O cliente está no seu site? O WhatsApp para venda de carros é a melhor ferramenta neste momento

Veja algumas dicas para usar o WhatsApp para venda de carros e fazer o atendimento ao cliente de maneira assertiva através do aplicativo.

WhatsApp para venda de carros

Utilizar o WhatsApp para venda de carros e como ferramenta de relacionamento com o cliente é uma ótima oportunidade para facilitar a comunicação, estreitar laços com o consumidor, gerar uma experiência de venda personalizada e agregar mais valor para a sua loja.

Este canal tem sido usado, principalmente, para iniciar o primeiro contato dos clientes oriundos do seu site, o que torna a etapa de orçamento muito mais fácil, ágil e assertiva. E é focando neste público-alvo que desenvolvemos o artigo a seguir.

Confira algumas dicas de como fazer vendas pelo WhatsApp.

Importância do uso do WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais famosos do planeta. Em todo o mundo, existem cerca de 1,5 bilhão de contas ativas. No Brasil, a tendência é a mesma.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em 2020 sobre mensageria móvel no país, mostrou que a ferramenta está instalada nos smartphones de 99% dos brasileiros.

Deste número, 93% dos usuários interagem diariamente com familiares, amigos e empresas. 

Deste público, 99% se comunicam por mensagens de texto e 91% por áudio. Outro número bastante interessante é em relação aos stories: 50% dos usuários visualizam e publicam stories através do WhatsApp Status.

Isso indica que publicar seus conteúdos digitais nesta ferramenta é uma boa oportunidade para aumentar o alcance dos seu estoque.

O brasileiro também está se mostrando mais confortável em usar tecnologias para adquirir produtos. Um estudo feito pelo SPC Brasil mostra que, nos últimos 12 meses, dois em cada dez consumidores entrevistados fizeram alguma compra pelo WhatsApp. Isso significa que 18% dos pesquisados usaram a plataforma. Entre os motivos que favoreceram essa decisão destacam-se: facilidade e rapidez no processo quando comparado com transações feitas por telefone ou pessoalmente; possibilidade de acessar o histórico das informações armazenadas; recebimento de imagens e vídeos dos serviços e produtos.

Além de ser uma ferramenta de compra, a plataforma é vista pelos clientes como uma boa forma de tirar dúvidas, receber suporte, agendar atendimento e receber promoções. Será que a sua empresa está abrangendo todas essas situações?

Criando um WhatsApp Business

Ao contrário de outros canais tradicionais, como e-mail e Facebook, o WhatsApp para venda de carros tem como principal diferencial a agilidade na troca de informações, afinal, ele está atrelado diretamente ao seu celular e, hoje em dia, quem deixa o smartphone em casa quando vai trabalhar, não é mesmo?

A facilidade na comunicação é vista pelos empresários como uma ótima oportunidade de negócio. Em poucos segundos, o cliente solicita orçamento sem precisar informar uma infinidade de dados pessoais. Já o vendedor consegue desenvolver um atendimento mais personalizado sem se preocupar se está incomodando ou atrapalhando, situação que pode acontecer em ligações telefônicas, por exemplo.

Mas, toda essa informalidade deve ser vista com cautela: é preciso ter um controle da qualidade do atendimento dos vendedores com seus clientes, mesmo que o WhatsApp permita um diálogo mais solto e leve.

Uma das principais formas para profissionalizar essa comunicação é por meio do WhatsApp Bussiness, uma versão da ferramenta criada para uso exclusivo de empresas. Confira a seguir como criá-lo.

  • Faça download gratuito do aplicativo WhatsApp Business em seu celular (disponível para Android e iPhone)
  • Concorde com os termos de utilização
  • Permita os acessos solicitados pelo app, como fotos e contatos
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial

Atenção! Não é possível que o mesmo número de telefone tenha o WhatsApp tradicional e o Business. Sugerimos que você coloque seu telefone fixo na versão corporativa.

Como usar o WhatsApp para loja de carros?

Ao utilizar o WhatsApp para venda de carros, você pode enviar imagens, vídeos dos veículos, mensagens de texto ou de voz, arquivos, tabelas de preço, documentos e estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente de maneira rápida.

Para lojas de carros, além da utilização do aplicativo em um dispositivo móvel, é possível instalar um plugin em seu site para que o cliente clique e abra uma conversa com sua loja direto no WhatsApp. O Revenda Mais já oferece essa funcionalidade aos clientes. Veja como funciona:

  • Ao entrar no site da loja de veículos, o cliente pode clicar no link do WhatsApp e imediatamente é redirecionado para a tela do app, tanto pelo celular quanto pelo computador ou tablet;
  • Como a conversa inicia automaticamente, a comunicação fica mais rápida ampliando as chances de negociação.

Invista na funcionalidade de catálogo online

Constantemente o WhatsApp tem investido em melhorias no processo de ofertas e vendas de produtos e serviços. Uma destas funcionalidades mais recentes é o catálogo online, exclusivo para a versão corporativa do aplicativo.

Este catálogo do WhatsApp Business funciona como uma espécie de vitrine virtual. Você pode cadastrar até 10 imagens e, para cada imagem, adicionar o nome do item, preço, descrição, código do produto e um link de redirecionamento para o usuário saber mais detalhes.

