Se você está pensando em investir no segmento automotivo, é essencial conhecer detalhes das principais documentações veiculares, entre eles o código RENAVAM, uma espécie de RG dos veículos no Brasil.
Comprar e revender veículos é uma atividade comercial lucrativa, mas que exige muita atenção em relação à documentação. Hoje, não basta apenas fazer uma vistoria mecânica para entender como estão os freios e a pintura. É essencial verificar o passado do automóvel para identificar se ele realmente foi adquirido a partir de meios lícitos.
Você sabia que quase mil carros são roubados ou furtados diariamente no Brasil? Em 2022, houve um aumento de significativos 12% em relação ao ano anterior. Se distribuirmos esse número ao longo do ano, é como se 41 automóveis fossem roubados a cada hora no país.
Agora, já imaginou não pesquisar sobre o passado de um veículo e ao revendê-lo descobrir que se trata de um fruto de roubo? A credibilidade que você, empresário, teve tanta dedicação para construir acaba em questão de minutos.
Mas, não se preocupe. O Brasil possui alguns documentos obrigatórios que funcionam como uma espécie de RG ou CPF de todos os veículos motorizados em território nacional. Eles são ótimos aliados dos lojistas para identificarem rapidamente se aquele automóvel pode ser comercializado, entre eles, o código RENAVAM.
O conceito do RENAVAM é bastante fácil de entender. A sigla é uma abreviação para o termo “Registro Nacional de Veículos Automotores”. Basicamente, é um sistema que armazena as principais informações e históricos dos veículos brasileiros e é amplamente utilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de todo o país.
Cada automóvel, motocicleta e veículo pesado possui um código RENAVAM, composto por 11 dígitos e impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Resumidamente, RENAVAM é o sistema de registro dos veículos e o código RENAVAM é o número do veículo dentro deste sistema.
O código RENAVAM não pode ser alterado e nem transferido de uma pessoa para outra. Nem mesmo após o veículo ser vendido para outro proprietário.
Dessa forma, é um excelente ponto de referência para entender a vida útil do veículo e obter dados que fazem a diferença na hora da revenda. Entre as informações disponibilizadas estão:
Conforme mudanças forem sendo atualizadas ao longo dos anos, o RENAVAM também será. Vale reforçar que o número é obrigatório para qualquer veículo motorizado, seja carro, moto, caminhão ou ônibus.
Existem dois números que precisam ser analisados quando você adquire um veículo: o chassi e o RENAVAM. Mas, atenção! Apesar da importância de ambos estarem presentes no CRV e no CRLV, são numerações totalmente distintas.
O chassi é uma sequência alfanumérica única atribuída a cada veículo durante o seu processo de fabricação. O número do chassi é gravado em uma placa de identificação fixada no veículo, geralmente no painel ou na estrutura do motor.
Já o Renavam, como mencionado anteriormente, é um número atribuído a cada veículo registrado no Brasil. O Renavam é utilizado para controlar as informações e o histórico do veículo, enquanto o chassi é uma identificação física única do veículo.
É comum que diariamente uma revenda de veículos receba vários pedidos de avaliação de clientes que desejam adquirir um novo veículo e dar o seu automóvel em troca ou até mesmo vender um carro para quitar alguma dívida.
Seja qual for a situação, sempre – em qualquer hipótese – solicite o Renavam para fazer uma pesquisa prévia. Com essa informação, você poderá consultar o veículo diretamente no Portal de Serviços do SENATRAN (antigo Denatran). As pessoas físicas podem fazer até 5 consultas, já as pessoas jurídicas, que precisam de um volume maior de pesquisas, podem contratar um serviço especial do SENATRAN.
Para agilizar o atendimento e a análise, muitos lojistas costumam pedir que seus clientes enviem uma foto do CRLV. Nele, o código do RENAVAM aparecerá impresso no topo do documento, acima do campo “nome”.
Onde você armazena as informações dos veículos que acabam de chegar ao seu estoque? Em uma planilha? Em um documento guardado em uma pasta dentro do seu armário? Qualquer resposta que não seja relacionada a uma plataforma de gestão pode estar colocando a integridade da sua revenda em perigo.
Isso porque papéis e planilhas facilmente se perdem, já um sistema de gerenciamento proporcionará mais agilidade na busca e mais segurança no armazenamento.
Se você está em dúvida sobre como iniciar a sua busca pela plataforma ideal, permita-nos apresentar o Revenda Mais – um sistema de gestão exclusivo para revendas de veículos usados e seminovos. A ferramenta possibilita cadastrar todos os automóveis do seu estoque e as informações mais importantes, incluindo o código do RENAVAM, de forma 100% digital e em poucos cliques.
Além destes dados, você e sua equipe poderão armazenar em segurança contratos importantes, como contratos de consignação ou de compra e venda, proporcionando muito mais segurança jurídica em sua rotina.
O sistema do Revenda Mais também possui uma funcionalidade inovadora, que é o preenchimento automático do cadastro via Denatran. Ao utilizar o módulo Integrador, você digita a placa do veículo que deseja cadastrar no sistema e clica no botão “Buscar Denatran”. Em poucos segundos, o sistema preencherá todas as informações corretamente conforme constam no órgão oficial.
O resultado? Menos erros de digitação, maior velocidade na rotina dos seus vendedores e maior conformidade dos dados.
Agende hoje mesmo uma demonstração e conheça todos os potenciais dessa ferramenta feita sob medida para o universo automotivo!
Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…
Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…
No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…
O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…
O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…
Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…