O que é inventário e como aplicar em lojas de veículos

O inventário é um instrumento de gestão que possibilita que uma empresa consiga aferir se os produtos que se encontram em seu sistema realmente existem no estoque.

De modo geral, é uma ferramenta que é utilizada em indústrias, varejo e atacado. Mas, ultimamente, vem sendo muito usada em lojas de veículos, porque garante maior eficiência operacional e segurança na hora da contagem, além de outras vantagens.

Se ainda não utiliza essa ferramenta por falta de informação ou por que não sabe como aplicar à sua loja de veículos, acompanhe a leitura e conheça o essencial!

Tipos de inventários

Considerando que você já sabe o que é inventário, tendo em vista o início deste conteúdo, vamos direto ao ponto, apresentando quais são os seus tipos e forma de aplicação. Ao todo, são três:

1. Inventário com contagem geral, sem endereço

Nesse tipo, conforme os especialistas, param-se as atividades da loja de veículos, para que assim seja feita uma contagem geral dos carros, peças ou produtos que estão no espaço físico do estoque. O ruim desse inventário é que ele paralisa o funcionamento da loja, o que pode comprometer a sua produtividade, bem como fazer com que perca vendas.

2. Inventário com contagem periódica, sem endereço

Já nesse tipo, estabelecem-se períodos (digamos, de mês em mês) para realizar a contagem, com a intenção de atualizar o sistema do estoque e fazer os devidos ajustes, caso seja necessário.

Esses dois tipos, de modo geral, não são, conforme os estudiosos, boas opções, pois levam um tempo para serem feitos, o que pode prejudicar o devido funcionamento da empresa e elevar os seus custos com pagamento de horas extras. Mas, a seguir, apresentaremos outro que pode funcionar melhor em sua loja.

3. Inventário rotativo, mais indicado para lojas de veículos

Nesse tipo de inventário, a sua loja não precisa parar as atividades, isso porque a lógica desse tipo é que, primeiro, deve-se organizar o estoque por endereçamento dos veículos, peças, etc., o que pode, sem dúvida, fazer com que tal atividade seja feita com economia de tempo e eficiência.

Sendo mais objetivo, constituem-se setor, rua, bloco e andar para as peças, de modo que assim seja possível encontrá-la mais rapidamente para realizar a contagem.

Em um exemplo prático, seria assim:

Pneus do tipo X estão no setor 4, rua A, bloco C, andar 1. Veja que temos aqui um caminho para se encontrar os produtos de maneira mais lógica e fácil. Esse endereçamento pode ser feito no sistema de gestão do estoque da marca ou em uma planilha.

O mesmo vale para carros que estão no estoque. Digamos que existam mais de 100 carros em sua loja e o cliente deseja ver, por exemplo, todos os compactos de entrada. Como, portanto, localizá-los no estoque e, assim, não deixar o cliente esperando? Consultar o sistema do estoque é um caminho mais fácil para identificar a localização dos compactos e, assim, seguir diretamente para eles.

É um exemplo simples, mas que mostra a importância de se contar com um sistema de gestão de estoque, que possibilite que realize não só um inventário de forma eficiente e produtiva, mas também que lhe ajude a prestar um atendimento de excelência ao seu público de interesse.

Agora que sabe o essencial a respeito do inventário e caminhos de aplicação em sua loja de veículos, não deixo de adotá-lo. Fazendo isso, você manterá a sua loja sempre organizada, como assim precisa ser para se evitar prejuízos!

Caso tenha gostado deste texto, por que não aproveita o momento para conferir outros em nosso blog? Aproveite para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos!

Revenda Mais

View Comments

Recent Posts

Entrevista com o colaborador: conheça a trajetória e rotina de um Inside Sales no Revenda Mais

Aqui no Revenda Mais, acreditamos que são as pessoas que fazem a diferença. Por isso,…

2 meses ago

Como a tecnologia reduz custos em revendas de veículos

A tecnologia reduz custos em revendas de veículos como a sua, e você já deve…

3 meses ago

7 estratégias eficazes para otimizar a produtividade na revenda de veículos

Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…

10 meses ago

Como utilizar técnicas de Upselling e Cross-Selling para aumentar suas vendas de veículos

Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…

11 meses ago

Tendências emergentes na mobilidade: Como as mudanças no setor afetam as lojas de veículo

No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…

1 ano ago

Os maiores desafios na revenda de carros usados e como superá-los

O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…

1 ano ago