências tendem a diminuir.
4. Tenha um controle centralizado de todas as pendências
Centralizando o controle destas pendências, ficará mais fácil gerenciar, controlar, cobrar e resolvê-las o quanto antes. Você pode começar a organização em uma planilha de Excel ou até mesmo em um caderno de papel, mas o ideal é que essas informações ao longo dos meses e dos anos fiquem armazenadas em um ambiente seguro e, preferencialmente, na nuvem – ou seja, salvos em um local digital e facilmente acessado sempre que precisar.
Não tem problema você começar o seu planejamento de uma forma mais manual, porém, conforme o número de clientes for aumentando, é sugerido investir em um software de gestão próprio para lojas de carros, como o Revenda Mais.
Nosso sistema possui módulos exclusivos para cada necessidade de uma revenda, seja no armazenamento digital de contratos de compra e venda ou de consignação, seja guardando de forma 100% segura seus checklists e deixando-os à disposição da equipe 24 horas por dia ou até mesmo para ter controle de quais veículos estão à venda naquele momento, por qual valor e com qual lucro desejado.
Não importa o seu objetivo comercial, o Revenda Mais tem a solução adequada para ajudar a sua loja crescer com organização, planejamento e, é claro, muito mais controle.
Dentro do sistema, é possível cadastrar todos os profissionais responsáveis pelos processos internos, como avaliadores ou financeiro. Desta maneira, todos podem inserir e controlar as informações que são suas responsabilidades.
Se você tem alguma outra dica de como conseguiu controlar as pendências da loja de veículos ou como consegue controlar melhor este grave problema, escreva abaixo nos comentários. Garantimos que vai ajudar muitos empresários do ramo!