A compra de um carro é uma decisão muito importante. Seja para quem é motorista de primeira viagem ou está em processo de troca de veículo.
Nesse momento, o vendedor é crucial na tomada de decisão do cliente.
Saber qual o tipo de carro ideal para cada tipo de cliente é o elemento-chave para fechar uma venda. Para alcançar esse objetivo, o vendedor precisa assumir o papel de consultor e auxiliar ao cliente durante toda a sua permanência na loja.
Acompanhe as dicas abaixo para tentar identificar o tipo de carro ideal em cada situação.
Antes de tudo, conheça o seu produto
Conhecer bem o veículo que está vendendo transmite confiança para o cliente e, consequentemente, aumenta a credibilidade da empresa. Por esse motivo, o vendedor precisa dominar algumas informações básicas e que devem estar na ponta da língua. Veja abaixo:
- Ano de fabricação e modelo;
- Capacidade do porta-malas;
- Consumo de combustível;
- Motorização;
- Opcionais (ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e sensor de estacionamento);
- Formas de pagamento.
Entenda o seu cliente para oferecer o tipo de carro ideal
Cada cliente deve ser atendido de uma maneira diferente.
Mas calma, não estamos falando de qualidade do atendimento, e sim personalização do atendimento, pois cada potencial comprador tem um perfil e uma necessidade específica.
Confira abaixo alguns perfis de clientes e o tipo de carro ideal para cada um deles:
Solteiro: “só para uns rolês”
O estado civil é uma variável que influencia no valor do seguro, mas essa condição também pode indicar o carro mais adequado para o perfil do seu cliente. Se ele utiliza o veículo apenas para ir pro trabalho ou passear no final de semana, os econômicos são as melhores escolhas.
As opções recomendadas do mercado são:
- Volkswagen Up! TSI 1.0
- Chevrolet Prisma 1.0
- Peugeot 208 1.2
Família: “segurança e conforto são essenciais”
As minivans e SUVs de porte médio e grande são ótimas opções para quem tem família grande e precisa de bastante espaço. Esses veículos são seguros, repletos de acessórios e podem levar até sete passageiros.
As opções recomendadas do mercado são:
- Chevrolet Spin Premier 1.8
- Fiat Doblò Essence 1.8
- Lifan X80 2.0
Casado: “a opinião do(a) parceiro(a) é fundamental”
Esse é um dos perfis mais difíceis de se agradar porque a escolha do veículo geralmente é compartilhada. Mas, de modo geral, os casais optam por conforto e beleza, e os compactos são uma boa pedida pela economia e facilidade de estacionar.
As opções recomendadas do mercado são:
- HB20 Unique BlueMedia 1.0
- Onix Joy 1.0
- Etios X 1.3
Viajante: “liberdade sempre”
Um veículo para cidade nem sempre é o mais adequado para a estrada. Isso porque os carros para o perfil viajante requerem motor potente, capacidade do bagageiro e, claro, segurança! Os sedãs são os mais indicados para esse público.
As opções recomendadas do mercado são:
- Ford Fusion 2.0 hybrid
- Renault Logan 1.6
- Chery Celer 1.6
Aventureiro: “quanto mais adrenalina, melhor”
Estilo é a principal característica dos clientes com o perfil aventureiro. O veículo mais adequado para esse público exige atributos específicos como espaço, suspensão reforçada e pneus de uso misto. Que tal um crossover?
As opções recomendadas do mercado são:
- Hyundai Creta 1.6
- Jeep Compass 2.0
- Ford Ecosport 1.5
A partir do perfil traçado é possível entender as preferências dos clientes e prever futuras vendas.
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