5 erros de administração financeira que sua loja de veículos deve evitar [Atualizado 2022]

erros de administração financeira

Ainda que sejam mínimos, os erros de administração financeira cometidos em uma loja de veículos podem ser responsáveis por grandes prejuízos.

Por isso, evitar qualquer tipo de falha é importante para manter a empresa com as finanças controladas.

Assim como o motor de um veículo, as finanças de uma loja precisam estar conectadas para, assim, desempenhar os melhores resultados. Um simples erro pode ser suficiente para comprometer o funcionamento de todo o negócio.

Você quer melhorar sua administração financeira? Então, continue com a gente e conheça os 5 principais erros que sua loja de veículos deve evitar! Vamos lá?

5 erros de administração financeira que você deve evitar

1. Não estabelecer metas e objetivos financeiros

Fazer o gerenciamento dos negócios sem estipular metas é como pegar um voo sem saber o destino. No mundo das finanças, ter objetivos é um incentivo importante para conquistar os resultados desejados.

Sem metas, uma loja de veículos não tem motivos para existir. Por isso, ter em mente quais são seus objetivos financeiros e determinar um período para que eles sejam alcançados contribui diretamente para a organização e saúde financeira do negócio.

Procure definir metas semanais, mensais e até mesmo anuais. Quanto você precisa vender para que as contas sejam pagas e seu negócio cresça? Como você quer que a sua loja esteja posicionada nos próximos meses?

Além das metas gerais, é importante definir objetivos individuais para sua equipe, desde os vendedores até a equipe Financeira e Administrativa. Elenque as principais métricas que indicam o sucesso de cada departamento e defina o que você espera que cada um alcance. Com isso, é possível valorizar os profissionais que têm se destacado na equipe e buscado superar desafios.

2. Não estabelecer prazos de pagamento para os clientes

Muitas vezes, o atraso nos pagamentos dos clientes é o grande vilão do controle de finanças. Afinal, o recebimento é importante para a administração financeira, impedindo que a loja retire dinheiro do próprio caixa para pagar os funcionários, por exemplo.

Para evitar esse problema, é interessante fixar um prazo de pagamento e inserir multas em casos de atraso. Além disso, disponibilize um cobrador para entrar em contato com os clientes e evitar a inadimplência.

3. Obter empréstimos desnecessários

Quando o orçamento aperta, o primeiro impulso de uma loja de veículos é solicitar um empréstimo. Em algumas ocasiões, é realmente natural recorrer a essa alternativa.

Entretanto, quando os empréstimos são solicitados com frequência, trata-se de um sinal claro de que as finanças estão descontroladas. A solução, portanto, é procurar outras soluções e evitar os empréstimos a todo custo. Afinal, suas altas taxas de juros nem sempre oferecem um bom investimento para a loja.

4. Não registrar entradas e saídas

Por meio do fluxo de caixa, é possível identificar se sua loja de veículos está financeiramente saudável. Sem registrar as entradas e saídas do dinheiro, não é possível identificar os pagamentos em atraso ou os lucros obtidos em determinado período.

Mas acompanhar essas informações permite administrar as finanças com mais autoridade, além de identificar os melhores momentos para investimentos, pagamentos ou reduções de custos. Portanto, o fluxo de caixa correto é imprescindível.

Leia também  Armazenar documentos digitalizados: conheça as vantagens de adotar esta prática na sua empresa [Atualizado 2023]

Outro erro comum, associado à falta de registro de gastos e receita, é desconhecer o preço real dos veículos à venda. Não basta comprar por R$ 30 mil e adicionar R$ 5 mil na revenda para ter lucro. Antes de precificar, é preciso calcular quanto será gasto em manutenção e documentações, e quanto tempo o automóvel está parado no estoque e gerando custos.

5. Não automatizar os processos

A tecnologia é uma grande aliada no controle de finanças, mas não são todas as lojas que reconhecem isso. Contar apenas com os processos manuais é um grave erro que pode proporcionar outros prejuízos, afinal, humanos são suscetíveis a erros.

Quando você armazena documentos importantes apenas na versão em papel, por exemplo, coloca em risco informações essenciais e que podem gerar problemas jurídicos futuramente.

O mesmo ocorre com o controle de gastos: você tem certeza que a conta de luz foi paga esse mês? E quanto foi? Qual o aumento em relação ao último mês? Foi pago multa por atraso ou o Financeiro fez o pagamento na data certa? Todas essas informações devem ser de fácil acesso a você, preferencialmente de forma digital para conferir sempre que precisar, seja no celular ou no computador.

Quando uma loja de veículos adere a um software de gestão, todos os processos ganham maior eficiência. Assim, você poderá, por exemplo, emitir relatórios com mais assertividade, fazer cobranças no tempo certo e apontar falhas com maior rapidez.

Outros erros comuns além da administração financeira

Outros erros, não necessariamente relacionados ao controle de contas, também colocam em risco as vendas da sua revenda. Será que você está cometendo algum deles?

Não investir em Marketing Digital – as redes sociais e o WhatsApp são ferramentas vitais para um negócio ter visibilidade e sua marca ir ainda mais longe. Com elas, você pode impactar consumidores de outros bairros longe da sua revenda ou até mesmo de outras cidades.

Não ter um site profissional – paralelamente às redes sociais, um site profissional é a vitrine da sua loja. Não ter uma página ou não atualizá-la com frequência pode estar fazendo você perder valiosos negócios.

Não acompanhar seus clientes no pós-venda – o seu cliente realmente ficou satisfeito depois de deixar a sua loja? Ele recomendaria a sua revenda ou voltaria a fazer negócio? Manter um pós-venda de qualidade faz toda a diferença para gerar negócios com a mesma carteira de clientes.

Não conhecer o público-alvo – esse é um erro comum, principalmente entre os novos empreendedores. Mesmo que você queira impactar um público de luxo, por exemplo, se a comunicação, o estoque, a infraestrutura da sua loja e até mesmo a localização da sua revenda não estiverem de acordo com o que os clientes buscam, é preciso rever esse público-alvo.

Agora que você já conhece as dicas necessárias para fazer a administração financeira da sua loja de veículos sem erros, continue aprendendo com a gente! Continue acompanhando o blog do Revenda Mais e fique por dentro das melhores novidades e ideias para seu negócio!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
trackback

[…] casos, sempre com o aval dos responsáveis pela empresa, ofereça alternativas ao cliente como comprar o carro em nome de algum parente próximo, por […]

Rolar para cima
e-Book Grátis

GUIA PARA O SUCESSO DE LOJA DE VEÍCULOS

Do planejamento financeiro à negociação. Aprofunde seus conhecimentos e saiba o que é necessário para garantir o crescimento nas suas vendas de veículos.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.