Um processo de vendas em loja de veículos permite que o seu estabelecimento conquiste novos negócios constantemente e mantenha os clientes fidelizados por mais tempo. O objetivo principal é tornar a experiência de compra mais completa e satisfatória.
Além disso, traz dados mais precisos para identificar necessidades de treinamento da equipe e agilidade na adaptação às mudanças do mercado, tornando-se uma parte essencial da estratégia de negócios de sucesso.
Por que investir em processo de vendas em loja de veículos?
Definir processos não precisa ser sinônimo de burocracias e entraves. Eles são fundamentais para que haja um alto padrão de qualidade no seu negócio, desde o momento em que o cliente é respondido em anúncios e nas mídias sociais até o pós-venda.
Quando as etapas do trabalho de um vendedor estão bastante claras, os profissionais trabalham de maneira mais eficiente, o que economiza tempo e recursos. Isso resulta em um uso melhor do tempo da equipe de vendas, aumentando o número de leads atendidos e as chances de conversão.
Outro benefício é na contratação de novos vendedores. Isso porque proporciona uma seleção mais criteriosa e aumenta a probabilidade de contratar candidatos que se encaixem nas necessidades da revenda e tenham maior potencial para o sucesso em vendas. Também se reduz o tempo investido no treinamento destes profissionais e no entendimento das políticas da empresa.
Confira as principais dicas que ajudarão você a desenvolver esse processo de vendas inicial na sua loja de carros.
1. Capacite os seus funcionários
A equipe de colaboradores é um dos primeiros passos para ter um processo de vendas em loja de veículos eficiente. Afinal, as vendas se resumem a um contato pessoal entre o vendedor e o comprador.
Por isso, invista em treinamentos e garanta que a equipe saiba atender muito bem o cliente.
Uma boa dica é tentar mudar um pouco a cultura interna e promover a colaboração entre a equipe. Por exemplo, os vendedores geralmente têm uma forte competição entre si, mas porque não a transformar em colaboração?
Assim, os melhores vendedores podem dar dicas para os outros profissionais, elevando o nível de toda a loja.
É importante também registrar formalmente algumas questões do atendimento, como dados obrigatórios que devem ser coletados dos clientes que visitam a loja e o armazenamento em um ambiente digital seguro, como um CRM, que veremos detalhadamente mais à frente.
2. Tenha um bom software de gestão de lojas de veículos
Não basta ter vendedores com um bom discurso comercial. Os profissionais precisam de toda a informação possível para entender o perfil do cliente e identificar, além de registrar, os dados coletados durante o atendimento.
Um sistema de CRM pode ajudar a gerenciar muito melhor a carteira de clientes e leads, tanto em relação àqueles que já compraram um veículo em sua loja e aqueles que já tiveram alguma interação. Assim, fica mais fácil “estudar” o cliente e ter um processo de venda personalizado.
O Revenda Mais, inclusive, possui um CRM exclusivo para o segmento automotivo. Com este módulo, você saberá analisar informações importantes, como: tempo de resposta da equipe de vendas, principais origens de clientes, se a equipe está se comunicando de maneira profissional e outros dados. Agende uma demonstração clicando aqui.
3. Automatize o máximo de funções possíveis
Outra forma que o sistema ajuda é na automação de diversos processos. A gestão de estoque e financeira, por exemplo, é essencial para a saúde de qualquer negócio. Porém, é um processo burocrático e que acaba consumindo muito tempo por parte dos gestores.
Ter uma forma automatizada de fazer estes e outros procedimentos significa que os gestores têm mais tempo para se focar nas vendas.
Isso permite que eles auxiliem os vendedores, oferecendo treinamentos e dicas ou, até mesmo, participando mais ativamente do pátio de vendas.
Com esta experiência de proximidade, é muito mais fácil encontrar problemas e oportunidades para melhorar as vendas.
4. Responda todas as dúvidas dos clientes
No processo de vendas em loja de veículos, o cliente tem ainda mais perguntas do que o normal. Afinal, ele quer saber que está fazendo um bom negócio e conhecer bem o veículo que está comprando.
Por isso, contar com um sistema de gestão permite ter toda a ficha técnica do modelo. Assim, os vendedores têm todas as informações à mão, mais facilmente, para tirar as dúvidas dos clientes e tornar o processo de venda mais interessante.
5. Entenda como é o processo de vendas em loja de veículos
Por fim, mais uma dica valiosa é entender como ocorre o processo de vendas em si. Ou seja, qual é a jornada do seu cliente até chegar à sua loja e fechar a venda? Podem existir diversos caminhos, que começam desde o online ou através do boca a boca de outro cliente.
Conhecer estas informações é essencial para ter mais uma forma de encontrar partes da venda que precisam de melhoria ou que apresentam oportunidades de serem ainda maiores. Afinal, como você vai ter um processo de vendas melhor se não o conhece?
Algumas etapas na jornada do cliente são comuns em todos os segmentos. Procure analisar:
Prospecção – como seus clientes chegam até a sua revenda? Quais são os principais canais utilizados? Elenque todos, desde vídeos no TikTok até panfletagem em frente à loja.
Abordagem – como a sua equipe recebe estes clientes? Qual é o padrão de comunicação quando vêm pessoalmente à loja ou quando pedem orçamento pelo WhatsApp? Os dados são coletados e registrados em algum ambiente digital? Se sim, quais dados são obrigatórios?
Qualificação – o que indica que um lead é qualificado para a sua loja? Ele precisa ter um valor mínimo de investimento em veículo? Sua loja possui todos os tipos de veículos, como sedãs e SUVs?
Proposta – após entender o cliente, como um orçamento é repassado? É feito um registro formal em um documento? Ou apenas enviado por WhatsApp ou e-mail?
Pós-venda – como é acompanhada a venda para garantir a satisfação do cliente? Em caso de reclamação, é fornecido suporte e assistência técnica? Como o cliente deve acionar a sua revenda?
Gestão de relacionamento – quais canais seu time utiliza para a manutenção de um relacionamento a longo prazo com o cliente? Vocês costumam identificar oportunidades para vendas adicionais ao longo do tempo?
Agora que você já possui informações suficientes, coloque o planejamento do seu novo processo de vendas em prática. E se desejar conferir outras informações úteis para o crescimento da sua revenda, faça download do nosso ebook exclusivo “Guia para o Sucesso de Loja de Veículos”. O material é totalmente gratuito e pode ser baixado em poucos minutos. Boa leitura!
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