Para ter sucesso em sua loja, antes mesmo de pensar nos clientes é preciso olhar para dentro do seu negócio.
Melhorar os processos internos da revenda de veículos é muito importantes para o funcionamento, organização e entrega de resultados da empresa.
Aumentar as vendas em uma loja de veículos exige planejamento e, para isso, também é preciso otimizar o tempo. Porém, não é preciso se desesperar achando que essa é uma tarefa impossível.
Com um pouco de organização e adotando algumas técnicas, é possível manter a organização de loja e evitar perda de tempo com assuntos e ações desnecessárias.
Ignorar o desenvolvimento contínuo dessas atividades pode prejudicar diretamente sua produtividade, o cumprimento dos seus objetivos e, indiretamente, suas vendas.
Como melhorar os processos internos da revenda de veículos
Neste artigo apresentaremos as 5 melhores práticas para otimizar seus processos internos da revenda de veículos. Continue a leitura!
1. Melhore a comunicação interna
O primeiro passo para qualificar os processos internos é eliminar os ruídos na comunicação. Quando há uma cultura muito hierarquizada, com barreiras nos diálogos entre os funcionários de diferentes áreas e níveis, o andamento das atividades se torna mais confuso, caro e demorado.
A solução para isso é dar liberdade para que os colaboradores possam trocar ideias, opiniões e feedbacks em diversos canais (intranet, redes sociais, murais, etc.). Dessa maneira, haverá um melhor entendimento na delegação de responsabilidades.
A comunicação interna, pode afetar até mesmo durante um processo de venda, por exemplo, alguma dúvida que o cliente teve, mas o vendedor não soube responder, e por falta de comunicação interna, a resposta que o cliente queria demorou para chegar ou sequer chegou, causando na perda da venda. Por isso manter sempre uma boa comunicação interna é essencial.
Além de que a comunicação interna ajuda sua equipe a trabalhar cada vez mais como um time, baixando o risco de conflitos internos. Pense em sua empresa como um corpo, em que cada setor é um órgão, cada setor deve trabalhar com o outro, não ser totalmente dependente, e sim ter a capacidade de um contribuir com o outro, os maiores problemas podem ser evitados caso algum setor tenha cometido alguma falha.
2. Padronize os processos internos
A padronização de processos ajuda a manter uma ordem sobre as suas atividades internas. Sua principal função é alinhar, dar referências de qualidade e direcionar as tarefas para o cumprimento de suas metas.
Por meio desse conceito, os funcionários, desde o setor financeiro até a limpeza, sabem exatamente qual o seu papel, seus objetivos e têm os seus trabalhos mais simplificados. Assim, diminuem-se os desperdícios de tempo e recursos em sua loja.
Mais do que isso, padronizando os processos internos de sua loja, ajuda também em sua organização e supervisão, pois assim o ambiente não estará uma confusão e quando alguém tiver uma dúvida, saberá onde perguntar.
Definir regras que sejam objetivas e claras pode ser uma ótima alternativa para sua loja de veículos.
3. Capacite seus funcionários
Colaboradores mais bem preparados estão mais propensos a executar melhor as suas tarefas, certo? Então, não abra mão de investir em um dos seus ativos mais valiosos: o seu público interno.
Ao envolvê-los em um treinamento, você estará criando uma equipe mais qualificada, atualizada e, principalmente, autônoma — capaz de agilizar processos com mais segurança.
Os clientes hoje procuram por ótimos atendimentos, sendo um dos grandes fatores em uma venda, por isso é importante ter em mente que o treinamento dos funcionário não é uma despesa inútil.
Não somente foque no treinamento de sua equipe, tente também motivar ela, pois uma equipe motivada terá muito mais eficiência.
É um ganho que é bom não apenas para o desempenho do seu negócio, mas também para a carreira dos seus funcionários.
4. Mapeie os processos
O mapeamento se trata da documentação, definição de etapas e diagnósticos para os processos. É um conceito que ajuda os gestores e os próprios colaboradores a detectarem os pontos que podem ser otimizados durante as atividades.
É possível padronizar os documentos de acordo com cada setor que ele corresponde, e com subpastas para manter uma boa organização, por exemplo, Finanças > Salários Funcionários, ao segmentar cada documento, posteriormente, quando for procurar, fica mais fácil de encontrar tal documento.
A partir de uma organização estruturada você compreenderá melhor sobre fluxos de trabalho, tarefas operacionais, etapas cruciais e assim por diante.