Leia também  Dicas de como destacar a sua loja de carros no Google

A funcionalidade é totalmente gratuita e você pode inserir e excluir as fotos sempre que desejar.

Para a sua loja, você pode definir, por exemplo, os 10 principais veículos que chegaram nas últimas semanas e atualizar constantemente seu catálogo. No link, experimente colocar a página do seu site que mostra especificamente o carro ou moto em questão.

Assim, o consumidor pode conferir mais informações, como quilometragem, e ver fotos de outros ângulos.

Ferramentas para agilizar o atendimento (mesmo quando sua equipe não está disponível)

Um usuário entrou em contato com sua loja após o término do expediente? Não tem problema. Você pode cadastrar uma mensagem de ausência para adiantar o assunto.

Coloque no texto para que o cliente indique o que deseja ou qual o veículo que tem interesse. Desta forma, no dia seguinte fica muito mais fácil e rápido dar andamento à solicitação.

Para ativar a mensagem de ausência no WhatsApp, é preciso definir também em sua conta corporativa o horário de funcionamento da sua loja. O processo é bem simples: 

  1. Abra o WhatsApp Business e toque em Mais opções > Ferramentas comerciais > Perfil comercial.
  2. Toque no ícone Editar perfil comercial.
  3. Toque nos campos que você deseja editar e, em seguida, em Salvar.

O aplicativo também possui outra funcionalidade interessante, que são as etiquetas de categorização. É possível criar status como “cliente em negociação”, “cliente vendendo veículo”, “cliente em aprovação de cadastro” e atribuir uma etiqueta para cada usuário que sua equipe está conversando.

Desta forma, mesmo que outro vendedor dê continuidade ao contato, será possível identificar rapidamente do que se trata.

Existe ainda a mensagem de saudação. Ela é enviada sempre que um novo usuário entrar em contato com o seu WhatsApp Corporativo. O passo a passo completo para usar estas e outras ferramentas está disponível clicando aqui.

Dicas extras para potencializar sua loja de veículos com vendas pelo WhatsApp

Para atrair novos clientes e promover sua loja de veículos pelo aplicativo, é necessário pensar de uma maneira criativa. Para isso você pode encaminhar imagens, que aumentam as chances do usuário a dar atenção à mensagem, vídeos que podem engajar ainda mais e despertar o interesse do cliente sobre o veículo, entre outras ações.

Veja abaixo algumas atitudes para potencializar as vendas de carros através do WhatsApp.

  • Mantenha apenas um número comercial: utilize apenas um número para gerar sua lista de contatos, isso vai facilitar no momento da comunicação e passar confiança a seus clientes.
  • Personalize sua mensagem: para que o cliente sinta-se mais especial, evite generalizar a conversa, pois ele pode ser um cliente indeciso. Nesse momento é necessário atentar-se a lista de transmissão, pois como nenhuma compra é igual a outra, é necessário personalizar mensagens, descontos e o modo de falar. Não esqueça de tratar o consumidor pelo nome para humanizar ainda mais o diálogo.
  • Utilize as extensões a seu favor: com a opção de áudio, foto, vídeo e chamada no aplicativo, você evita enviar mensagens de texto imensas. Estes recursos também ajudam a conquistar a confiança do cliente, pois a comunicação fica mais fácil, rápida e não dá margem para tantas dúvidas.
  • Seja presente: evite ignorar o cliente e esclareça todas as dúvidas, por mais óbvias que pareçam. Seja atencioso e esteja disponível para atender o consumidor. Não esqueça de ser educado e retribuir a gentileza, sempre respeitando o espaço do cliente. Para deixar a conversa mais descontraída você pode utilizar emojis para representar a felicidade do seu atendimento.
  • Utilize lista de transmissão e não grupos: não crie grupos para divulgar as ofertas da sua revenda de carros, opte pela lista de transmissão. Para criá-la, selecione todos os contatos que deseja incluir e pronto. Dessa forma, cada consumidor recebe a mensagem de forma individual, permitindo um contato mais próximo.
  • Atualize seu status: semelhante à funcionalidade “Story” do Instagram, o WhatsApp também possibilita divulgar aos seus contatos informações rápidas e que são exibidas somente durante 24 horas. Chegou aquele carro incrível no seu estoque? Avise os clientes imediatamente no seu status do WhatsApp.

Conforme reforçamos nos itens anteriores, o atendimento é tudo no WhatsApp, por isso, procure direcionar um vendedor da sua revenda ou até mesmo você ficar responsável pelo monitoramento constante. Este é um canal que exige retorno quase que imediato e constante. Afinal, ninguém gostaria de esperar várias horas para receber um orçamento de veículo, não é mesmo?

Agora que você já sabe que o WhatsApp para venda de carros é uma ferramenta poderosa, é só começar usar o aplicativo para conquistar novos clientes e ampliar suas vendas.

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[…] e bem ranqueado: os textos de um site precisam incentivar a ação do usuário, seja chamar no WhatsApp ou preencher um formulário, mas eles também devem ser escritos seguindo as técnicas de SEO. […]

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[…] seus anseios e dores, influenciando-o a tomar algum tipo de ação: chamar a equipe Comercial no WhatsApp, preencher um formulário de contato ou fazer uma ligação […]

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