Veja dicas úteis e facilmente aplicáveis sobre como vender carros pelo Marketplace do Facebook e utilize essa plataforma gratuita para gerar negócios.

O Facebook Marketplace é uma espécie de mercadão online. Nele, você pode comprar, vender e trocar uma infinidade de coisas – de roupas a eletrônicos. Um dos diferenciais é que tudo acontece no mesmo lugar onde você já compartilha suas fotos, interage em grupos e conversa com amigos, ou seja, é como trazer a experiência de compra e venda para dentro do seu círculo social.

Por que investir no Marketplace do Facebook?

Mesmo com a popularização do TikTok, o Facebook continua sendo uma das redes sociais mais populares do mundo. O relatório anual da We Are Social, em parceria com o Meltwater, mostra que a plataforma possui 109 milhões de contas ativas no Brasil. 

Outro dado interessante, desta vez do próprio relatório trimestral do Facebook, é que o número de usuários ativos aumentou ao redor do mundo: em setembro de 2023, foram registrados mais de 3 bilhões de contas ativas – crescimento de 3% em relação ao ano anterior.

Mas, o que esses números significam? Que o público que sua loja pode impactar pelo Marketplace é gigantesco. São milhões de pessoas navegando diariamente pela plataforma em busca de ofertas, inclusive de veículos usados e seminovos.

Como vender carros pelo Marketplace do Facebook?

Vender carros pelo Marketplace do Facebook é uma excelente maneira de alcançar potenciais compradores locais. Você pode criar um anúncio detalhado, incluindo fotos do veículo, informações sobre o modelo, ano, quilometragem e condição geral. A vantagem é que você pode definir o preço e interagir diretamente com interessados através de mensagens.

A seguir aprofundamos os principais passos para criar seu primeiro anúncio.

Será preciso usar um perfil pessoal

A plataforma ainda não permite criar anúncios utilizando fan pages, somente perfis pessoais. Por isso, avalie quem será responsável dentro da sua equipe pela publicação das publicidades. 

O ideal é que este perfil tenha uma foto profissional, informações comerciais atualizadas e nenhuma publicação polêmica, afinal, é possível que o possível comprador acesse-o para conferir se as informações são verídicas.

Criando o seu primeiro anúncio para vender carros pelo Marketplace

Você pode criar o anúncio tanto na versão Desktop quanto no aplicativo do Facebook. Para isso, fazer login em seu perfil pessoal e acessar o botão Marketplace, que fica no menu lateral esquerdo:

Ao chegar na página inicial do Marketplace, você poderá ver anúncios criados por outros usuários e ativar a sua própria publicidade. Clique em “Criar novo classificado” e siga as orientações que são bem fáceis.

Atualmente, o Facebook disponibiliza uma categoria específica para venda de veículos. 

Nesta aba, será possível adicionar:

  • Tipo de veículo – escolha entre carro, motocicleta, reboque e outras opções.
  • Fotos – adicione até 20 fotos da parte interna e externa do veículo.
  • Localização – automaticamente o Facebook pega a localização do seu perfil pessoal, mas é possível alterar conforme necessário.

Além destas informações, você consegue inserir também ano, fabricante, modelo, preço e uma breve descrição sobre o veículo, como opção de financiamento e dados sobre quilometragem. Evite colocar número de telefone porque a plataforma costuma bloquear esta informação.

Acompanhe o desempenho dos seus anúncios de veículos

Ao criar seus anúncios, é possível acompanhar o desempenho deles, como cliques, salvamentos e compartilhamentos. Não esqueça também de conferir os comentários e, principalmente, as mensagens privadas. Como mencionamos anteriormente, o Facebook costuma bloquear número de telefones nos anúncios porque o objetivo é que a negociação ocorra dentro do Marketplace.

Isso significa que todos os interessados enviarão mensagem privada para o seu perfil, por meio do anúncio. Após essa conversa ser iniciada, é possível trocar outras formas de contato, como WhatsApp.

Dicas para criar anúncios atrativos para vender carros pelo Marketplace

Na arte de vender online, a criação de anúncios atrativos é uma peça-chave para o sucesso. No Facebook Marketplace, essa prática ganha destaque, exigindo um equilíbrio entre informações precisas e a capacidade de cativar o interesse dos compradores em potencial. 

Fotos de qualidade: Tire fotos claras e nítidas do veículo. Use diferentes ângulos para mostrar detalhes importantes, tanto internamente quanto externamente.

Descrição detalhada: Seja específico sobre o automóvel. Inclua informações como marca, modelo, tamanho, cor, entre outros detalhes relevantes. Quanto mais informações, melhor.

Preço justo: Pesquise preços similares para garantir que seu preço seja competitivo. Seja transparente quanto ao valor, condições de pagamento e, se estiver disposto a negociar, indique isso no anúncio.

Palavras-chave relevantes: Use palavras-chave que os compradores possam procurar. Por exemplo, se estiver vendendo um carro, inclua detalhes como “baixa quilometragem”, “único dono” e outros atributos relevantes.

Destaque os benefícios: Seja claro sobre os benefícios do produto. Se estiver vendendo um eletrônico, destaque seus recursos ou se for um móvel, ressalte sua durabilidade ou design diferenciado.

Crie anúncios profissionais para serem exibidos no Marketplace

O Facebook não permite que empresas criem anúncios diretamente no Marketplace, mas é possível divulgar seus produtos por meio do Facebook Ads para que sejam exibidos em locais destinados a patrocinadores. Essas publicidades aparecem dentro dos anúncios em um local chamado “Patrocinado”. Basicamente é uma imagem atrativa + título curto.

Para criar esse tipo de anúncio, é preciso utilizar o Gerenciador de Anúncio dentro do Facebook Ads. Na hora de selecionar o posicionamento do seu anúncio, é só lembrar de manter a opção “Facebook Marketplace”. Neste caso, você pode definir se deseja direcionar o lead para o site da sua loja, WhatsApp ou mandar mensagem na própria plataforma.

Ao contrário do Marketplace, onde você cria gratuitamente os anúncios, pelo Facebook Ads é necessário pagar o custo do clique. Como vantagem, é possível definir região, faixa etária do usuário e interesses para obter um público mais assertivo.

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