Delegar tarefas na sua loja de veículos: saiba a importância e a melhor forma de fazer

Saber delegar tarefas na sua loja de veículos exige algum conhecimento sobre gestão de equipes e atenção às pessoas que estão ao seu redor.

Um bom gestor precisa compreender que não basta estar à frente de todos os processos da sua loja de carros para garantir que tudo irá ocorrer da forma correta. É humanamente impossível levar o negócio adiante sem delegar tarefas na sua loja de veículos.

Porém, algumas noções básicas são necessárias para que não se perca de vista a integração da força produtiva entre os membros da equipe.

Saber delegar tarefas na sua loja de veículos exige algum conhecimento sobre gestão de equipes e dará certo se o gestor estiver atento às pessoas que estão ao seu redor e podem ajudá-lo a executar tanto as tarefas burocráticas, quanto aquelas que exigem criatividade.

Afinal, centralizar todas as atividades em torno de um líder trará estresse ao ambiente de trabalho e causará uma má imagem diante dos colaboradores.

delegar tarefas na sua loja de veículos

O novo ambiente de trabalho é menos hierárquico e mais horizontal. Aliado a isso, está o fato de que delegar tarefas é cada vez mais comum — afinal, nunca foi tão importante dedicar-se a atividades cruciais!

Com a descentralização da gestão a empresa tem diversos benefícios, mas tudo precisa ser executado da forma certa ou então nada feito. Você tem dúvidas sobre o assunto? Para te ajudar nessa tarefa, veja a seguir as dicas para exercer uma gestão menos centralizadora!

Conhecer a equipe

É importante ressaltar o quanto deve haver sintonia entre os colaboradores e o gestor, já que conhecendo o perfil de cada um é possível delegar tarefas com mais chances de não haver erros. Para que a tarefa seja cumprida dentro do prazo e como esperado, o ideal é que ela esteja nas mãos de quem detém as qualidades certas para realizá-la.

Muitos gestores exigem resultados sem a devida percepção para as particularidades da personalidade de cada colaborador. Por vezes alguém pode estar com dificuldades para fazer o que precisa e não sabe como demonstrar isso a seus superiores, por medo de retaliações.

Ser objetivo e claro

Uma boa maneira de evitar contratempos na hora de delegar tarefas na sua loja de veículos é deixar tudo claro em termos de metas e prazos. Se houver qualquer possibilidade de dúvida, abrir espaço para o diálogo é sempre bem-vindo. Muitos problemas ao final do processo poderão ser evitados com antecedência dessa maneira.

Instruções exatas não significam inibir qualquer forma de criatividade do colaborador. Apenas certifique-se de que os prazos são coerentes e as possibilidades de execução das tarefas estão de acordo com aquilo que o profissional tem em mente.

Acompanhar os processos

Não basta apenas delegar, é preciso estar atento aos procedimentos que estão sendo adotados pelo colaborador para realizar a tarefa. Se o caminho que está sendo seguido poderia ser aperfeiçoado, não se deve deixar passar o momento para só no final fazer as críticas necessárias.

Uma boa dica está na utilização de softwares de gestão que ajudam a acompanhar o passo a passo das vendas e permitem correções e acréscimos vistos por todos os cadastrados da equipe. Essa sistematização das atividades organiza o ambiente de trabalho, além de ser uma forma mais colaborativa de visualizar as ações internas.

Delegar tarefas, não ordenar

Acompanhando as dicas fica claro que delegar tarefas não significa apenas dar ordens ao colaborador. É preciso atuar junto com ele para garantir que tudo seja feito da melhor forma possível. Assim, evita-se o autoritarismo, que gera desconforto nas relações entre as pessoas.

Leia também  Qual a importância de um gerente comercial para loja de veículos [Atualizado 2022]

Além de um clima mais agradável de trabalho, o colaborador irá se sentir mais seguro para a realização da atividade se souber que há suporte de seu gestor para qualquer dúvida ou necessidade de auxílio. No entanto, fica a observação de que essa forma solidária de agir garante melhores processos internos, mas não exime o gestor de sua responsabilidade como peça-chave do negócio.

Organize o trabalho

Para descentralizar a gestão é preciso começar entendendo o trabalho de maneira geral. A partir de uma organização estruturada você compreenderá melhor sobre fluxos de trabalho, tarefas operacionais, etapas cruciais e assim por diante.

Depois que tiver organizado todo o trabalho, procure entender quais são as etapas que estão consumindo seu tempo sem oferecer resultados estratégicos, como as tarefas operacionais. Identifique também quais podem ser realizadas de maneira mais eficiente e decida quais devem ser delegadas.

Prepare as pessoas

Feito isso, o próximo passo é preparar as pessoas. Tudo começa com a análise de competências e, depois, com as etapas necessárias para cada tarefa que será delegada.

Mesmo sendo altamente capacitado, um profissional ainda precisará de treinamento para executar as tarefas com os resultados esperados.

Sendo assim, invista em treinar as pessoas para cada tarefa que será executada. No começo, erros são comuns, então vale a pena indicá-los inicialmente e garantir uma capacitação contínua.

Escute mais seus colaboradores

Para uma descentralização realmente eficiente é importante que a comunicação aconteça em duas vias. Isso significa que também é preciso ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre a execução de tarefas em geral.

Mediante esse cuidado é possível perceber, por exemplo, que determinada tarefa delegada precisa de uma estrutura com apoio maior. Da mesma forma, é possível identificar novas possibilidades de descentralização.

Automatize processos

Quanto mais processos automatizados houver, mais fácil se torna descentralizar a gestão. Isso porque o controle de processos automáticos é mais simples, assim como o treinamento de acompanhamento.

Além disso, processos automáticos também são mais produtivos e podem gerar melhores resultados. Sendo assim, faça o mapeamento de processos e encontre pontos que possam ser automatizados. Isso facilita a gestão e o próprio trabalho da equipe, gerando resultados mais adequados.

Confie na equipe

A confiança é uma chave importantíssima para o sucesso da delegação de tarefas. É necessário ser transparente e também confiar na capacidade de cada pessoa realizar as tarefas delegadas — daí a importância do treinamento.

Quanto mais confiança existe, maior é o estímulo à autonomia e iniciativa da equipe, favorecendo a descentralização. Porém, não abra mão de monitorar e acompanhar os resultados para fazer otimizações e correções necessárias.

A centralização em excesso da gestão pode causar atrasos nos processos da empresa e até mesmo causar insatisfação nos clientes. Por isso, comece a delegar tarefas na sua loja de veículos. Nesse sentido, automatizar processos, investir na qualificação da equipe e em tecnologia se destacam como atitudes de sucesso.

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