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Qual o tipo de carro ideal para cada tipo de cliente?

A compra de um carro é uma decisão muito importante. Seja para quem é motorista de primeira viagem ou está em processo de troca de veículo.

Nesse momento, o vendedor é crucial na tomada de decisão do cliente.

tipo de carro ideal

Saber qual o tipo de carro ideal para cada tipo de cliente é o elemento-chave para fechar uma venda. Para alcançar esse objetivo, o vendedor precisa assumir o papel de consultor e auxiliar ao cliente durante toda a sua permanência na loja.

Acompanhe as dicas abaixo para tentar identificar o tipo de carro ideal em cada situação.

Antes de tudo, conheça o seu produto

Conhecer bem o veículo que está vendendo transmite confiança para o cliente e, consequentemente, aumenta a credibilidade da empresa. Por esse motivo, o vendedor precisa dominar algumas informações básicas e que devem estar na ponta da língua. Veja abaixo:

  1. Ano de fabricação e modelo;
  2. Capacidade do porta-malas;
  3. Consumo de combustível;
  4. Motorização;
  5. Opcionais (ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e sensor de estacionamento);
  6. Formas de pagamento.

Entenda o seu cliente para oferecer o tipo de carro ideal

Cada cliente deve ser atendido de uma maneira diferente.

Mas calma, não estamos falando de qualidade do atendimento, e sim personalização do atendimento, pois cada potencial comprador tem um perfil e uma necessidade específica.

Confira abaixo alguns perfis de clientes e o tipo de carro ideal para cada um deles:

Solteiro: “só para uns rolês”

O estado civil é uma variável que influencia no valor do seguro, mas essa condição também pode indicar o carro mais adequado para o perfil do seu cliente. Se ele utiliza o veículo apenas para ir pro trabalho ou passear no final de semana, os econômicos são as melhores escolhas.

As opções recomendadas do mercado são:

  1. Volkswagen Up! TSI 1.0
  2. Chevrolet Prisma 1.0
  3. Peugeot 208 1.2
Leia também:  Como vender carros usando o Facebook? [Atualizado 2022]

Família: “segurança e conforto são essenciais”

As minivans e SUVs de porte médio e grande são ótimas opções para quem tem família grande e precisa de bastante espaço. Esses veículos são seguros, repletos de acessórios e podem levar até sete passageiros.

As opções recomendadas do mercado são:

  1. Chevrolet Spin Premier 1.8
  2. Fiat Doblò Essence 1.8
  3. Lifan X80 2.0

Casado: “a opinião do(a) parceiro(a) é fundamental”

Esse é um dos perfis mais difíceis de se agradar porque a escolha do veículo geralmente é compartilhada. Mas, de modo geral, os casais optam por conforto e beleza, e os compactos são uma boa pedida pela economia e facilidade de estacionar.

As opções recomendadas do mercado são:

  1. HB20 Unique BlueMedia 1.0
  2. Onix Joy 1.0
  3. Etios X 1.3

Viajante: “liberdade sempre”

Um veículo para cidade nem sempre é o mais adequado para a estrada. Isso porque os carros para o perfil viajante requerem motor potente, capacidade do bagageiro e, claro, segurança! Os sedãs são os mais indicados para esse público.

As opções recomendadas do mercado são:

  1. Ford Fusion 2.0 hybrid
  2. Renault Logan 1.6
  3. Chery Celer 1.6

Aventureiro: “quanto mais adrenalina, melhor”

Estilo é a principal característica dos clientes com o perfil aventureiro. O veículo mais adequado para esse público exige atributos específicos como espaço, suspensão reforçada e pneus de uso misto. Que tal um crossover?

As opções recomendadas do mercado são:

  1. Hyundai Creta 1.6
  2. Jeep Compass 2.0
  3. Ford Ecosport 1.5

A partir do perfil traçado é possível entender as preferências dos clientes e prever futuras vendas.

A Planilha de Controle de Clientes elaborada pelo Revenda Mais é uma ferramenta essencial para todas lojas as lojas de veículos. Baixe já a sua agora mesmo!

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Marianna Lima
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