Administrar lojas de veículos nos dias atuais, com certeza, se tornou uma tarefa mais fácil se comparada com algumas décadas atrás.
A tecnologia disponível no mercado atual, junto à internet, possibilitou não só o desenvolvimento de novas formas de comércio e vendas, mas também abriu portas para novas ferramentas capazes de facilitar processos, agilizar tarefas cotidianas e organizar e planejar melhor informações e dados internos.
Inovações do mercado para loja de veículos
Neste post nós listamos 3 destas ferramentas capazes de agilizar a gestão da sua loja de veículos. Fique de olho, pois elas são essenciais e podem fazer toda a diferença na agilidade do seu trabalho, maximizando os seus resultados!
1. Software integrado
A primeira ferramenta essencial para uma gestão moderna e facilitadora para sua loja de veículos é um ERP (Enterprise Resource Planning) ou software de gestão. Basicamente, esse é um programa que você instala em diversos computadores e que permite o acesso dos seus funcionários. Esse tipo de sistema reúne, em um só lugar, todas as etapas de sua loja de veículos, assim como cadastros de clientes e gestão de diversos aspectos internos sobre carros e vendas.
Os benefícios de se ter um software integrado dentro da sua empresa são inúmeros:
- Facilidade para organizar despesas e fluxo de caixa — neste artigo aqui você confere o quanto é importante um registro sólido de despesas;
- Auxílio no controle de estoque (em seu caso, controle de carros);
- Cadastro de clientes — que já mostramos aqui o quanto é importante;
- Lançamento e registro de vendas, pedidos e operações financeiras;
- Acompanhamento em tempo real do status de produção (entradas e saídas);
- Coleta de dados precisos para geração de relatórios;
- Informação sobre o nível de produtividade dos setores e da empresa.
Viu quanto um software integrado é capaz de facilitar todos os processos internos da sua loja de veículo? Além de organização você vai ter mais agilidade, vai melhorar a produtividade e ainda ter dados coletados diariamente para gerar insights valiosos para o seu negócio.
2. Armazenamento Online
Uma empresa gera, diariamente, milhares de dados de informações e documentações. Mas gerar informação não é um problema, a dificuldade é fazer estes dados fluírem rapidamente e com precisão entre os setores internos.
Por exemplo: ao realizar uma venda, deve encaminhar para o setor administrativo/financeiro o acompanhamento de pagamento. Se você fizer isso de maneira manual, levando um papel entre setores da empresa, vai perder um tempo produtivo valioso.
A solução é armazenar estes dados e documentos online, indexados a sua cadeia produtiva. Desta forma, a informação flui com mais rapidez e precisão, diminuindo atrasos e perdas. Além disso tudo, armazenar dados na nuvem permite que você tenha acesso facilitado a todos estes dados posteriormente. Com um clique você procura e encontra todos documentos necessários.
3. Emissão de NF-e Online
Outra ferramenta que facilita e muito a gestão interna é a nota fiscal eletrônica online. Além de agilizar o processo de emissão do documento, há todo um cadastramento automatizado que minimiza os riscos de sonegação de impostos e problemas futuros para a sua empresa. Mais os benefícios vão além:
- Você tem mais facilidade de armazenamento e recuperação de dados fiscais;
- Tem maior controle sobre o fluxo de venda;
- Oferece maior segurança com a certificação digital;
- Reduz erros de lançamento.
Inovações importantes nos veículos
Além da visível evolução dentro das lojas de veículos, há muitas novidades chegando nos automóveis também. Conheça algumas:
1. Venda de carros elétricos
A venda de carros elétricos começou a se tornar uma tendência no mercado automotivo brasileiro. Durante o Salão do Automóvel em 2018 foram apresentados 5 modelos deste automóvel para o público.
Esta novidade tem ganhado força após a sanção da Rota 2030, o novo programa que regulamenta a produção de veículos no Brasil. A partir dela, os modelos elétricos passam a pagar apenas 7% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o que diminui o preço de venda do carro e estimula a produção nacional deste automóvel.
2. Chegada da IA (Inteligência Artificial)
O futuro automotivo deve contar com a presença da Inteligência Artificial nos veículos. Muitas montadoras passaram a procurar parcerias com empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e Apple. A BMW, por exemplo, passou a oferecer o Google Assistant em seus automóveis.
3. Carros cada vez mais conectados
A conectividade está cada vez mais presente em nosso dia a dia e agora ela deve chegar também para as novas gerações de veículos. A tendência é que os motoristas e passageiros consigam usufruir de entretenimento dentro do carro com conexão WiFi, aplicativos de filmes, jogos, músicas, etc.
Além disso, a conexão nos automóveis também deve notificar sobre as condições do trânsito e clima, procurar melhores rotas e fazer o monitoramento do gasto de combustível.
