Termos do Marketing Digital para lojas de veículos [Atualizado 2023]

Termos do Marketing Digital para lojas de veículos

Os principais termos do Marketing Digital são usados diariamente por profissionais especializados, mas nem sempre o significado está claro para empresários de outros segmentos. Compreender a lógica por trás destas palavras ajudará você a analisar melhor relatórios de desempenho e também cobrar resultados da sua equipe ou agência de performance. 

A seguir, elencamos os principais termos usados no dia a dia dos especialistas em Marketing Digital e explicamos, de forma simplificada, os significados.

O que é benchmarking?

O benchmarking se originou da palavra inglesa benchmark, que significa referência. Trata-se de uma análise estratégica de concorrentes e outras empresas relevantes para aprimorar produtos, serviços e processos. A ferramenta é muito importante principalmente no início de um novo negócio. 

O que é Call to Action?

O termo Call to Action pode ser abreviado também para CTA. Em tradução livre, significa Chamada para Ação, ou seja, é um gatilho que instiga o usuário a realizar determinada ação no material divulgado, seja uma landing page ou anúncio no Instagram.

O call to action usado deve ser direto, alinhado com o público-alvo e instigante. 

O que é CRM?

A palavra CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Em tradução livre, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Este gerenciamento pode ser feito tanto por planilhas quanto por plataformas online, como a ferramenta disponível dentro do Revenda Mais.

Ao automatizar essa tarefa, os lojistas conseguem administrar clientes em potencial e gerar negócios com a carteira de clientes atual, garantindo maior lucro com um menor investimento em publicidade.

O que é landing page?

Em tradução literal, landing page significa uma “página de aterrissagem”. Trata-se de uma página na internet focada em conversão, seja pelo download de um e-book ou aquisição de um produto.

Segundo o blog da Rock Content, empresa especializada em Marketing de Conteúdo, as landing pages “são páginas com poucos elementos e focadas em apenas um call to action principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada”. 

O que é lead?

O lead é uma pessoa que tem interesse comercial em seus produtos e enviou os dados de contato para a sua empresa através de um formulário de contato, ligação telefônica ou mensagem no WhatsApp. O lead é chamado também de “cliente em potencial” porque tem chance de se converter em uma venda.

Porém, não é um cliente garantido: cabe à sua equipe de vendedores entender o que o consumidor está buscando e identificar se ele realmente é qualificado, ou seja, tem potencial de compra dos veículos ofertados.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo busca fornecer informações relevantes para o dia a dia do usuário para engajar o público a longo prazo e melhorar o posicionamento da sua marca. Neste caso, ao invés das suas mídias sociais apenas divulgarem os veículos à venda, busca-se também fornecer conteúdo relacionado aos cuidados com carros, formas de economizar combustível, entre outras temáticas que impactam o cotidiano do consumidor. 

O Marketing de Conteúdo pode estar presente também no seu site por meio de notícias e/ou de um blog especializado.

O que é prospect?

Este é um termo do Marketing Digital bastante popular entre as empresas que trabalham com geração de leads. Quando o usuário que deixou as informações no seu site ou mídias sociais é qualificado, tem potencial de compra e está em fase de negociação – ou está entrando nesta etapa – é considerado um prospect.

A partir desse ponto, o vendedor responsável deve agir com o máximo de atenção para gerar a conversão. Ou seja, encerrar a venda do veículo.

O que é site responsivo?

Este é um tema bastante recorrente no blog do Revenda Mais. Um site responsivo é uma página na internet que se adapta a diferentes telas de diferentes dispositivos. E não é apenas o layout que se encaixa, e sim as informações mais relevantes. 

Um site responsivo de uma loja de veículos ao ser acessado de um celular, por exemplo, priorizará a foto dos carros e os dados mais importantes, como nome do modelo, valor, ano e quilometragem. Já no desktop, estas e outras informações são mostradas completamente porque existe disponibilidade de espaço. 

O que significa budget e fee?

Em português, budget significa orçamento. Basicamente, é o orçamento que você tem disponível para criação de determinado material publicitário, montagem de um site ou ativação de anúncios nas mídias sociais.

