A equipe de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente quando falamos de uma concessionária ou revenda de automóveis. São os colaboradores desse time que fazem o contato efetivo com o cliente e realizam os negócios, garantindo bons resultados no final do mês.
No entanto, para que isso ocorra da melhor maneira possível, é indispensável seguir algumas atitudes.
Através de dicas simples, vamos mostrar aquilo que o gestor pode fazer para garantir uma equipe de vendas de ponta e sempre atuando em alto nível! Quer descobrir quais são elas? Separamos 7 dicas para você aperfeiçoar a sua equipe de vendas e conquistar cada vez mais negócios.
A capacitação do profissional de vendas é o que dá um retorno efetivo e mais imediato para a empresa. Infelizmente muitos gestores não adotam essa prática rotineiramente, um erro que pode prejudicar bastante a atuação dessa equipe. O capital gasto nesse tipo de treinamento não deve ser encarado como um gasto, mas sim como um investimento com excelente custo-benefício.
Entenda a qualificação como uma verdadeira aquisição de valor e treine seus colaboradores com ajuda de terceiros e, principalmente, com ações internas. Administradores de alto desempenho percebem que precisam colocar como prioridade o processo de coaching e que isso ajuda na construção da confiança e de unidade na atuação desse setor.
Quando não for possível convidar um palestrante ou profissional para fazer um treinamento interno, você pode incentivar a equipe a se inscrever em cursos gratuitos, por exemplo, e disponibilizar um horário no dia a dia para essa finalidade.
Reflita também sobre a possibilidade de criar um sistema de bonificação educacional para colaboradores que desejam retomar uma faculdade, fazer uma pós-graduação ou um curso rápido de extensão. Que tal oferecer presentes ou uma comissão maior conforme o nível de qualificação adquirido dentro da sua loja?
Sempre que novos veículos chegarem ao seu estoque, apresente-os à sua equipe de vendas. Tire dúvidas sobre condições de financiamento, dados sobre o proprietário anterior e mostre todas as características do carro ou moto, como quilometragem rodada e itens adicionais.
Quanto melhor for o conhecimento do veículo, maiores são as chances dos seus vendedores transmitirem confiança ao cliente em potencial.
O mesmo deve ser feito com promoções: toda vez que uma nova campanha for ativada, explique com antecedência à sua equipe para que haja integração entre o que o cliente vê nas mídias sociais e o que os vendedores irão falar em uma abordagem pessoalmente.
Comunicar-se com clareza é essencial para qualquer empresa que possua um número considerável de funcionários. Quando isso não é feito de forma satisfatória, perdem-se oportunidades de negócios e muitas vezes acabamos fugindo da forma de atuação e dos valores que desejamos implantar no empreendimento.
Para que sua equipe de vendas fique sempre motivada e funcione da melhor maneira, assimilando os princípios, é indispensável ouvir o que cada um tem a dizer.
Procure estabelecer uma relação de confiança entre a gestão e os funcionários, implantando canais de comunicação diretos. Seja acessível, respeitoso e mostre que a opinião de todos ali será levada em consideração.
Conforme mencionamos no primeiro item deste artigo, trabalhar com um salário fixo é mais comum, especialmente no Brasil, mas o fato é que criar programas de bonificação e instituir comissões de incentivo pode trazer resultados ainda mais interessantes.
Entenda que, a cada venda nova e a cada cliente conquistado, sua empresa estará crescendo e sua equipe de vendas deve ser recompensada por isso. É uma forma de manter o seu time motivado e também de deixar seus colaboradores mais engajados em cumprir suas metas.
Se você é cliente Revenda Mais, a gestão das comissões é muito mais fácil. Disponibilizamos uma funcionalidade que calcula a bonificação dos vendedores e registra o valor, agilizando o pagamento da comissão no final do mês.
As reuniões periódicas são indispensáveis para conseguir uma equipe de vendas de ponta. Elas possibilitam a comunicação interna de estratégias, estabelecimento de metas e análise constante dos indicadores.
Também é uma forma de esclarecer os planos de ação, realinhar estratégias, oferecer feedbacks e até de manter o que está dando certo. Estipule um período de tempo para realizá-las: semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou da maneira que você julgar mais proveitosa.
Apenas não deixe de fazê-las: as reuniões melhorarão consideravelmente os resultados e serão vitais para o engajamento dos funcionários no cumprimento dos objetivos.
Ter uma cultura de feedback é essencial dentro de qualquer empresa, principalmente quando são pessoas lidando diretamente com outras pessoas, no caso os clientes.
Uma negociação não foi favorável para a sua loja? Chame seu vendedor e explique todos os motivos para essa situação. Um cliente elogiou o pós-vendas? Repasse o comentário ao responsável pelo fechamento da venda. Sejam coisas boas ou ruins, sempre é bom transmitir à equipe como uma forma de manter a transparência.
Uma dica é realizar reuniões individuais periódicas com cada colaborador, seja da área de Vendas, Financeiro ou Administrativo. Aloque entre trinta ou quarenta minutos a cada quinze dias ou até mesmo a cada um mês para essas conversas particulares.
Nelas, coloque-se à disposição para ouvir situações que não estão agradando o colaborador ou que tenham causado algum tipo de desmotivação e desconforto. Procure entender quais são os objetivos profissionais a curto e longo prazo e de que forma a sua loja está encaixada nesses planos.
Muitas vezes, os seus colaboradores perdem tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas, como o cadastro de novos veículos nos portais especializados. As horas gastas nessas atividades deveriam estar sendo usadas para um treinamento ou até mesmo para uma ligação de pós-venda de um cliente que acabou de adquirir um automóvel.
Os sistemas de gestão, como o Revenda Mais, ajudam nesse objetivo. Ao integrar todos os principais processos de uma loja de veículos, é possível acelerar as atividades mais importantes, otimizar a rotina da equipe e aumentar o seu controle de todas as etapas de uma venda, do anúncio ao CRM.
Com essas dicas será possível ter uma equipe de vendas de automóveis de ponta e garantir bons lucros no final do mês. E você, conhece outras maneiras de melhorar os resultados do time de vendas? Compartilhe conosco nos comentários!
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