Tendências que vão impactar a gestão de negócios nos próximos anos

A tecnologia vem transformando a nossa relação com o mundo. Tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, cada vez mais itens são criados com o objetivo de facilitar nossa rotina e trazer benefícios às nossas vidas.

Na gestão de negócios não seria diferente. A inovação se tornou requisito essencial para qualquer empresa que queira aumentar sua participação no mercado e sua lucratividade.

E para que você fique a par de tudo que vem por aí, listamos abaixo as tendências que irão impactar a gestão de negócios nos próximos anos. Acompanhe conosco e garanta que seu negócio esteja sempre à frente da concorrência!

gestão de negócios

1. Computação em nuvem na gestão de negócios

Segundo a IDC — empresa de consultoria em tecnologia da informação — os investimentos na computação em nuvem neste ano irão aumentar 40% em relação ao ano passado. Isso significa que mais e mais empresas, de todos os portes, têm enxergado os benefícios que essa tecnologia pode trazer aos seus negócios.

O cloud computing, como também é chamado, permite virtualizar sua infraestrutura de TI e ter acesso às mesmas aplicações e facilidades que tem hoje, porém sem estar preso a máquinas ou a ambientes físicos.

Ele permite reduzir custos, uma vez que você não precisará investir e manter um arcabouço tecnológico, além de trazer mais segurança aos dados da sua empresa, que ficarão salvos de maneira segura na nuvem e não estarão sujeitos a eventualidades como defeitos nos equipamentos.

2. Internet das coisas

Se você nunca ouvir falar em Internet das Coisas (ou IoT, na sigla do inglês Internet of Things), você com certeza já consumiu algum tipo de tecnologia dela. A IoT nada mais é do que a conexão de objetos à internet.

Na nossa vida pessoal, ela está presente nos aparelhos vestíveis, como smartwatches e o mais recente Google Glass. Porém, é na gestão de negócios que ela ganha ainda mais destaque.

Tanto grandes empresas, quanto as PMEs irão se beneficiar dessa tecnologia. Ela permite desde facilitar a venda de produtos, monitorando o desempenho da sua equipe de vendas, até o controle de estoque.

Hoje em dia existem aqueles que consideram o rádio do veículo com bluetooth um acessório indispensável, então é um boa oportunidade, se planejada, disponibilizar a troca de rádio em sua loja.

3. Big Data Analytics

Se antes, para ter acesso ao comportamento do consumidor, era preciso realizar pesquisas de satisfação ou aguardar os cadastros nos pontos de venda, no futuro será possível ter fácil acesso a todos os dados do seu cliente antes mesmo dele entrar na sua loja.

Isso porque o consumidor de hoje está a todo momento inserindo coisas na internet, registrando acontecimentos nas redes sociais e fornecendo informações para diversas empresas, o que gera um montante de dados sem precedentes na história.

Na gestão de negócios, o Big Data Analytics é justamente a análise desses dados, buscando ajudar as empresas a examinarem essa quantidade estrondosa de informação e descobrir padrões e outras informações importantes para aumentar suas vendas e seus lucros.

Já é possível enxergar que o avanço da tecnologia vem mudando o padrão de consumo na sociedade atual, exigindo também que a gestão de negócios se adapte a essas mudanças com o objetivo de atingir cada vez mais esse novo consumidor.

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4. Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente nunca foi tão valorizado quanto agora. Antigamente, devido a pouca concorrência, o atendimento não era tão valorizado, era somente ou o cliente comprava ou não, mas com a ampliação do mercado automotivo e de usados, as lojas viam a necessidade de um diferencial.

A melhora no atendimento se mostrou umas ótima alternativa, pois além de ser uma alternativa mais econômica, ainda ajuda a manter o cliente fiel a sua loja.

Além de que hoje o cliente não quer ser tratado de qualquer jeito, então sempre prestar atenção em como é o atendimento em sua loja e sempre buscar melhorá-lo, irá dar um adicional em sua loja, o que lhe permite prevalecer sobre a concorrência.

5. Desafios de gestão

Com toda a estratégia de gestão de hoje em dia, é difícil sua loja de veículos não precisar do serviço de terceiros. É muito complicado conseguir gerir bem sua loja sem um sistema de gestão, por exemplo, ou sem ter um sistema de divulgação que realmente ajude sua loja de veículos. E ter alguém em sua loja que consiga sua criar tudo isso é muito difícil, e é aí que vem a necessidade de contratar terceiros.

No entanto como saber se a empresa que estou contratando é realmente confiável? É preciso muita paciência durante o processo, pois ele pode se mostrar bem longo.

Uma das formas, mais rápidas, é verificar através do Google, hoje em dia, o Google conta com um sistema de avaliações, em que é possível avaliar as empresas e comentar sobre elas, e a partir já é possível ter uma noção da empresa. Mas cuidado, nem todo comentário pode ter vindo de um cliente, e sim pode ter aquele concorrente que deu uma nota baixa para prejudicar a empresa.

E outra forma, é ligar para outras lojas e perguntar sobre a empresa, se já trabalharam ou trabalham com ela, como ela funciona, etc. Assim já é se pode ter uma boa visão da empresa, e garantir se ela realmente vai poder ajudar sua loja.

6. Presença da Internet

Já é previsto que na próxima década, 80% da população mundial estará presente no mundo virtual, isso dá mais de 6,4 bilhões de pessoas. Em vista disso, não são poucas as empresas que começaram a dar atenção a esse mercado cheio de oportunidades.

Trazer sua loja de veículos para o meio virtual pode ajudar a sua loja a se manter competitiva no mercado. Uma matéria disponibilizada pela StartSe diz que até 2022, a venda online de veículos predomine a de venda física. Na verdade, em países como o Estados Unidos, essa predominância do mercado automotivo online já existe, e está se expandindo ainda mais para outros países.

Com tudo isso, sempre acompanhar quais são as tendências e sempre tentar se atualizar é essencial.

E você, curtiu nosso post? Leia também nosso post sobre gestão financeira na nuvem e saiba como ela pode ajudar o seu negócio!

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