Há mais de um ano, o mundo foi surpreendido pelo surgimento da COVID-19, uma doença que causa infecções respiratórias e tem gerado a morte de milhões de pessoas em todas as partes do planeta, desde a América do Sul à Europa.
Como o coronavírus, popularmente chamado, pode ser transmitido entre pessoas por meio de pequenas gotículas do nariz e da boca – expelidas em um espirro, por exemplo – os governantes brasileiros e autoridades sanitárias recomendam o distanciamento social como a principal ferramenta para evitar o alastramento da doença.
Além disso, outros cuidados são essenciais, entre eles: lavar as mãos com água e sabão ou, quando não for possível higienizar as mãos desta forma, passar álcool em gel 70%; deixar as janelas bem abertas; ao chegar em casa, colocar as roupas para lavar imediatamente; se for espirrar, cobrir nariz e boca com a parte interna dos braços; não compartilhar itens pessoais; e utilizar máscaras faciais de proteção, priorizando os modelos profissionais, como máscaras cirúrgicas e as PFF2 – estas últimas usadas no início da pandemia somente por profissionais da saúde.
Atualmente, mesmo um ano após o surgimento da doença, novas variantes mais agressivas têm surgido, o que fez com que municípios e governos estaduais decretassem novamente medidas, como a abertura apenas dos serviços considerados essenciais, como supermercados e farmácias.
Com isso, os segmentos de serviços e comércio, como lojas de veículos, precisam reinventar a forma como vendem seus produtos.
Mas, como sobreviver nesse caos sem perder clientes? Como fidelizar o cliente que já tem? Como conquistar novos consumidores? O blog da Revenda Mais separou algumas dicas para que você passe por essa crise utilizando os meios digitais e a relação com sua carteira atual de clientes.
Vem com a gente:
1. Movimente suas redes sociais
Já falamos aqui sobre as dicas do marketing digital para revenda de veículos e, hoje, é ele quem vai te ajudar a superar essa crise.
Mantenha-se ativo em suas redes sociais, equilibrando conteúdos comerciais e informativos. Antes de tudo, faça um cronograma de publicações e elenque os principais assuntos que serão abordados e em quais dias da semana.
Defina também os melhores horários para colocar os conteúdos no ar. Cada mídia social possui um horário ideal. Uma pesquisa da Rock Content mostra que no Facebook os melhores horários são nas quartas-feiras, entre 11h e 14h. Já domingo deve ser evitado por ser o dia com menor engajamento.
No Instagram, o melhor dia de engajamento é quinta-feira, entre 13h e 15h. A quarta-feira também tem demonstrado boa interação, mas às 14h.
Procure sempre testar diferentes horários e retornar às publicações para identificar se realmente eles combinaram com seu público-alvo e geraram comentários, reações e compartilhamentos.
Em relação ao conteúdo, especialistas de Marketing Digital defendem que é preciso existir tanto atualizações comerciais, como a divulgação de um novo veículo em estoque, quanto dicas que aproximem e estreitem a relação entre loja e internautas.
Entre os assuntos diferenciados que podem ser abordados por você, estão:
- Dicas de higienização do veículo
- Dicas de conservação do veículo
- Mitos e verdades das leis de trânsito
- Frases e textos motivacionais
- Novidades sobre o segmento automotivo
2. Mantenha seu site atualizado
Na rotina do dia a dia você não consegue deixar seu site atualizado? Esse é o momento! Reveja as fotos, retire os carros que você já vendeu, inclua os novos veículos do estoque.
Adicione também mais dados do carro que não havia incluído ao cadastrá-lo, como ano, quilometragem, se é único dono ou não, se já houve sinistro… Não perca essa oportunidade!
Se você é cliente Revenda Mais, aproveite para levar o estoque à sua página empresarial do Facebook através de uma API exclusiva. Com ela, todos os carros em seu site estarão disponíveis também na sua fan page dentro de uma aba chamada Estoque.
3. Mantenha seu WhatsApp ativo
Apesar da sua revenda estar fechada para visitas presenciais, você pode continuar atendendo online.
