Registrar todas as despesas fixas e variáveis é uma das formas de organizar o financeiro de sua loja de veículos. Porém, existem outros procedimentos que ajudam a agregar mais segurança financeira e agilidade no dia a dia, como softwares de gestão. Confira as cinco dicas que selecionamos para ajudar você e sua equipe administrativa.
A rotina de contas a pagar e de contas a receber nunca pode sair da vista do gestor ou do dono da loja de automóveis. Afinal, entender como estão o fluxo de caixa e as projeções de recebimentos e pagamentos é uma atitude fundamental para tomar as decisões certeiras sobre seu negócio, certo?
Se a parte financeira de sua loja está um pouco desorganizada ultimamente, chegou o momento de mudar esta realidade. Ao manter uma gestão rigorosa, é possível entender quais são as principais despesas, épocas em que sua revenda ganha mais dinheiro e planejar mudanças futuras para conquistar novos negócios.
É importante que o gestor saiba ao certo de onde vêm seus recursos e onde suas despesas são maiores. Antes de tudo, descreva quais são os gastos fixos e variáveis da loja. Nestas categorias, podemos citar:
Gastos variáveis – não têm um valor fixo e podem aumentar ou diminuir dependendo do nível de atividade da empresa. Comissões de vendas, gastos com Marketing e despesas com manutenção dos novos veículos entram nesta categoria.
Gastos fixos – são valores que não alteram de um mês para o outro, como salário dos colaboradores e aluguel do estabelecimento.
Isso possibilita o entendimento profundo de como funciona a empresa, além de analisar as datas e os volumes de cada fluxo financeiro a receber ou a pagar.
Além das despesas, tenha um controle completo das vendas e receitas. Uma sugestão é separá-las no formato que o dinheiro é recebido, como cartão de crédito, transferência bancária, cheque pré-datado e PIX.
Não esqueça de indicar a origem das receitas. Vamos imaginar que nesta semana você vendeu seis veículos: onde os clientes encontraram a sua loja? Viram nas redes sociais? A partir de um anúncio no Google? Este tipo de informação ajuda a direcionar os próximos investimentos e usar o seu dinheiro da melhor forma.
Tão importantes quanto os valores de suas contas são os prazos de pagamento e recebimento. Receber pontualmente pelas vendas realizadas garante um fluxo de caixa saudável, permitindo o pagamento de contas e despesas essenciais.
Da mesma forma, administrar os prazos de pagamento, seja de fornecedores ou dos próprios colaboradores, ajuda a manter boas relações comerciais e, principalmente, evita gastos desnecessários com juros e multas por atrasos. Essa atenção criteriosa aos prazos não apenas mantém as finanças em ordem, mas contribui para uma gestão eficiente e sustentável do negócio.
Você deve projetar seu fluxo de caixa para um período de, pelo menos, três meses, cumprindo todo o registro de saldo inicial, entradas e saídas de recursos, além do saldo operacional e do saldo final (que é a adição do saldo inicial com o saldo operacional).
Só que, ao fazer isso, deve prover seu sistema de controle com números realistas, sem fazer uma avaliação exagerada de vendas, ok? Analise com muito cuidado o cenário de sua região e as sazonalidades do mercado em geral, bem como sua carteira de clientes e o histórico de aquisições dos anos anteriores.
Dependendo da movimentação de sua loja, você pode achar suficiente fazer a apuração de seu fluxo de caixa semanalmente ou duas vezes na semana, por exemplo.
Porém, mesmo que à primeira vista seja suficiente, despesas urgentes podem surgir e você acabar perdendo o controle. Organize a sua equipe para que o fluxo de caixa seja revisado diariamente.
Entradas e saídas – Uma forma simples de fazer isso é anotando todas as vendas realizadas ao longo do dia e as despesas daquele dia. Verifique também o saldo inicial do dia
Saldo inicial – Comece o dia verificando o saldo bancário do dia anterior e finalize o dia atualizando este mesmo saldo para saber quanto dinheiro realmente está disponível.
Reconciliação bancária – Confira o saldo registrado no sistema com o saldo bancário real. Certifique-se de que todas as transações foram registradas corretamente.
Além disso, em um espaço de tempo maior, procure analisar o fluxo de caixa atual para entender padrões de entrada e saída de dinheiro. Dessa forma, entenderá quais períodos a revenda costuma comercializar mais veículos e quais épocas tem uma queda significativa. Consequentemente, é possível organizar ações promocionais para períodos de redução nas entradas.
Nada impede que você comece a fazer suas anotações e registros em uma planilha. Porém, perceberá rapidamente que ter um software otimiza os lançamentos e suas análises, a partir do crescimento do negócio.
Ainda mais se ele integrar outros aspectos além da gestão financeira simples do estabelecimento, como a automação de seus cadastros de clientes e a emissão e o armazenamento das informações das notas fiscais, por exemplo.
O Revenda Mais é um destes softwares, mas que conta com a vantagem principal: foi desenvolvido exclusivamente para o segmento automotivo. São mais de 4.500 clientes ativos em todo o Brasil que desfrutam dos benefícios de ter uma plataforma única, que integra o setor Financeiro, Estoque, Anúncios, Comissão de Vendedores, Emissão de NF-e e outras rotinas de uma loja de veículos no mesmo lugar.
O sistema funciona 100% online e está disponível na versão Web, com todas as funcionalidades disponíveis, e uma versão para Aplicativo – mais enxuta, e que permite o controle da loja à distância, seja durante uma viagem ou enquanto você participa de uma reunião externa.
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bom dia!
considero que seja relevante, um artigo sobre enquadramento tributário.
simples
presumido
real
abordando, de forma prática e lúcida, como funciona em cada um desses regimes e qual a melhor opção de acordo com o tamanho da loja.
abraços
Gilson Passos
Olá Gilson, obrigado pela sugestão! :)
Olá, gostaria que mandasse a planilha em meu email.
Olá Maira, tudo bem?
Você pode baixar a nossa planilha neste endereço: http://promo.revendamais.com.br/planilha-de-gestao-financeira
Um bom dia e sucesso!
olá gostaria da planilha por email... estou começando agora nesse ramo!
Bom dia Anne, tudo bem?
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Um bom dia e sucesso!