Ele deve ser acompanhado de um monitoramento por meio de indicadores de desempenho, que certificam se os objetivos e metas estão sendo atingidos. Enfim, são atividades que trazem mais controle sobre a dinâmica interna da sua loja.
É importante ter conhecimento e o entendimento dos processos internos da loja, saber quem está participando, e o que cada um tem responsabilidade durante o processo.
5. Informatize sua gestão
O uso de bancos de dados físicos, principalmente de papéis, é um retrocesso nas gestões das empresas atualmente. A migração para os softwares de gestão em nuvem é uma realidade necessária para garantir mais agilidade, segurança, mobilidade, redução de custos e inteligência aos processos internos da sua empresa. Esses sistemas integram os setores da loja, facilitam a geração de relatórios e qualificam a tomada de decisão.
O sistema de gestão na nuvem, permite virtualizar sua infraestrutura de TI e ter acesso às mesmas aplicações e facilidades que tem hoje, porém sem estar preso a máquinas ou a ambientes físicos.
Ele permite reduzir custos, uma vez que você não precisará investir e manter um arcabouço tecnológico, além de trazer mais segurança aos dados da sua empresa, que ficarão salvos de maneira segura na nuvem e não estarão sujeitos a eventualidades como defeitos nos equipamentos.
6. Integre todos os setores
Para funcionar perfeitamente, a empresa precisa que todos os seus departamentos atuem em conjunto para o crescimento do negócio.
Imagine a seguinte situação: de acordo com as últimas análises do setor financeiro é necessário aumentar o faturamento em 10%. Para este crescimento, a empresa deve encontrar formas de reduzir custos e aumentar o número de vendas. Essas duas medidas são muito mais fáceis de serem colocadas em prática quando há uma integração entre todas as áreas.
7. Defina metas claras e possíveis
Para que todos os processos internos caminhem para a mesma direção é necessário conhecer qual o destino, ou seja, é importante que os seus colaboradores conheçam as suas metas e objetivos e saibam o que é esperado deles. Quando um gestor não deixa claro o que espera de sua equipe, é provável que ela sofra com a insegurança de não saber se estão no caminho certo.
O dono ou gerente da loja de veículos deve definir metas claras e possíveis e apresentá-las a todos os envolvidos.
É importante ressaltar que o objetivo deve ser possível de ser realizado. Isso significa que ele não deve ser tão fácil que não estimule o desafio, mas também não pode ser impossível de conquistar, pois pode ter o efeito contrário, que é desestimular o time. A definição de metas é um passo importante para tornar a equipe mais produtiva e eficiente.
Benefícios de melhorar os processos internos
Apostar na gestão de processos internos pode trazer diversos benefícios ao seu negócio e favorecer o alcance de objetivos estratégicos. As principais vantagens dessa atitude são:
1. Maior rapidez na tomada de decisão
Com a mensuração e controle dos processos internos, o gestor consegue ter em mãos as informações necessárias para tomar decisões assertivas mais rapidamente.
Isso também contribui para que seja definida uma lista de prioridades reais, aumentando o potencial de oportunidades do negócio.
2. Maior qualidade no serviço
Com processos internos mais eficientes e automatizados, as lojas têm mais tempo para otimizar e melhorar a qualidade de seu serviço. Isso também traz maior satisfação ao cliente, que tem as suas expectativas atendidas e pode voltar a fazer negócio com a loja de carros.
3. Estímulo à integração entre todas as áreas
Ao conhecer e monitorar todos os processos necessários para ter resultado, a empresa ganha com a integração entre os seus setores. Com a gestão, os colaboradores sabem exatamente o que cada um faz e como a sua ação influencia outras operações, seja de seu departamento ou não.
Isso faz com que a loja atue de maneira sincronizada, aumentando suas chances de sucesso.
4. Aumento de produtividade
A partir do momento em que o lojista tem conhecimento total e claro sobre todos os processos internos, ele consegue escolher assertivamente quais as operações precisam de mais ou menos recursos e se elas podem, ou não ser automatizadas.
Com essa vantagem em mãos, a loja de carros otimiza também a gestão de recursos humanos e aumenta a sua produtividade. Isso porque a equipe passa a trabalhar de maneira muito mais eficiente, diminuindo erros e a necessidade de retrabalhos, sobrando mais tempo para o cumprimento de metas e objetivos.
A médio prazo, o aumento da produtividade leva ao crescimento do faturamento e lucratividade.
5. Redução de custos
Boa parte dos negócios possuem, em algum ponto de seus processos, gargalos e pontos de desperdícios. Essas situações limitam o potencial da loja de crescer e se desenvolver, além de promover o gasto desnecessário de recursos.
