O downsizing se relaciona a outros termos bastante utilizados recentemente, como layoff e demissão em massa. Trata-se de uma reestruturação administrativa nas empresas com objetivo de reduzir custos e, que muitas vezes, impacta diretamente no desligamento dos colaboradores.
Fontes externas afirmam que a técnica surgiu em 1970 nos Estados Unidos. Apesar da sua origem pouco conhecida, o downsizing é uma prática que voltou com mais força recentemente, principalmente no período pós-pandemia.
A crise da Covid-19 desencadeou uma intensa desaceleração econômica no Brasil e no restante do mundo, resultando em queda de faturamento nos mais diferentes segmentos, incluindo o automotivo.
O que significa downsizing?
O termo pode ser traduzido para o português como “achatamento” e faz parte de uma estratégia de reestruturação ou de redução de custos. Especificamente em relação ao quadro de colaboradores, o processo de downsizing engloba eliminação de cargos, demissão de funcionários e programas de demissão voluntárias.
Além de impactar no total de profissionais, o downsizing também procura eliminar barreiras burocráticas e processos falhos nas empresas, que acabam impactando diretamente na eficiência e produtividade.
De forma geral, os principais motivadores da prática são:
- Eliminação de cargos desnecessários para o novo momento da empresa;
- Redução rápida de custos;
- Diminuição de burocracias;
- Necessidade de comunicação interna mais eficiente;
- Maior velocidade na tomada de decisões;
- Adaptação a novos formatos de trabalhos ou posicionamento da empresa.
Principais riscos do downsizing
Embora o downsizing possa ajudar a empresa a se adaptar a mudanças econômicas ou a melhorar sua eficiência, ela pode ter impactos significativos nos colaboradores, no moral da equipe e na cultura organizacional. Há uma grande chance dos profissionais se sentirem desmotivados e até mesmo com medo de serem cortados futuramente, gerando um mal estar generalizado.
Quando falamos em empresas de grande porte e multinacionais, o cenário também impacta diretamente em valores de ações e na confiança dentro do mercado financeiro.
Diante disso, o método é uma decisão delicada e que as empresas geralmente tomam após considerar cuidadosamente seus objetivos e recursos disponíveis.
Situações que exigem um downsizing na loja de veículos
O mercado automotivo de novos e usados está acelerado em 2023. No Paraná, por exemplo, a venda cresceu 12,5% entre janeiro e agosto deste ano. Porém, o segmento é bastante volátil e sofre amplamente com mudanças legislativas e políticas, sejam elas bruscas ou a longo prazo.
Por isso, quando o cenário se torna pessimista, muitas lojas acabam optando por reduzir o quadro de funcionários e até mesmo interromper investimentos, como a renovação da fachada ou compra de anúncios no Google e Facebook.
Contudo, existem diversos outros fatores que podem levar à redução na estrutura de uma revenda de veículos, e não é associada somente a uma potencial crise econômica. Confira todos os motivos:
Quedas seguidas nos lucros: se a revenda está enfrentando uma queda sustentada nos lucros ou nas receitas, pode ser necessário reduzir os custos operacionais, o que inclui redução no quadro de funcionários.
Custos de pessoal insustentáveis: Se os custos com a equipe representam uma parcela excessivamente alta das despesas totais da empresa, pode ser necessário reduzi-la para equilibrar o orçamento.
Aquisição de tecnologias: em muitos casos, a contratação de tecnologias que automatizam tarefas simples pode acabar reduzindo a quantidade de colaboradores necessários para executá-las.
Crescimento não-sustentável: é comum que uma loja decida abrir outra filial meses após a inauguração, principalmente motivada pelo aumento rápido nas vendas. Porém, nem sempre esse crescimento é sustentado a longo prazo. Caso isso ocorra, avalie reduzir o tamanho e manter apenas uma unidade.
Mudanças estratégias: nem sempre uma loja que foi aberta para atender o público de luxo continua neste segmento. Ao longo da trajetória, é possível que o perfil dos clientes mude e sejam necessárias mudanças, seja de estrutura como nas habilidades técnicas dos vendedores.
O que pode evitar um downsizing?
Ter uma visão geral do que acontece na sua revenda de veículos é essencial para evitar surpresas e sempre identificar oportunidades de crescimento. A maneira mais eficiente para isso é por meio de um software de gestão, que ajuda na administração das contas a pagar e recebimentos, folha de pagamento e comissão de vendedores, estoque vendido e disponível, e até mesmo a entender quais os principais gargalos financeiros.
Resumidamente, uma plataforma de gestão eficaz desempenha um papel crucial na prevenção do downsizing porque ajuda a otimizar os recursos humanos e financeiros de uma empresa, entre eles:
Análise de desempenho – as tecnologias facilitam que gestores identifiquem talentos, identifiquem áreas de melhoria e aloquem recursos de forma mais eficaz.
Automatização de processos – a automação de tarefas repetitivas e burocráticas por meio de uma plataforma de gestão pode aumentar a eficiência operacional e reduzir a necessidade de pessoal adicional. Inclusive permitindo que os colaboradores atuais se dediquem a outras tarefas mais importantes, como fazer um pós-venda de qualidade.
Análise de dados – com acesso a dados em tempo real sobre operações, desempenho e custos, os gestores podem tomar decisões informadas. Isso ajuda a loja a se adaptar às mudanças de mercado e a tomar medidas preventivas antes que a situação financeira se deteriore a ponto de ser necessário um downsizing.
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