Conheça algumas atitudes que podem estar desmotivando a sua equipe
A relação entre o líder e os seus colaboradores é um dos pilares para a conquista de bons resultados e sucesso da empresa. Por isso, o gestor precisa estar sempre de olho nas suas atitudes e tomar cuidado para que elas não sejam motivo de desmotivação da equipe.
Conheça alguns comportamentos que podem desmotivar a equipe na loja de carros:
Não adianta cobrar do colaborador se o dono da loja de veículo não dá o exemplo. Como pedir para a equipe chegar no horário se o gestor sempre se atrasa? Antes de liderar o time, o líder precisa primeiro ter comprometimento e atitudes que façam dele um bom exemplo a se seguir.
Ser líder é diferente de ser apenas um chefe.
É comum encontrarmos lojistas com o hábito de criticar o funcionário em público pensando que esta é uma maneira de motivá-lo a trabalhar melhor e trazer mais resultados. Contudo, o que acontece é justamente ao contrário.
Expor um membro da equipe de vendas, um vendedor de carros, por exemplo, por conta de suas falhas traz constrangimento, além de desmotivá-lo completamente. O time também pode acabar se desmotivando ao “tomar as dores” do colega.
Sendo assim, sempre que for necessário dar um feedback negativo, o líder precisa conversar com o colaborador em particular.
A definição de metas é uma das melhores maneiras de motivar a equipe a alcançar resultados positivos para a empresa. Entretanto, se os objetivos traçados forem impossíveis de serem alcançados o efeito é completamente diferente.
Quando a equipe percebe que as metas são inatingíveis, ela fica desmotivada, pois sabe que não importa o seu esforço é impossível alcançar aquele objetivo. Por isso, é importante que as metas traçadas sejam desafiadoras o suficiente ao mesmo tempo, em que estão alinhadas com a realidade.
Incluir um programa de comissão e bonificação também é essencial, pois os vendedores de carro olham por um objetivo final.
É natural e humano que o proprietário tenha maior afinidade com alguns de seus funcionários. Entretanto, esta proximidade jamais deve ser transparente para o restante do time.
Se um colaborador percebe que o seu gestor tem preferência por outro colega, ele pode ficar desmotivado a entregar o seu melhor, pois, imagina que seu trabalho não será valorizado.
Por mais que sejam evitadas, situações pessoais podem acabar interferindo no ambiente de trabalho. São nestas situações que o lojista deve demonstrar empatia com a sua equipe, oferecendo suporte e compreensão para que o colaborador possa se sentir seguro e satisfeito, o que consequentemente, melhora a sua motivação profissional.
Uma equipe motivada é um dos passos mais importantes para alcançar melhores resultados e garantir maior lucratividade da loja de carros.
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