Uma novidade que ainda deve demorar um pouco para chegar aos consumidores é a integração do carro com a casa. A intenção é que o motorista possa ligar o forno pelo seu carro para que a comida esteja aquecida quando ele chegar ou monitorar a geladeira em tempo real para saber se é necessário passar em um supermercado antes de ir para casa.
Inovações importantes nas formas de consumo
Entre outras mudanças que as lojas de veículos precisam ficar ligadas estão as novas tendências nas formas de consumo.
1. Ascensão das lojas de veículos digitais
A internet está presente em praticamente todos os aspectos de nossa vida e as revenda de carros precisam começar a se adaptar para esta mudança. A Fiat e a Volkswagen, por exemplo, anunciaram recentemente a criação de concessionárias digitais.
Nela, o consumidor consegue avaliar todo o estoque da loja através de um óculos de realidade virtual. A ideia das concessionárias digitais é se adequar às novas necessidades do cliente e oferecer a melhor experiência de compra possível.
Lojas de carro que possuem site acabam atraindo mais visitas e tendo mais possibilidades de negócio.
2. Uso de plataformas de comercialização
Apostar no marketing digital é uma tendência que só cresce no ramo de venda de carros. Para os próximos anos, a tendência é que boa parte das lojas de veículos usem as plataformas digitais para se conectar com o seu consumidor e aumentar o faturamento.
Segundo uma pesquisa da Autobuyers Path to Purchase realizada no ano de 2017, 56% dos compradores de automóveis fizeram pesquisas durante a jornada de compras feita em dispositivos móveis.
3. Conectividade no processo de compra
Com o estudo da Autobuyers Path to Purchase em mente fica claro que a conectividade é uma tendência durante o processo de compra. Muitas lojas de carro começaram a perceber que os consumidores já chegam decididos sobre qual modelo comprar e pesquisam pelos preços antes mesmo de sair de casa.
A Mitsubishi, por exemplo, abriu concessionárias em shoppings do Reino Unido e inovou completamente o seu processo de venda de carros. O consumidor agora consegue conversar e tirar suas dúvidas com os vendedores de carro online. Ele escolhe qual modelo gostaria de comprar e só tem contato presencial com a loja na hora de retirar o carro para um test drive.
Entender e se adaptar às mudanças no processo de compras promove benefícios para a loja, como o estreitamento no relacionamento com o cliente e aumento de faturamento a longo prazo. Por exemplo: atender um novo perfil de consumidor, por exemplo, o público millenials, exige algumas estratégias específicas da revenda.
4. O novo consumidor de carro
Segundo pesquisas, a geração que está consumindo carro está mais preocupada em ter uma experiência com este bem do que necessariamente possuí-lo. Alguns estudos também mostram a tendência que as pessoas apreciem o compartilhamento do veículo e procurem por aqueles que ofereçam maior conectividade, autonomia, inteligência artificial e ecologia.
Isso só mostra que as revendas de veículos precisam se adaptar para entender essa nova demanda de clientes e entender que eles buscam por automóveis que ofereçam acessórios de mobilidade, conectividade e não-poluentes.
Vale ressaltar que além do processo de compra é importante que o comércio também se adapte às estratégias para vender mais veículos, seja ela marketing e linguagem de comunicação para atrair este perfil de consumidor.
5. O TaaS (Transportation as a Service, em português Transporte como Serviço)
A mobilidade é um dos principais desafios da modernidade, em especial nas grandes cidades. Nestes casos, a sociedade costuma colocar o carro como o grande problema. Para atender melhor este cenário, muitas montadoras passaram a investir em modelos TaaS, em que os principais objetivos são a economia compartilhada e melhora na mobilidade urbana.
Um exemplo do Transportation as a Service aplicado nas lojas de veículos é DriveNow, aplicativo criado pela BMW e disponível na Europa.
Nele, o cliente consegue alugar um carro de luxo da marca de maneira simples e rápida. Basta escolher o modelo, compartilhar a sua localização e ir até o veículo que estiver mais próximo para dirigir. A função de abrir a porta e dar partida no carro é feita pelo aplicativo. Assim que terminar o trajeto, o usuário estaciona o automóvel e efetua o pagamento. O serviço cobra por minuto usado e não é necessário realizar o reabastecimento.
Além de oferecer uma experiência diferente ao usuário, a ideia do DriveNow também funciona para atrair possíveis consumidores que talvez não tivessem contato com a marca indo em uma concessionária da BMW.
A tecnologia existe para facilitar o seu dia a dia, aumentando sua produtividade e reduzindo erros e perdas. Está esperando o que para começar a usá-la? Use a tecnologia a favor do seu crescimento!
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