Na maioria dos casos, as revendas de veículos contratam profissionais especializados em Marketing Digital para definir a melhor forma de usar o budget disponível. E, quando isso acontece, agências e freelancers cobram um fee, que nada mais é do que os honorários fixos. Podem ser cobrados fees mensais, semanais, etc.

O que significa SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, significa Otimização para as Ferramentas de Busca. Basicamente, é o conjunto de técnicas e métodos para melhorar o posicionamento orgânico do seu site nos buscadores como Google e Bing.

Uma estratégia de SEO leva em consideração vários quesitos, como conteúdo, tempo de carregamento do site, se o site é responsivo, entre outros fatores.

O que é uma persona?

Uma persona é a representação fictícia de um cliente ideal, mas sempre baseada em dados reais, que ajuda as equipes a entenderem melhor quem são os compradores. Ter uma persona ajuda a definir estratégias e até mesmo criar uma comunicação mais personalizada nas mídias sociais, e-mails e anúncios digitais.

Entre as características na hora de criar uma persona, é importante destacar:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Profissão/Cargo;
  • Estado civil;
  • Hobbies e interesses;
  • Motivações;
  • Segmento no qual atua;
  • Plataformas que utiliza para se manter informado.

Existem vários sites que ajudam você a gerar automaticamente personas através do fornecimento de algumas informações, entre eles, o Gerador de Personas feito em parceria entre Rock Content e RD Station.

Os C’s do Google Ads 

O Google Ads apresenta quatro métricas principais dos anúncios, são elas:

CPC

CPC é a sigla de Custo por Clique, ou seja, o valor que você paga cada vez que um usuário clicar nos seus anúncios dentro do Google Ads. Normalmente, durante a criação de uma campanha, define-se um valor de CPC máximo para evitar que o orçamento ultrapasse o limite.

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Ao longo do dia, conforme as variações do leilão e a qualidade dos seus anúncios, o custo por clique pode atingir o valor máximo definido ou custar muito menos. Essa variação gera o CPC médio, que é o valor médio por clique que você pagou ao longo do dia/semana/mês.

CPM

A sigla significa Custo por Mil Impressões. Esta métrica é válida para a Rede Display do Google onde são exibidos vídeos e banners gráficos. A cada mil visualizações, você pagará um valor X. 

CPA

É o Custo Por Ação (ou Custo por Aquisição). Neste formato, você pagará apenas quando um usuário realizar uma ação no seu site, como envio de um formulário de contato. Apesar de parecer bastante interessante, o CPA não é recomendado para campanhas iniciantes ou profissionais que não possuem muita experiência com o Google Ads porque exige uma configuração mais complexa e um acompanhamento bastante próximo para evitar que o investimento não seja usado com eficiência.

CTR

É a Taxa de Cliques que mostra a relação entre pessoas que visualizaram seus anúncios e pessoas que, de fato, clicaram nestas propagandas. Quanto maior o CTR, melhores são seus anúncios. O Google Ads oferece essa métrica rapidamente, mas para quem tem dúvidas, a conta é a seguinte: cliques / impressões = CTR.

Para que serve o engajamento nas mídias sociais?

Entre os termos do Marketing Digital mais usados nos relatórios de mídias sociais está a palavra engajamento. Ele está relacionado à forma como as pessoas se relacionam com a sua empresa nas plataformas digitais. Um perfil no Instagram que recebe vários comentários demonstra que os usuários são engajados e também que a estratégia virtual escolhida está sendo assertiva. 

Se as suas redes sociais não recebem um alto número de engajamento (ações) está na hora de rever o conteúdo, investimento e layout das suas peças.

Dentro desse universo das mídias sociais, temos também outras palavras interessantes:

Alcance

Imagine a seguinte situação: você divulgou um Onix modelo 2017 no seu Facebook e o usuário Marcos foi impactado pelo conteúdo em seu perfil pessoal. Esta situação gerou uma pessoa alcançada. Se o Marcos curtir ou fazer um comentário no anúncio e alguém da sua rede de amigos, por exemplo, o André visualizar essa interação também será mais uma pessoa alcançada.

