Higienização interna de veículos para lojas de carros

Confira todas as dicas para você fazer a higienização interna de veículos para lojas de carros corretamente e garantir maiores chances de vendas do seu estoque.

Um cliente interessado em comprar um veículo usado não se preocupa apenas com a qualidade mecânica, e sim com a aparência. E é por isso que fazer a higienização do seu estoque é tão importante: ela ajuda a impressionar os consumidores, possibilita tirar melhores fotos e mostra o compromisso da empresa com pequenos detalhes.

Assim como a manutenção externa do veículo, o procedimento deve ser realizado periodicamente enquanto os veículos estiverem na sua garagem. Vale reforçar que, além da estética, a limpeza correta ajuda a prolongar a vida útil da pintura e dos itens internos, garantindo mais segurança e conforto aos ocupantes.

Principais benefícios da higienização interna de veículos

Ácaros, fungos e bactérias podem facilmente se acumular dentro dos veículos, principalmente naqueles modelos que ficam muitos dias fechados dentro da sua loja. O resultado desse acúmulo é o mau cheiro e até mesmo comprometer o bom funcionamento de componentes, como do ar-condicionado.

Com a higienização interna, é possível combater esses problemas e garantir mais conforto do cliente que fará um teste-drive, além dos próprios vendedores que acompanharão o consumidor.

Quando a higienização deve ser feita?

Antes mesmo de um veículo ser disponibilizado para venda, é recomendado fazer uma limpeza completa. 

Mas, após a compra, você pode orientar seus clientes sobre a seguinte informação: a recomendação é que a higienização interna do veículo seja feita no máximo a cada seis meses. Procure por uma empresa especializada e que utilize produtos e equipamentos homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E para uma higienização completa, não esqueça do filtro do ar-condicionado. Isso porque pó, fungos e bactérias se acumulam no interior da peça, causando a obstrução dos tubos da câmara de refrigeração e danos à saúde.

Como a higienização interna de veículos é feita?

Se você e sua equipe costumam fazer as higienizações na sua revenda, fique atento a essas dicas:

Carpetes e tapetes

Dependendo do tempo que o carro não é submetido a uma higienização, esses itens podem conter ácaros, poluentes biológicos que se proliferam pelo calor ou umidade, e outras sujeiras que ficam retidas entre as fibras do estofamento.

Comece retirando o tapete do carro e utilize um aspirador para remover a sujeira e o pó acumulado tanto no tapete quanto na região onde ele estava dentro do veículo. Use um limpador específico para tapetes de carro e aplique nas áreas manchadas ou sujas, deixando o produto agir por alguns minutos para dissolver a sujeira.

Você pode usar uma escova de dentes velha ou uma escova de limpeza de tamanho pequeno para remover aquelas manchas de difícil acesso. Deixe o tapete secar ao ar livre, longe da luz solar direta. Certifique-se de que ele esteja completamente seco antes de colocá-lo de volta no carro.

Bancos de couro

Antes de aplicar qualquer produto de limpeza, faça um teste em uma pequena área no banco, garantindo que não vá manchar.

Como o ressecamento é muito comum em bancos de couro, produtos que hidratam a superfície são recomendados porque prolongam a vida útil do estofado.

Uma limpeza básica tem os seguintes passos: 

  • Aplicar o produto no banco e esfregar suavemente para evitar riscos ou arranhões;
  • Enxaguar o banco com um pano umedecido;
  • Secar o banco completamente com um pano seco.

Bancos de tecido

Sujeiras, líquidos e outras substâncias costumam penetrar com mais facilidade nos bancos de tecido. Por isso, são recomendados produtos que amoleçam a sujeira, retirando-a totalmente. 

Mas, aqui o cuidado é semelhante ao banco de couro: faça um teste do produto em um pequeno espaço do banco para garantir que não haverá nenhuma mancha.

Atenção também à higienização externa de veículos

A limpeza externa de um veículo contempla a carroceria, vidros, pneus, rodas e outras partes expostas. Confira o passo a passo:

  • Lave a carroceria com água e sabão neutro, usando uma esponja ou escova macia para evitar arranhões.
  • Limpe os vidros com um produto específico para vidros ou misture água com vinagre branco.
  • Limpe os pneus e rodas com produtos específicos na remoção de gordura.
  • Enxágue bem o veículo com água limpa.
  • Seque o veículo com toalhas de microfibra para evitar manchas e arranhões.
  • Para finalizar, proteja a pintura com um polimento ou protetor de brilho para manter o brilho e dar uma melhor aparência ao veículo.

Atenção! Leia sempre as instruções dos produtos antes de usá-los. Além disso, certifique-se de proteger as partes elétricas, como faróis e lanternas, durante a limpeza.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nosso blog e veja outras dicas para o seu estoque surpreender os clientes em potencial.

Revenda Mais

Recent Posts

7 estratégias eficazes para otimizar a produtividade na revenda de veículos

Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…

7 meses ago

Como utilizar técnicas de Upselling e Cross-Selling para aumentar suas vendas de veículos

Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…

7 meses ago

Tendências emergentes na mobilidade: Como as mudanças no setor afetam as lojas de veículo

No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…

12 meses ago

Os maiores desafios na revenda de carros usados e como superá-los

O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…

1 ano ago

Como construir uma equipe de vendas de alta performance na revenda de seminovos

O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…

1 ano ago

Como fidelizar clientes em lojas de veículos seminovos: 5 dicas essenciais para aumentar as vendas

Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…

1 ano ago