Como lidar em um cenário de downsizing na sua loja de veículos?

Como lidar em um cenário de downsizing na sua loja de veículos?

O downsizing se relaciona a outros termos bastante utilizados recentemente, como layoff e demissão em massa. Trata-se de uma reestruturação administrativa nas empresas com objetivo de reduzir custos e, que muitas vezes, impacta diretamente no desligamento dos colaboradores.

Fontes externas afirmam que a técnica surgiu em 1970 nos Estados Unidos. Apesar da sua origem pouco conhecida, o downsizing é uma prática que voltou com mais força recentemente, principalmente no período pós-pandemia.

A crise da Covid-19 desencadeou uma intensa desaceleração econômica no Brasil e no restante do mundo, resultando em queda de faturamento nos mais diferentes segmentos, incluindo o automotivo.

O que significa downsizing?

O termo pode ser traduzido para o português como “achatamento” e faz parte de uma estratégia de reestruturação ou de redução de custos. Especificamente em relação ao quadro de colaboradores, o processo de downsizing engloba eliminação de cargos, demissão de funcionários e programas de demissão voluntárias.

Além de impactar no total de profissionais, o downsizing também procura eliminar barreiras burocráticas e processos falhos nas empresas, que acabam impactando diretamente na eficiência e produtividade.

De forma geral, os principais motivadores da prática são:

  • Eliminação de cargos desnecessários para o novo momento da empresa;
  • Redução rápida de custos;
  • Diminuição de burocracias;
  • Necessidade de comunicação interna mais eficiente;
  • Maior velocidade na tomada de decisões;
  • Adaptação a novos formatos de trabalhos ou posicionamento da empresa.

Principais riscos do downsizing

Embora o downsizing possa ajudar a empresa a se adaptar a mudanças econômicas ou a melhorar sua eficiência, ela pode ter impactos significativos nos colaboradores, no moral da equipe e na cultura organizacional. Há uma grande chance dos profissionais se sentirem desmotivados e até mesmo com medo de serem cortados futuramente, gerando um mal estar generalizado.

Quando falamos em empresas de grande porte e multinacionais, o cenário também impacta diretamente em valores de ações e na confiança dentro do mercado financeiro.

Diante disso, o método é uma decisão delicada e que as empresas geralmente tomam após considerar cuidadosamente seus objetivos e recursos disponíveis.

Situações que exigem um downsizing na loja de veículos

O mercado automotivo de novos e usados está acelerado em 2023. No Paraná, por exemplo, a venda cresceu 12,5% entre janeiro e agosto deste ano. Porém, o segmento é bastante volátil e sofre amplamente com mudanças legislativas e políticas, sejam elas bruscas ou a longo prazo.

Por isso, quando o cenário se torna pessimista, muitas lojas acabam optando por reduzir o quadro de funcionários e até mesmo interromper investimentos, como a renovação da fachada ou compra de anúncios no Google e Facebook

Contudo, existem diversos outros fatores que podem levar à redução na estrutura de uma revenda de veículos, e não é associada somente a uma potencial crise econômica. Confira todos os motivos:

Quedas seguidas nos lucros: se a revenda está enfrentando uma queda sustentada nos lucros ou nas receitas, pode ser necessário reduzir os custos operacionais, o que inclui redução no quadro de funcionários.

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Custos de pessoal insustentáveis: Se os custos com a equipe representam uma parcela excessivamente alta das despesas totais da empresa, pode ser necessário reduzi-la para equilibrar o orçamento.

Aquisição de tecnologias: em muitos casos, a contratação de tecnologias que automatizam tarefas simples pode acabar reduzindo a quantidade de colaboradores necessários para executá-las.

Crescimento não-sustentável: é comum que uma loja decida abrir outra filial meses após a inauguração, principalmente motivada pelo aumento rápido nas vendas. Porém, nem sempre esse crescimento é sustentado a longo prazo. Caso isso ocorra, avalie reduzir o tamanho e manter apenas uma unidade.

Mudanças estratégias: nem sempre uma loja que foi aberta para atender o público de luxo continua neste segmento. Ao longo da trajetória, é possível que o perfil dos clientes mude e sejam necessárias mudanças, seja de estrutura como nas habilidades técnicas dos vendedores.

O que pode evitar um downsizing?

Ter uma visão geral do que acontece na sua revenda de veículos é essencial para evitar surpresas e sempre identificar oportunidades de crescimento. A maneira mais eficiente para isso é por meio de um software de gestão, que ajuda na administração das contas a pagar e recebimentos, folha de pagamento e comissão de vendedores, estoque vendido e disponível, e até mesmo a entender quais os principais gargalos financeiros.

Resumidamente, uma plataforma de gestão eficaz desempenha um papel crucial na prevenção do downsizing porque ajuda a otimizar os recursos humanos e financeiros de uma empresa, entre eles:

Análise de desempenho – as tecnologias facilitam que gestores identifiquem talentos, identifiquem áreas de melhoria e aloquem recursos de forma mais eficaz.

Automatização de processos – a automação de tarefas repetitivas e burocráticas por meio de uma plataforma de gestão pode aumentar a eficiência operacional e reduzir a necessidade de pessoal adicional. Inclusive permitindo que os colaboradores atuais se dediquem a outras tarefas mais importantes, como fazer um pós-venda de qualidade.

Análise de dados – com acesso a dados em tempo real sobre operações, desempenho e custos, os gestores podem tomar decisões informadas. Isso ajuda a loja a se adaptar às mudanças de mercado e a tomar medidas preventivas antes que a situação financeira se deteriore a ponto de ser necessário um downsizing.

Conheça o software de gestão ideal para lojas de veículos

Chegou o momento de se preparar para o futuro e evitar que um downsizing seja necessário na sua empresa por descontrole financeiro ou excesso de colaboradores. O Revenda Mais é um software de gestão exclusivo para o segmento automotivo e que integra todos os departamentos da sua loja, do Estoque ao Financeiro.

O sistema possui funcionalidades completas, que permitem entender rapidamente contas a pagar, recebimentos, comissão dos vendedores, principais fontes de gastos, há quanto tempo cada veículo está no estoque, quanto foi investido em manutenções e melhorias nos carros e muito mais.

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