Inteligência Artificial, TikTok e influenciadores. Confira as principais tendências de Marketing Digital em 2024 para lojas de veículos e veja quais vale a pena aplicar na sua revenda.
Mudanças rápidas e significativas impactam constantemente o cenário do Marketing Digital. As estratégias tradicionais, baseadas somente em anúncios em portais especializados, estão sendo transformadas pelo surgimento de novas ferramentas, plataformas e comportamentos do consumidor.
Hoje, a inteligência artificial e o uso estratégico de dados já permitem às lojas entenderem melhor as preferências do cliente, oferecendo recomendações precisas e conteúdos relevantes.
Juntamente disso, temos novas mídias sociais ganhando a popularidade e deixando outras plataformas, que eram líderes do mercado, para trás no quesito engajamento e usuários ativos. No artigo de hoje, vamos explorar e antecipar as tendências mais impactantes e que revolucionarão a maneira como a sua loja vende carros.
As ferramentas de Inteligência Artificial serão essenciais para garantir a produtividade das equipes de Marketing.
Quando trazemos isso para o contexto das lojas de veículos que não possuem um time dedicado, os benefícios são ainda maiores. Com essas plataformas, como ChatGPT, é possível desenvolver conteúdos de qualidade que permitem aumentar a frequência das postagens nas mídias sociais e blog empresarial.
Estas ferramentas também podem ser utilizadas para melhorar as técnicas de SEO do seu site, fazer revisão gramatical de panfletos e ajudá-lo a desenvolver um roteiro para comerciais de rádio. As possibilidades são enormes!
As redes sociais deixaram mais evidente a maneira como pessoas de faixas etárias distintas consomem conteúdos. A nova geração prefere vídeos e, sempre que possível, com legendas. Os Baby Boomers e Geração X já priorizam o conteúdo.
Compreender e segmentar as mensagens de acordo com estas características é essencial para estabelecer conexões mais significativas. Não faça o “copie e cole” do mesmo conteúdo em todas as plataformas nas quais você está presente. Adapte a linguagem e o tipo de informação oferecido.
O TikTok está crescendo e você não pode mais ignorar a plataforma que começou como uma mídia social de danças e dublagens, mas se transformou em uma poderosa geradora de informação.
A rede social já é a 5ª mais utilizada em todo o Brasil. A estimativa é de que haja mais de 82 milhões de usuários brasileiros acima de 18 anos.
O apelo visual e a capacidade de transmitir mensagens de forma rápida e cativante tornam o TikTok numa ferramenta valiosa para atrair a atenção e gerar interesse dos potenciais compradores de automóveis.
Mas, atenção: no TikTok, ser autêntico faz toda a diferença. E isso não significa criar vídeos engraçados e somente participar de trends. Você pode produzir conteúdo de qualidade sobre manutenção de veículos, dicas para vender seu carro por um bom preço e melhores períodos para trocar de carro. Invista em autenticidade.
No livro “A vaca roxa: Como transformar o seu negócio e se destacar dos concorrentes“, o autor Seth Godin explica em qual ponto os consumidores se encontram atualmente.
“Os profissionais de marketing não conseguem fazer a divulgação porque os clientes, saturados, se recusam a dar atenção. Os clientes recorrem aos fornecedores tradicionais ou a uma rede de amigos inteligentes”.
Isso resume bastante o mercado atual: excesso de concorrência, consumidores cansados de publicidade e a indicação de pessoas próximas cada vez mais fortes.
Dentro deste contexto, os influenciadores se tornam cada vez mais essenciais para as empresas, inclusive lojas de carros, porque eles ajudam a filtrar as marcas disponíveis no mercado e economiza o tempo de pesquisa dos clientes.
Porém, quando falamos em influencers, não estamos nos referindo aos profissionais que englobam milhões de seguidores, e sim aos influenciadores pequenos. Chamados de “micro-influenciadores“, possuem poucos milhares de seguidores, mas transmitem mais confiança devido à menor presença de publieditoriais em suas mídias.
Para as lojas de veículos, um influenciador pode ser convidado, por exemplo, para testar alguns carros interessantes que fazem parte do seu estoque. Avalie os profissionais da sua região e não esqueça de solicitar sempre um mídia kit com informações de total de seguidores, segmento destes seguidores e alcance das publicações mensalmente.
Em meio às novas tendências de Marketing Digital em 2024, ter um site profissional continua sendo a peça essencial para as lojas de veículos. Apesar do crescimento das redes sociais, uma página bem elaborada e otimizada para SEO permanece como o ponto central de uma presença online sólida.
Essa vitrine virtual não funciona apenas como um ponto de referência confiável para os consumidores em busca de informações detalhadas sobre veículos, mas também é o ponto de convergência para as estratégias de Marketing, direcionando o tráfego gerado por plataformas como TikTok, Facebook, Instagram e outros canais.
Algumas características são fundamentais para um site empresarial, entre elas:
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