O WhatsApp Business para pequenas e médias empresas permite criar um canal oficial para a sua marca em um dos aplicativos mais usados do Brasil, com estimativa de 120 milhões de usuários ativos no país.
Na plataforma, é possível inserir informações importantes, como website, horário de funcionamento, endereço físico e e-mail.
A versão do aplicativo foi divulgada em 2018 e começou a ser usada somente em alguns países, incluindo Indonésia, Itália, México, Reino Unido e nos Estados Unidos.
Porém, meses depois, ganhou espaço no Brasil e se tornou um dos canais preferidos dos clientes para pedir orçamentos ou tirar dúvidas de maneira rápida e sem burocracias.
Com essa versão para empresas você poderá ter um perfil profissional para a loja no WhatsApp, igual já acontece com o Instagram.
Uma das grandes vantagens é que você terá um perfil exclusivo e profissional para a sua loja, auxiliando clientes a encontrarem informações úteis, como o site oficial, onde a empresa está localizada e conferir o horário de funcionamento.
Ter um WhatsApp Business é também uma forma de agregar mais segurança ao relacionamento com seus consumidores e clientes em potencial. Isso porque é preciso fazer uma validação do perfil, reduzindo as chances de alguém mal intencionado se passar pela sua loja.
Existem várias funcionalidades que tornarão a rotina dos seus vendedores mais rápida e organizada, além de promover uma melhor comunicação com os clientes – principalmente entre quem está querendo pedir orçamento de determinado veículo.
Um destes recursos são as mensagens de ausência. Elas funcionam quando já passou o horário de funcionamento da sua loja ou você está temporariamente ausente. É possível ainda enviar uma mensagem de saudação automática para quando um cliente entrar em contato com sua loja pela primeira vez.
Também é possível adicionar mensagens rápidas. Basta configurar uma palavra ou sentença que servirá como atalho e você conseguirá mandar uma mensagem mais longa pré-definida. Essa funcionalidade ajuda muito as lojas de carros, pois o vendedor pode configurar um atalho para a descrição de um veículo, por exemplo. Assim, quando perguntado sobre este assunto, garante agilidade na resposta e que não irá esquecer de nada na descrição do veículo.
Outro recurso presente no WhatsApp Business é a estatística do fluxo de mensagens. Com ela, você terá acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas. Dessa forma, se outro profissional na sua loja é responsável pelo atendimento no aplicativo, será possível acompanhar a qualidade deste retorno e o tempo de demora em responder os clientes.
Além disso, também é possível definir marcadores para seus clientes, assim é facilitada a visão daqueles clientes que têm pagamentos pendentes, aqueles que já pagaram ou até mesmo aqueles que ainda estão realizando a compra do veículo.
E os recursos não param por aqui: o WhatsApp para pequenas e médias empresas possibilita criar um catálogo online com seus principais produtos ou serviços à venda. Para a sua loja de veículos, você consegue, por exemplo, cadastrar os carros que acabaram de chegar ao estoque, adicionando preço e o link do site para o cliente acompanhar informações mais completas.
Para enviar uma promoção ou divulgar um novo veículo a várias pessoas ao mesmo tempo, o WhatsApp Business possui as listas de transmissão. A configuração é bem simples: aba o seu WhatsApp, clique no ícone de três pontos no canto direito superior da tela e clique em “Nova Transmissão”. Depois, selecione todos os contatos que deseja adicionar à lista e pressione o botão “Ok”. É possível criar mais de uma lista e, inclusive, segmentar conforme o perfil dos seus clientes.
O WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger podem ser usados ??no mesmo smartphone, mas cada aplicativo deve ter seu próprio número de telefone. Essa opção é válida para quem possui dois chips no mesmo aparelho.
Um grande diferencial da versão corporativa do aplicativo é a possibilidade de usar um telefone fixo na conta. Inclusive, neste formato, também é possível fazer a verificação de autenticidade da conta.
Durante a verificação, selecione a opção “Me ligue” para receber o código por meio de uma chamada telefônica.
A primeira coisa a se fazer é criar o Perfil Comercial, e nele serão definidos os seguintes itens:
Então a conta da empresa poderá ser categorizada de três maneiras:
Para configurar as Respostas Rápidas o caminho feito é Configurações > Configurações da Empresa.
É possível configurar três tipos de mensagem:
Para adicionar uma mensagem, é só clicar em (+). A mensagem pode ser estruturada em texto e emojis. É possível definir o atalho para uma mensagem colocando uma barra antes do nome do atalho, assim /atalho, com até três palavras-chaves.
Para configurar os marcadores é necessário ir em Configurações > Etiquetas. Além dos marcadores padrões, é possível criar mais marcadores em (+), sendo que a cor do marcador é automaticamente definida. Para usar os marcadores em conversas, deve-se abrir o menu de três pontos disponível na conversa e clicar em “Adicionar etiqueta à conversa” e selecionar qual marcador você quer para a conversa. É possível alterar os marcadores fazendo o mesmo caminho.
Para acessar as Estatísticas do Fluxo de Mensagens, acesse Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas. Porém, não é possível acessar esses dados via desktop e quando acessado, mostra a soma de todas as mensagens sem uma divisão por período.
Para baixar o WhatsApp Business para celulares Android, acesse o link da loja aqui. O aplicativo será identificado como WA Business, com quase a mesma logo do WhatsApp Messenger, só mudando o símbolo de telefone para um “B”.
Mas, se você usa iPhone, poderá baixar o aplicativo diretamente na App Store. Clique aqui para acessar rapidamente.
Nós já fizemos um post falando sobre como usar o WhatsApp como ferramenta de venda na sua loja de veículos. Aproveite para continuar ampliando seus conhecimentos e usar esse aplicativo bastante popular a favor da geração de novos negócios.
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