Divulgue em suas redes sociais o número de seu WhatsApp, avise que estão atendendo online, colete as informações dos interessados que entrarem em contato, simule valores para os clientes – os bancos continuam fazendo análise de crédito e financiamentos. Essa é a oportunidade de se sobressair no mercado!
Não esqueça também de ajustar as informações do seu WhatsApp Corporativo para transmitir confiança e segurança com quem estiver fazendo orçamentos com sua equipe.
Coloque o logo da sua empresa na foto de perfil, adicione horários de funcionamento, endereço físico, a URL do seu site e, se possível, insira uma breve descrição a respeito da sua loja, especificando os tipos de carros comercializados, parcerias com bancos e financeiras e outras informações relevantes.
4. Entre em contato com seus antigos clientes
Com o CRM da Revenda Mais, você tem registrado todos os clientes que já passaram por sua loja, o veículo que comprou, data da compra, quais os carros que ele estava procurando… Que tal reativar o contato com ele?
Chame pelo WhatsApp, ligue se preferir, pergunte como está o veículo, se ele está pensando em trocá-lo, conte sobre o estoque de sua loja. Quando a crise passar, ele lembrará de você ao procurar um novo carro para comprar.
5. Estreite relacionamento com seus atuais clientes
O cliente acabou de comprar o carro com você ou ficou interessado em um dos seus veículos? Não perca contato!
Comente que a loja estará fechada nos próximos dias, mas assim que tudo voltar ao normal, você avisará pelo WhatsApp. Se ele tiver dúvidas, pode entrar em contato com você… Assim, você estreita o relacionamento com o cliente, que se sente valorizado e feliz por alguém se importar com ele.
Aproveite também para enviar informações úteis para o dia a dia dos seus clientes, por exemplo, sobre como fazer uma higienização completa contra o coronavírus. Estes dados podem ser compartilhados pelo WhatsApp ou através de e-mails marketing periódicos.
6. Envie o máximo de fotos aos seus clientes e atenção redobrada nas visitas presenciais
Caso a sua cidade tenha decretado fechamento de revendas de veículos, evite test-drives neste momento. Porém, você ainda pode enviar o máximo de fotos dos veículos que seu cliente teve interesse para comprovar o bom estado do automóvel.
Fotografe a parte interna, sistema de som, pneus, parte traseiras e mostre, inclusive, pequenos defeitos que possam constar na pintura para demonstrar que a sua loja é uma empresa transparente e íntegra.
7. Agende horário com seus clientes
No caso de visitas presenciais, solicite que seu cliente não leve acompanhantes para evitar aglomerações e exija a utilização de máscara facial. Sempre que possível, mantenha também distância de, no mínimo, um metro e meio com outras pessoas.
Assim, você consegue mostrar o veículo, vendê-lo e ainda os dois se protegem.
8. Incentive seus funcionários a fazerem cursos online
Muitos sites e universidades estão disponibilizando cursos online e você pode incentivar seus funcionários a aproveitarem essa oportunidade para se aperfeiçoar. Várias disciplinas são gratuitas ou com preços super acessíveis. Algumas instituições estão com até 80% de desconto nas primeiras mensalidades de pós-graduação e MBA.
A USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, conta com um canal especial chamado “Veduca”, com diversas opções para esta quarentena.
Recentemente, desenvolvemos um artigo completo com lista de 6 cursos gratuitos para revendas de veículos. Os cursos vão desde Atendimento ao Cliente à Gestão de Pessoas. E o melhor: você e sua equipe recebem um certificado ao final da maioria dos cursos mencionados.
Se tiver dúvidas com relação ao nosso sistema de gestão de lojas de veículos, nosso time está pronto para te atender – mesmo à distância. Aproveite esse tempo para fazer treinamentos e entender melhor sobre o Revenda Mais. Estamos aqui para vocês.
E lembre-se: o mais importante dessa crise é não se desesperar! Se todos nós respeitarmos os decretos estabelecidos pelos governos, iremos vencer a COVID-19 mais rápido.
Juntos somos mais fortes.
#TodosJuntosContraOCoronavírus
Vocês são top demais, sempre na frente e nos apoiando nestas horas e momentos tão difíceis.
Mas vamos pra frente.
Gratidão equipe Revenda Mais
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