Essas falhas acabam comprometendo todo o fluxo de processos internos, os deixando menos eficazes e longe de seus objetivos e metas. Quando a revenda tem uma boa gestão de processos, este cenário muda positivamente.
Com a mudança surge o aumento da produtividade, crescimento no número de vendas e redução de custos. Afinal, os recursos passam a ser aplicados de maneira mais assertiva e com maior potencial de resultados, ao invés de serem gastos desnecessariamente em gargalos e pontos de desperdícios.
6. Aumento da robustez
Toda loja de carros deseja crescer e prosperar, certo? Contudo, para que esta ascensão aconteça de forma efetiva, a empresa também deve trabalhar na sua estruturação.
Por exemplo: a venda de veículos têm aumentado a cada dia, assim como o fluxo de trabalho. Se o negócio não possui uma robustez para lidar com esse crescimento, ele se torna desorganizado e pouco estratégico, o que pode acabar deixando a loja em uma situação complicada.
Para que isso não aconteça, a loja deve ter uma gestão de processos internos eficiente. Assim, ela consegue aumentar a sua robustez, o que garante maior segurança no momento de expansão, seja abrindo novas filiais ou investido em um estoque.
7. Agrega valor para o cliente
Com uma gestão de processos internos eficiente, os gargalos são eliminados e os custos reduzidos. Isso permite que a loja de veículos invista para melhorar a qualidade do serviço e atendimento, assim como na automação de tarefas.
Por exemplo: dentre toda a operação foi identificado que o processo de documentação de checklist de veículo vendido costuma dar problema. Com esta descoberta, o gestor sabe exatamente onde investir em melhoria para garantir um serviço otimizado e melhor ao cliente.
Isso faz com que o consumidor enxergue a loja com um valor maior. Afinal, ela prestou atenção nas reclamações, reconheceu as suas fraquezas e trabalhou para acabar com elas.
Quanto mais o cliente percebe o valor da revenda de veículos, maior é o seu nível de satisfação. Neste cenário, as chances do cliente voltar a comprar com a loja aumenta consideravelmente, assim como ele recomendar a loja para pessoas próximas.
8. Amplia a competitividade
Agregar valor para o cliente está ligado diretamente à competitividade da loja perante ao mercado, tornando-se um ciclo vicioso.
Com uma gestão de processos internos eficiente, a empresa consegue aproveitar melhor os recursos, eliminar gargalos e aumentar a produtividade. Consequentemente, este cenário garante maior lucratividade na venda de veículos, garantindo poder aquisitivo para investir em aperfeiçoamentos e um posicionamento competitivo no mercado.
Os esforços para aperfeiçoar os processos internos da sua loja podem resultar em melhorias no ambiente de trabalho, economia e produtividade.
São soluções que focam, principalmente, em uma melhor organização da empresa, mas sem abrir mão da tecnologia, da comunicação, da padronização e do treinamento dos seus funcionários.
Enfim, é um conjunto de ações que trarão mais controle e eficiência para a gestão e operação do seu negócio.
Se você viu que essas dicas podem ser úteis para aprimorar os processos internos da revenda de veículos, compartilhe-as em suas redes sociais e faça com que mais gestores aprendam a melhorar as atividades da empresa!
[…] disso, os softwares de gestão permitem que o gestor tenha pleno controle dos processos internos do negócio, o que facilita a coleta de informações relevantes para a tomada de […]
O que mais dá dor de cabeça em uma loja de veículos é documentação.. queria uma orientação nessa parte.. Como não deixar pendência.
Olá Sú, vamos preparar um conteúdo sobre a sua solicitação em breve. Assine a nossa newsletter semanal para acompanhar e não perder nenhuma dica.
Um abraço!
Equipe Revenda Mais
Oi Sú, passando aqui pra dizer que fizemos um vídeo que mostra como gerenciar as pendências através do sistema Revenda Mais. Dá uma olhada e se tiver alguma dúvida é só entrar em contato.
Semana que vem teremos um post aqui no blog sobre pendências também.
https://www.youtube.com/watch?v=EkqlTCC1QYA&t
Um abraço!
Equipe Revenda Mais
Oi Sú, passando aqui pra dizer que fizemos um vídeo que mostra como gerenciar as pendências através do sistema Revenda Mais. Dá uma olhada e se tiver alguma dúvida é só entrar em contato.
Semana que vem teremos um post aqui no blog sobre pendências também.
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Um abraço!
Equipe Revenda Mais