Tendências de vendas para loja de carros em 2022

Tendências de vendas para loja de carros

Acompanhar as principais tendências de vendas para loja de carros ajuda na tomada de decisão, criação de campanhas promocionais e implementação de novas tecnologias que facilitam a rotina.

Os últimos dois anos foram repletos de mudanças significativas e desafiadoras, principalmente pela mudança na maneira que as pessoas pesquisam e compram produtos. A pandemia recente aliada ao isolamento social fortaleceu o comércio virtual ao mesmo tempo que exigiu uma reestruturação de estratégias de quem dependia de lojas 100% físicas.

Além disso, plataformas inovadoras surgiram, outras evoluíram e questões antes pouco debatidas, como a cibersegurança e proteção de dados (LGPD), tornaram-se fundamentais em qualquer tipo de empresa.

Para ajudar você a entender todas essas transformações, preparamos uma lista com as principais tendências de vendas adaptadas para o universo das revendas de veículos novos e seminovos.

Acompanhe as tendências de vendas para loja de carros

Social selling: mídias sociais a favor das vendas

O social selling, em português “venda social”, é basicamente usar as mídias sociais para se relacionar e vender produtos e serviços aos clientes em potencial. Para isso, você pode investir em conteúdos que engajam o usuário, como vídeos informativos no YouTube e no TikTok, anúncios no Instagram e Facebook, e outras estratégias que aumentem o impacto da sua marca digitalmente.

Para acertar no canal, antes de tudo avalie quem é o seu público-alvo e a persona da loja de carros. Afinal, de nada adianta direcionar esforços publicitários para o LinkedIn se os seus clientes não costumam utilizar essa plataforma para conhecer novos produtos ou negociar.

CRM e vendas personalizadas

Ter um CRM para lojas de carros combina com uma tendência cada vez mais presente no comércio: a customização das estratégias de vendas. Cada consumidor é único e assim deve ser também o discurso da equipe Comercial.

Mas, onde o CRM entra nesse tipo de ação? Reunindo e organizando todos os dados coletados de leads e clientes que entraram em contato com a sua loja, seja há dois meses ou nos últimos dias. 

Uma plataforma direcionada para revendas de veículos, como do Revenda Mais, possibilita que em poucos cliques você e seu time de Vendas tenha acesso a informações relevantes do consumidor, como veículo desejado, data de aniversário da última compra do carro e outros dados que ajudam na abordagem a esta pessoa.

Com essas informações à disposição, você consegue direcionar muito melhor um determinado veículo ou facilitar determinada forma de pagamento. Tudo muito mais personalizado para cada cliente.

Pagamentos à distância

O PIX se consolidou no Brasil como um método de pagamento eficiente e seguro. Criado em 2020, esse formato movimenta bilhões de reais todos os meses. Em março de 2022, por exemplo, ocorreu o maior número de operações desde a implementação do PIX: 1,6 bilhões. Os dados são do Banco Central.

Se você ainda não aderiu a esse método em sua loja de carros, saiba que pode estar perdendo oportunidades. O PIX pode ser usado no pagamento da diferença de um veículo adquirido em troca de outro, compra de um serviço adicional em sua loja ou até mesmo para pagar fornecedores e parceiros.

Leia também  Por que seu site é ruim se a internet representa 80% das suas vendas?

Apenas se atente a alguns cuidados para não cair em golpes:

  • Não aceite ajuda externa para cadastrar o código PIX. Em caso de dúvidas, vá até o seu banco de confiança.
  • Defina limites para transferência diária de valores.
  • Verifique diariamente extrato e movimentações bancárias.
  • Não aceite comprovantes que mostram agendamento em datas futuras. Acredite somente quando o dinheiro cair em sua conta.

E-commerce em crescimento

O e-commerce brasileiro conquistou faturamento recorde em 2021. Dados do portal E-commerce Brasil mostram que foram mais de R$ 161 bilhões em vendas – 26,9% a mais do que em 2020. 

E a expectativa é de que as lojas virtuais não percam a força, mesmo com a reabertura do comércio físico, e sim continuem conquistando cada vez mais lucratividade.

É claro que no universo automotivo vender um carro por um site é uma tarefa complexa, mas adapte essa tendência de vendas para lojas de carros à sua realidade. Comece desenvolvendo um site profissional, que mostre os veículos disponíveis no seu estoque e que possa ser acessado de qualquer dispositivo sem perder a qualidade.

Utilize essa plataforma para fazer anúncios nas mídias sociais, ativar campanhas no Google Ads e indicar para clientes que querem mais informações por WhatsApp. Um site se tornou mais do que um cartão de visitas, hoje ele é a sua vitrine virtual.

Mas, para que um site tenha condições de vender para você, leve em consideração algumas características.

Responsividade: um site responsivo se adapta aos mais diferentes tipos de telas. Ele vai oferecer uma boa experiência de navegação tanto se o usuário acessar de um celular quanto de um desktop com uma tela bem ampla.

CTAs: os chamados “call to action” (ou chamadas para ações) devem estar presentes em várias áreas do seu site. Estimule o lead a chamar a sua equipe pelo WhatsApp, abrir um chat instantâneo ou enviar um pedido de cotação por e-mail.

Fotos de boa qualidade: de nada adianta ter um site bem preparado se as fotos não geram desejo de compra. Invista em um bom celular e uma área com ótima iluminação dentro da sua loja.

Esqueça sites gratuitos: um site para loja de carros possui muitas particularidades e somente com uma página personalizada é que você vai usar ao máximo as vantagens de uma vitrine virtual. Evite sites que prometem páginas gratuitas e sem a identidade visual da sua marca. Na dúvida, conte com quem entende do assunto, como o Revenda Mais.

Acompanhe novas tecnologias

Inteligência artificial, automação de vendas e várias outras tecnologias estão sendo trazidas para diferentes segmentos com o objetivo de tornar o processo de vender um produto e serviço mais inteligente e baseado em dados.

Se você ainda não possui uma plataforma tecnológica para gerir a sua loja de veículos, saiba que pode estar ficando para trás da concorrência. Conheça hoje mesmo o Revenda Mais e saiba como um sistema SaaS pode ser aliado da sua revenda de carros na geração de vendas.

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Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
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