O alcance pode ser pago e orgânico. No exemplo citado acima, se o André for impactado pelo comentário do Marcos e visualizar a publicação, terá sido um alcance orgânico.

Mas, se você colocou uma verba no anúncio do Onix 2017 para ele impactar mais pessoas, o alcance do Marcos será considerado pago.

Impressões

Se o Marcos for impactado mais de uma vez pelo anúncio, ele terá visualizado duas vezes e, com isso, irá gerar duas impressões.

Resumindo! 

Alcance = número de pessoas impactada pelo conteúdo. 

Impressões = número de vezes que o conteúdo é exibido. 

O que é ROI?

ROI é a abreviação de Retorno Sobre o Investimento. Trata-se de uma métrica essencial no mundo do Marketing. É usado para avaliar a eficácia e rentabilidade de um investimento, principalmente em relação a anúncios e desenvolvimento de novos produtos. A fórmula básica para calculá-lo é simples:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial ) / investimento inicial

Para verificar a porcentagem, é só multiplicar o resultado por 100. Veja o seguinte exemplo para facilitar o entendimento. 

Imagine que uma loja de veículos investiu R$ 2.000 em anúncios no Google Ads. Com este valor, conseguiu vender um veículo no valor de R$ 40.000. Neste caso:

Ganhos = R$ 40.000 (valor das vendas)

Custos do Investimento = R$ 2.000 (custos com anúncios)

O resultado do cálculo é 19. Para expressá-lo como uma porcentagem, você pode multiplicar por 100:

ROI = 19 * 100 = 1900%

Portanto, o ROI neste exemplo é de 1900%. Isso significa que, para cada R$ 1 investido em anúncios, a empresa obteve um retorno de R$ 19 em vendas. Um ROI de 1.900% indica que o investimento em anúncios foi altamente lucrativo, gerando um retorno significativo em relação aos custos de publicidade. 

O que significa CAC?

O Custo de Aquisição de Cliente, conhecido também como CAC, avalia o custo médio para uma loja conquistar um novo cliente. Vale lembrar que são levados todos os investimentos para atrair estes clientes, desde custo de softwares quanto comissão dos vendedores. A fórmula básica para calcular o CAC é:

CAC = (Custos de Marketing e Vendas) / Número de Novos Clientes Adquiridos

Quanto mais eficiente for a empresa em adquirir compradores a um custo menor, melhor será seu desempenho financeiro. 

O que é ticket médio?

É comum quando você contratar uma consultoria de Marketing ou até mesmo uma agência especializada que receba a seguinte pergunta: qual é o ticket médio da sua loja de veículos? Esse termo nada mais é do que o valor médio de compra (average ticket, em inglês) da revenda. É o valor médio gasto por um cliente em uma única compra.

A fórmula para calcular o ticket médio é:

Ticket Médio = Receita Total Gerada / Número de Transações ou Compras

Por exemplo, se uma loja online gerou uma receita total de R$ 150.000 durante um mês e teve 3 transações de compra nesse mesmo período, o ticket médio seria de R$ 50.000.

Diferença entre newsletter e e-mail marketing

O e-mail marketing é a mensagem que você envia por e-mail aos seus clientes e fornecedores para anunciar uma promoção ou desejar felicitações em uma determinada data.

Já a newsletter é um e-mail marketing com maior periodicidade. Geralmente, é usada para informar novidades das empresas a cada X semanas. Você pode criar uma newsletter semanal, por exemplo, informando quais veículos acabaram de entrar no seu estoque.

Dentro desses termos, existe outro termo bastante comum chamado mailing. O mailing nada mais é do que todos os e-mails de clientes, fornecedores e parceiros reunidos. Um mailing pode -e deve – ter diversas segmentações para você impactar os usuários mais assertivamente.

Modelo de newsletter enviado mensalmente pelo Revenda Mais
Modelo de newsletter enviado mensalmente pelo Revenda Mais

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Graca
Graca
5 anos atrás

Muito obrigada por todas informações de marketing

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