Dicas para garantir uma equipe de vendas de automóveis de ponta

garantir uma equipe de vendas de automóveis de ponta

A equipe de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente quando falamos de uma concessionária ou revenda de automóveis. São os colaboradores desse time que fazem o contato efetivo com o cliente e realizam os negócios, garantindo bons resultados no final do mês.

No entanto, para que isso ocorra da melhor maneira possível, é indispensável seguir algumas atitudes.

Através de dicas simples, vamos mostrar aquilo que o gestor pode fazer para garantir uma equipe de vendas de ponta e sempre atuando em alto nível! Quer descobrir quais são elas? Separamos 7 dicas para você aperfeiçoar a sua equipe de vendas e conquistar cada vez mais negócios.

1. Otimize os processos com treinamento interno

A capacitação do profissional de vendas é o que dá um retorno efetivo e mais imediato para a empresa. Infelizmente muitos gestores não adotam essa prática rotineiramente, um erro que pode prejudicar bastante a atuação dessa equipe. O capital gasto nesse tipo de treinamento não deve ser encarado como um gasto, mas sim como um investimento com excelente custo-benefício.

Entenda a qualificação como uma verdadeira aquisição de valor e treine seus colaboradores com ajuda de terceiros e, principalmente, com ações internas. Administradores de alto desempenho percebem que precisam colocar como prioridade o processo de coaching e que isso ajuda na construção da confiança e de unidade na atuação desse setor.

Quando não for possível convidar um palestrante ou profissional para fazer um treinamento interno, você pode incentivar a equipe a se inscrever em cursos gratuitos, por exemplo, e disponibilizar um horário no dia a dia para essa finalidade.

Reflita também sobre a possibilidade de criar um sistema de bonificação educacional para colaboradores que desejam retomar uma faculdade, fazer uma pós-graduação ou um curso rápido de extensão. Que tal oferecer presentes ou uma comissão maior conforme o nível de qualificação adquirido dentro da sua loja?

2. Apresente o seu produto

Sempre que novos veículos chegarem ao seu estoque, apresente-os à sua equipe de vendas. Tire dúvidas sobre condições de financiamento, dados sobre o proprietário anterior e mostre todas as características do carro ou moto, como quilometragem rodada e itens adicionais.

Quanto melhor for o conhecimento do veículo, maiores são as chances dos seus vendedores transmitirem confiança ao cliente em potencial.

O mesmo deve ser feito com promoções: toda vez que uma nova campanha for ativada, explique com antecedência à sua equipe para que haja integração entre o que o cliente vê nas mídias sociais e o que os vendedores irão falar em uma abordagem pessoalmente.

3. Abra canais de comunicação

Comunicar-se com clareza é essencial para qualquer empresa que possua um número considerável de funcionários. Quando isso não é feito de forma satisfatória, perdem-se oportunidades de negócios e muitas vezes acabamos fugindo da forma de atuação e dos valores que desejamos implantar no empreendimento.

Para que sua equipe de vendas fique sempre motivada e funcione da melhor maneira, assimilando os princípios, é indispensável ouvir o que cada um tem a dizer.

Procure estabelecer uma relação de confiança entre a gestão e os funcionários, implantando canais de comunicação diretos. Seja acessível, respeitoso e mostre que a opinião de todos ali será levada em consideração.

4. Crie programas de bonificação

Conforme mencionamos no primeiro item deste artigo, trabalhar com um salário fixo é mais comum, especialmente no Brasil, mas o fato é que criar programas de bonificação e instituir comissões de incentivo pode trazer resultados ainda mais interessantes.

Leia também  Calendário 2022 de vendas: confira as datas para criar promoções na sua loja de veículos

Entenda que, a cada venda nova e a cada cliente conquistado, sua empresa estará crescendo e sua equipe de vendas deve ser recompensada por isso. É uma forma de manter o seu time motivado e também de deixar seus colaboradores mais engajados em cumprir suas metas.

Se você é cliente Revenda Mais, a gestão das comissões é muito mais fácil. Disponibilizamos uma funcionalidade que calcula a bonificação dos vendedores e registra o valor, agilizando o pagamento da comissão no final do mês.

5. Faça reuniões periódicas

As reuniões periódicas são indispensáveis para conseguir uma equipe de vendas de ponta. Elas possibilitam a comunicação interna de estratégias, estabelecimento de metas e análise constante dos indicadores.

Também é uma forma de esclarecer os planos de ação, realinhar estratégias, oferecer feedbacks e até de manter o que está dando certo. Estipule um período de tempo para realizá-las: semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou da maneira que você julgar mais proveitosa.

Apenas não deixe de fazê-las: as reuniões melhorarão consideravelmente os resultados e serão vitais para o engajamento dos funcionários no cumprimento dos objetivos.

6. Dê feedbacks aos seus colaboradores

Ter uma cultura de feedback é essencial dentro de qualquer empresa, principalmente quando são pessoas lidando diretamente com outras pessoas, no caso os clientes.

Uma negociação não foi favorável para a sua loja? Chame seu vendedor e explique todos os motivos para essa situação. Um cliente elogiou o pós-vendas? Repasse o comentário ao responsável pelo fechamento da venda. Sejam coisas boas ou ruins, sempre é bom transmitir à equipe como uma forma de manter a transparência.

Uma dica é realizar reuniões individuais periódicas com cada colaborador, seja da área de Vendas, Financeiro ou Administrativo. Aloque entre trinta ou quarenta minutos a cada quinze dias ou até mesmo a cada um mês para essas conversas particulares.

Nelas, coloque-se à disposição para ouvir situações que não estão agradando o colaborador ou que tenham causado algum tipo de desmotivação e desconforto. Procure entender quais são os objetivos profissionais a curto e longo prazo e de que forma a sua loja está encaixada nesses planos.

7. Utilize um sistema de gestão específico para loja de veículos

Muitas vezes, os seus colaboradores perdem tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas, como o cadastro de novos veículos nos portais especializados. As horas gastas nessas atividades deveriam estar sendo usadas para um treinamento ou até mesmo para uma ligação de pós-venda de um cliente que acabou de adquirir um automóvel.

Os sistemas de gestão, como o Revenda Mais, ajudam nesse objetivo. Ao integrar todos os principais processos de uma loja de veículos, é possível acelerar as atividades mais importantes, otimizar a rotina da equipe e aumentar o seu controle de todas as etapas de uma venda, do anúncio ao CRM.

Com essas dicas será possível ter uma equipe de vendas de automóveis de ponta e garantir bons lucros no final do mês. E você, conhece outras maneiras de melhorar os resultados do time de vendas? Compartilhe conosco nos comentários!

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