Você já conhece as principais soft skills de vendedores? Entenda quais são essas habilidades e ajude o seu time a evoluir profissionalmente cada vez mais.
Soft skills são habilidades sociais que fazem parte de cada ser humano. A facilidade em se comunicar ou a capacidade de escutar colegas de trabalho são exemplos deste tipo de característica.
É aquela habilidade que não é adquirida em uma universidade ou curso técnico, e sim ao longo da vida por meio das interações com outras pessoas em diferentes situações.
Cuidado para não se confundir com hard skills – essas são as habilidades técnicas conquistadas pela experiência profissional e cursos de qualificação.
Entram nessa categoria, por exemplo: conhecimento em Excel, fluência no idioma inglês e habilidades em edição de vídeos.
Soft skills de vendedores: por que desenvolver?
Para concretizar a venda de um veículo, o vendedor precisa se conectar ao cliente em potencial. Ele deve transmitir segurança, ser cordial, saber ouvir as necessidades e dores deste consumidor para, então, sugerir um automóvel e as formas de pagamento.
Porém, se o profissional não possui soft skills que o possibilitem criar empatia com o cliente, de nada adiantará todo o esforço do Marketing, aquisição de plataformas de gestão tecnológicas ou até mesmo treinamentos sobre o universo automotivo.
Em uma venda, as habilidades sociais são fundamentais para o sucesso.
Principais soft skills de vendedores de veículos
A seguir, você confere a listagem completa com as sete habilidades que são bem-vindas no universo das revendas de veículos usados e seminovos.
1. Inteligência Emocional
Inteligência emocional é a maneira como os seres humanos lidam com os seus sentimentos e de outras pessoas. É a forma como todos esses sentimentos são gerenciados e afetam a vida cotidiana, positivamente ou negativamente.
Ficar irritado com um cliente, mas não deixar transparecer, é um exemplo da inteligência emocional aplicada no ambiente de trabalho. Essa situação mostra que o profissional controlou o impulso inicial de responder a uma grosseria ou pergunta indesejada.
2. Resolução de problemas
Não desistir na primeira dificuldade e procurar formas de contornar um problema são habilidades sociais extremamente necessárias para a rotina de uma loja de carros.
O cliente não tem um alto valor para a entrada? Busque soluções financeiras para apoiá-lo a concretizar a venda.
As visitas à loja estão fracas? Utilize as mídias sociais para criar curiosidade e desejo entre os seus seguidores.
Um bom vendedor é aquele que não traz somente problemas, mas também sugestões para solucioná-los.
3. Saber ouvir
Uma venda de veículos depende da conexão humana do cliente com o vendedor. Mas, como o profissional conseguirá se conectar sem ouvir o que o consumidor realmente busca? É por isso que essa habilidade é tão importante.
Ao estar aberto ao diálogo, um vendedor entenderá as necessidades daquele cliente, quais veículos ele já teve, motivos para estar trocando de carro, possibilidades de pagamento, enfim, tudo o que ajudará a direcionar o produto ideal dentro do estoque.
4. Orientado a resultados
Um profissional orientado a resultados e metas é aquela pessoa que sente que seu trabalho só será cumprido quando obter uma performance cada vez melhor. Procure ter em sua equipe quem deseja se superar, e não apenas cumprir a jornada diária de trabalho.
Mas, lembre-se também de traçar metas que realmente possam ser atingidas e de compartilhar esses objetivos com toda a equipe, de uma forma transparente e clara.
5. Gerenciamento de tempo
A rotina dos vendedores de lojas de veículos é repleta de atividades, como o acompanhamento daqueles clientes em negociação e relacionamento pós-venda. Em alguns casos, esses profissionais são responsáveis também por cadastrar carros em portais especializados e acompanhar a avaliação de novos veículos.
Mas, para que nenhuma dessas rotinas atrapalhe o desenvolvimento dos negócios, os colaboradores precisam saber gerenciar as suas próprias jornadas diárias.
Quando um profissional não dá conta das suas atividades cotidianas, pode acabar impactando negativamente no desempenho geral da equipe de vendas porque outros vendedores precisarão deixar suas atividades de lado para apoiar em situações mais urgentes.
6. Resiliência
Receber um “não” faz parte da rotina de qualquer vendedor, independente do segmento no qual atua. É por isso que a resiliência se torna tão importante no processo de Vendas.
Nem sempre uma negativa inicial significa que o cliente não fará negócios com a sua loja, e sim que ele pode estar inseguro com o negócio ou querendo pesquisar mais opções pela cidade.
Cabe ao vendedor persistir e não desistir da venda, mas claro, mantendo um equilíbrio no contato comercial com a carteira de clientes.
7. Atitude positiva
Um colaborador que reclama demais ou só vê o lado negativo em qualquer tipo de situação pode acabar impactando o restante da equipe e até mesmo prejudicando o desempenho geral de uma empresa.
É por isso que pessoas com atitudes positivas são tão importantes em uma loja de veículos. Ao tornarem o ambiente de trabalho mais leve, elas impactam e motivam outros colaboradores.
Como ajudar seus vendedores a desenvolverem soft skills?
Conquistar ou desenvolver as soft skills mencionadas anteriormente não é um processo que acontece rapidamente.
Antes de tudo, você pode identificar as habilidades de cada profissional, quais precisam ser desenvolvidas e como sua loja pode apoiar nesse processo, seja com auxílio de um coach ou de um psicólogo.
Dessa forma, será possível traçar um plano para desenvolver individualmente cada vendedor da sua equipe.
Dessas soft skills, quais são as mais importantes na sua opinião? Compartilhe sua opinião nos comentários!