Veja dicas úteis e facilmente aplicáveis sobre como vender carros pelo Marketplace do Facebook e utilize essa plataforma gratuita para gerar negócios.
O Facebook Marketplace é uma espécie de mercadão online. Nele, você pode comprar, vender e trocar uma infinidade de coisas – de roupas a eletrônicos. Um dos diferenciais é que tudo acontece no mesmo lugar onde você já compartilha suas fotos, interage em grupos e conversa com amigos, ou seja, é como trazer a experiência de compra e venda para dentro do seu círculo social.
Mesmo com a popularização do TikTok, o Facebook continua sendo uma das redes sociais mais populares do mundo. O relatório anual da We Are Social, em parceria com o Meltwater, mostra que a plataforma possui 109 milhões de contas ativas no Brasil.
Outro dado interessante, desta vez do próprio relatório trimestral do Facebook, é que o número de usuários ativos aumentou ao redor do mundo: em setembro de 2023, foram registrados mais de 3 bilhões de contas ativas – crescimento de 3% em relação ao ano anterior.
Mas, o que esses números significam? Que o público que sua loja pode impactar pelo Marketplace é gigantesco. São milhões de pessoas navegando diariamente pela plataforma em busca de ofertas, inclusive de veículos usados e seminovos.
Vender carros pelo Marketplace do Facebook é uma excelente maneira de alcançar potenciais compradores locais. Você pode criar um anúncio detalhado, incluindo fotos do veículo, informações sobre o modelo, ano, quilometragem e condição geral. A vantagem é que você pode definir o preço e interagir diretamente com interessados através de mensagens.
A seguir aprofundamos os principais passos para criar seu primeiro anúncio.
A plataforma ainda não permite criar anúncios utilizando fan pages, somente perfis pessoais. Por isso, avalie quem será responsável dentro da sua equipe pela publicação das publicidades.
O ideal é que este perfil tenha uma foto profissional, informações comerciais atualizadas e nenhuma publicação polêmica, afinal, é possível que o possível comprador acesse-o para conferir se as informações são verídicas.
Você pode criar o anúncio tanto na versão Desktop quanto no aplicativo do Facebook. Para isso, fazer login em seu perfil pessoal e acessar o botão Marketplace, que fica no menu lateral esquerdo:
Ao chegar na página inicial do Marketplace, você poderá ver anúncios criados por outros usuários e ativar a sua própria publicidade. Clique em “Criar novo classificado” e siga as orientações que são bem fáceis.
Atualmente, o Facebook disponibiliza uma categoria específica para venda de veículos.
Nesta aba, será possível adicionar:
Além destas informações, você consegue inserir também ano, fabricante, modelo, preço e uma breve descrição sobre o veículo, como opção de financiamento e dados sobre quilometragem. Evite colocar número de telefone porque a plataforma costuma bloquear esta informação.
Ao criar seus anúncios, é possível acompanhar o desempenho deles, como cliques, salvamentos e compartilhamentos. Não esqueça também de conferir os comentários e, principalmente, as mensagens privadas. Como mencionamos anteriormente, o Facebook costuma bloquear número de telefones nos anúncios porque o objetivo é que a negociação ocorra dentro do Marketplace.
Isso significa que todos os interessados enviarão mensagem privada para o seu perfil, por meio do anúncio. Após essa conversa ser iniciada, é possível trocar outras formas de contato, como WhatsApp.
Na arte de vender online, a criação de anúncios atrativos é uma peça-chave para o sucesso. No Facebook Marketplace, essa prática ganha destaque, exigindo um equilíbrio entre informações precisas e a capacidade de cativar o interesse dos compradores em potencial.
Fotos de qualidade: Tire fotos claras e nítidas do veículo. Use diferentes ângulos para mostrar detalhes importantes, tanto internamente quanto externamente.
Descrição detalhada: Seja específico sobre o automóvel. Inclua informações como marca, modelo, tamanho, cor, entre outros detalhes relevantes. Quanto mais informações, melhor.
Preço justo: Pesquise preços similares para garantir que seu preço seja competitivo. Seja transparente quanto ao valor, condições de pagamento e, se estiver disposto a negociar, indique isso no anúncio.
Palavras-chave relevantes: Use palavras-chave que os compradores possam procurar. Por exemplo, se estiver vendendo um carro, inclua detalhes como “baixa quilometragem”, “único dono” e outros atributos relevantes.
Destaque os benefícios: Seja claro sobre os benefícios do produto. Se estiver vendendo um eletrônico, destaque seus recursos ou se for um móvel, ressalte sua durabilidade ou design diferenciado.
O Facebook não permite que empresas criem anúncios diretamente no Marketplace, mas é possível divulgar seus produtos por meio do Facebook Ads para que sejam exibidos em locais destinados a patrocinadores. Essas publicidades aparecem dentro dos anúncios em um local chamado “Patrocinado”. Basicamente é uma imagem atrativa + título curto.
Para criar esse tipo de anúncio, é preciso utilizar o Gerenciador de Anúncio dentro do Facebook Ads. Na hora de selecionar o posicionamento do seu anúncio, é só lembrar de manter a opção “Facebook Marketplace”. Neste caso, você pode definir se deseja direcionar o lead para o site da sua loja, WhatsApp ou mandar mensagem na própria plataforma.
Ao contrário do Marketplace, onde você cria gratuitamente os anúncios, pelo Facebook Ads é necessário pagar o custo do clique. Como vantagem, é possível definir região, faixa etária do usuário e interesses para obter um público mais assertivo.
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