As vendas de final do ano são importantes para qualquer tipo de negócio. Porém, para as revendas automotivas, esse período é especialmente interessante por trazer benefícios e comportamentos do consumidor que podem ajudar a alavancar a venda de carros.
Muitos consumidores economizam o ano todo para poder comprar um carro novo no final do ano. Isso porque, nessa época, somam-se aos rendimentos normais muitos benefícios financeiros. Alguns assegurados pela CLT, como o 13º salário, e outros relacionados ao aumento de produtividade próprio do período, como o aumento de horas extras. Esses adicionais contribuem na composição da entrada para o parcelamento ou mesmo do valor total (no caso, ainda que raro, de pagamentos à vista).
Segundo a Folha de São Paulo, este ano o comércio de veículos seminovos será especialmente beneficiado, apresentando um crescimento de 8,2% — bem mais do que os 2,2% de crescimento previstos para o comércio em geral. Portanto, é preciso aproveitar bem todo o potencial dessa época!
Afinal, como aproveitar as vendas de final do ano?
O final do ano se caracteriza pelo surgimento de novos postos de trabalho e também pela disposição dos consumidores em gastar um pouco mais. Porém, para aproveitar efetivamente essa época, além das dicas de vendas que vamos dar abaixo, é preciso fazer um bom planejamento de campanha de fim de ano.
Vamos começar com as dicas?
Siga o ritmo de movimentação da economia
Por conta das festividades e também dos produtos e serviços sazonais que o final do ano concentra, a economia fica bem movimentada e isso ajuda no poder de compra dos consumidores.
Muitos vagas temporárias são abertas e, com a nova legislação, é possível trabalhar em mais de uma função para juntar aquele dinheirinho para comprar o carro novo. Isso sem contar as horas extras que normalmente são requeridas nesse período, que acabam sendo um incremento de renda para muita gente.
Assim, é preciso oferecer promoções e condições especiais para atingir essas pessoas que conseguiram um dinheirinho a mais nessa época do ano. Como? Faça ofertas de entrada reduzida e concentre-se no financiamento, já que no começo do ano os consumidores voltarão aos seus empregos normais e terão mais despesas, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar etc.
Aproveite o advento do 13º salário
Outro grande aliado das vendas de final do ano é o 13º salário. Todos os trabalhadores brasileiros registrados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e também aposentados e pensionistas têm direito ao benefício, que geralmente é pago em duas parcelas no final do ano.
Para impulsionar as vendas, aposte em comunicações e ofertas em que a entrada possa ser feita com o “abono” (nome popular dado ao benefício). Se possível, divida em até 2 vezes a entrada para a acompanhar o fluxo de pagamento do benefício e incentivar ainda mais o consumidor a fechar a compra.
Aposte na tendência da troca anual de veículos
Outra tendência comum do final do ano é a troca anual de carro. Todos os anos, as montadoras lançam modelos novos para substituir os antigos ou ainda apostam nos facelifts que, apesar de não modificar o carro substancialmente, traz uma diferenciação bem evidente para os modelos mais novos em relação às respectivas versões anteriores.
Por conta disso, muita gente gosta de trocar de carro no final do ano para pegar um modelo mais novo. Nesse caso, a movimentação é boa tanto para os veículos zero-quilômetro, já que os modelos 2018 começaram a sair da fábrica no 2º semestre de 2017, quanto para os seminovos.
Dessa forma, vale a pena concentrar seus esforços de venda que aproveitarão o 13º e outras rendas extras do consumidor nesse período e direcioná-los também para os modelos 2018 que você já tem em estoque.
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