Vender carros para Uber e outros aplicativos, como 99 e Zé Delivery, é uma estratégia comercial com grande possibilidades de negócios, afinal, o segmento possui mais de um milhão de motoristas atuantes.
Quando falamos em comercializar veículos seminovos para motoristas de aplicativos não estamos nos referindo somente a automóveis, como também motocicletas. Este mercado possui amplas possibilidades de negócios devido ao contínuo crescimento.
Vender carros para Uber: entenda como está o cenário atual
Uma pesquisa recente, realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), mostra que o país possui mais de 1,6 milhão de motoristas e entregadores de aplicativo. O número é maior do que o divulgado pelo Ipea em 2022, no qual calculava 1,5 milhão de profissionais.
No estudo do Cebrap e Amobitec é possível ter acesso também a informações valiosas sobre o perfil destes trabalhadores, conforme destacamos a seguir:
Motoristas
- Média de 39 anos
- 60% possuem ensino médio completo
- 95% são homens e 5% mulheres
- 54% desejam continuar trabalhando nos aplicativos
- Remuneração média de R$ 2.925 a R$ 4.756
Entregadores
- Média de 33 anos
- 59% possuem ensino médio completo
- 97% são homens e 3% mulheres
- 63% desejam continuar trabalhando nos aplicativos
- Remuneração média de R$ 1.980 a R$ 3.039
Por onde começar a divulgar veículos para motoristas de app?
O setor de transporte por aplicativo cresceu rapidamente nos últimos anos e agora é uma indústria multibilionária. Isso criou uma nova demanda por carros usados, mas como iniciar uma estratégia para impactá-los?
Faça com que os compradores se sintam representados
O primeiro passo é personalizar a sua comunicação, tanto online quanto offline, para que eles se identifiquem com a sua revenda e saibam que ela tem condições especiais para este segmento.
Com base nas informações de perfil, mencionadas anteriormente, sabemos que o público é majoritariamente masculino e jovem. Neste caso, em seus anúncios você pode escolher fotos que tenham essas características para que os clientes em potencial criem uma empatia com a loja.
Elenque as necessidades dos motoristas e como você pode supri-las
Os motoristas de aplicativos precisam de veículos confiáveis e econômicos, mas que também sejam acessíveis financeiramente, afinal, a média salarial deste público é de R$ 4 mil. Faça uma seleção de modelos que atendam a estas características, deixando sempre bem evidente a possibilidade de parcelamento ou utilização do carro atual como parte da venda.
Utilize as mídias sociais ao seu favor
Estes profissionais são bastante ativos nas mídias sociais e você não pode deixar as plataformas de fora nas suas estratégias comerciais.
No Instagram, por exemplo, você pode ter stories destaques fixados especialmente para motoristas de aplicativos. Já no TikTok e YouTube, uma ideia seria publicar vídeos curtos com seleção semanal dos melhores veículos para Uber.
Aproveite também os grupos do Facebook e Marketplace para levar as promoções para um alto número de usuários.
Marketing offline em pontos estratégicos da cidade
É comum que a entrada de aeroportos e centros de eventos reúnam um alto número de motoristas de aplicativos. Shoppings e restaurantes famosos, além dos apps de transporte, também atraem entregadores do iFood e plataformas semelhantes.
Experimente desenvolver uma ação externa para este público, como panfletagem e distribuição de brindes acessíveis. Squeezes para água, carregadores portáteis estilo Powerbank e até almofadas para o motorista são bem-vindas. Lembre-se: as mídias sociais ainda não tiraram o impacto positivo que campanhas publicitárias presenciais causam.
Crie mecânicas de incentivo para vender carros para Uber
Os motoristas de Uber e outros aplicativos costumam participar de grupos de WhatsApp e outras comunidades bastante engajadas. Com base nessa informação, você pode desenvolver programas de indicação oferecendo descontos, itens adicionais ou até mesmo serviços com parceiros, como troca de óleo ou higienização completa.
Seu site é um grande aliado
Não adianta investir em brindes e anúncios nas redes sociais se o seu site não é profissional. Uma página lenta, por exemplo, faz com que os usuários desistam da navegação em poucos segundos. E um layout antigo ou com problemas de configuração gera insegurança entre o público que ainda não conhece a reputação da sua revenda de veículos.
Por isso, é fundamental investir em um site profissional e que tenha funcionalidades próprias do segmento automotivo, como simulador de financiamento e galeria de fotos.
Se você não sabe por onde começar a orçar a sua próxima página virtual, convidamos a conhecer os sites desenvolvidos pelo Revenda Mais, o principal sistema de gestão de lojas de veículos usados e seminovos no Brasil.
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