O inventário é um instrumento de gestão que possibilita que uma empresa consiga aferir se os produtos que se encontram em seu sistema realmente existem no estoque.
De modo geral, é uma ferramenta que é utilizada em indústrias, varejo e atacado. Mas, ultimamente, vem sendo muito usada em lojas de veículos, porque garante maior eficiência operacional e segurança na hora da contagem, além de outras vantagens.
Se ainda não utiliza essa ferramenta por falta de informação ou por que não sabe como aplicar à sua loja de veículos, acompanhe a leitura e conheça o essencial!
Tipos de inventários
Considerando que você já sabe o que é inventário, tendo em vista o início deste conteúdo, vamos direto ao ponto, apresentando quais são os seus tipos e forma de aplicação. Ao todo, são três:
1. Inventário com contagem geral, sem endereço
Nesse tipo, conforme os especialistas, param-se as atividades da loja de veículos, para que assim seja feita uma contagem geral dos carros, peças ou produtos que estão no espaço físico do estoque. O ruim desse inventário é que ele paralisa o funcionamento da loja, o que pode comprometer a sua produtividade, bem como fazer com que perca vendas.
2. Inventário com contagem periódica, sem endereço
Já nesse tipo, estabelecem-se períodos (digamos, de mês em mês) para realizar a contagem, com a intenção de atualizar o sistema do estoque e fazer os devidos ajustes, caso seja necessário.
Esses dois tipos, de modo geral, não são, conforme os estudiosos, boas opções, pois levam um tempo para serem feitos, o que pode prejudicar o devido funcionamento da empresa e elevar os seus custos com pagamento de horas extras. Mas, a seguir, apresentaremos outro que pode funcionar melhor em sua loja.
3. Inventário rotativo, mais indicado para lojas de veículos
Nesse tipo de inventário, a sua loja não precisa parar as atividades, isso porque a lógica desse tipo é que, primeiro, deve-se organizar o estoque por endereçamento dos veículos, peças, etc., o que pode, sem dúvida, fazer com que tal atividade seja feita com economia de tempo e eficiência.
Sendo mais objetivo, constituem-se setor, rua, bloco e andar para as peças, de modo que assim seja possível encontrá-la mais rapidamente para realizar a contagem.
Em um exemplo prático, seria assim:
Pneus do tipo X estão no setor 4, rua A, bloco C, andar 1. Veja que temos aqui um caminho para se encontrar os produtos de maneira mais lógica e fácil. Esse endereçamento pode ser feito no sistema de gestão do estoque da marca ou em uma planilha.
O mesmo vale para carros que estão no estoque. Digamos que existam mais de 100 carros em sua loja e o cliente deseja ver, por exemplo, todos os compactos de entrada. Como, portanto, localizá-los no estoque e, assim, não deixar o cliente esperando? Consultar o sistema do estoque é um caminho mais fácil para identificar a localização dos compactos e, assim, seguir diretamente para eles.
É um exemplo simples, mas que mostra a importância de se contar com um sistema de gestão de estoque, que possibilite que realize não só um inventário de forma eficiente e produtiva, mas também que lhe ajude a prestar um atendimento de excelência ao seu público de interesse.
Agora que sabe o essencial a respeito do inventário e caminhos de aplicação em sua loja de veículos, não deixo de adotá-lo. Fazendo isso, você manterá a sua loja sempre organizada, como assim precisa ser para se evitar prejuízos!
Caso tenha gostado deste texto, por que não aproveita o momento para conferir outros em nosso blog? Aproveite para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos!
Muito bom pela fica sobre inventario
Que bom que gostou, Eloy 🙂