Aproveitar a sazonalidade de vendas significa usufruir de algo temporário, típico de uma estação ou de uma data, para aumentas as suas vendas de carros. Mas será que isso realmente funciona? A resposta é sim!
Em muitos casos, os clientes esperam por oportunidades especiais para investirem seu dinheiro e estas são as melhores épocas para vender carros.
Continue lendo este artigo e veja como aproveitar as sazonalidades para melhorar os rendimentos da sua loja de veículos.
Não adianta fazer um banner na semana de Dia dos Pais ou soltar uma postagem nas redes sociais na data comemorativa. Para ter efetividade nas campanhas sazonais é necessário ter planejamento.
Repasse mês a mês do calendário para ver quais são as principais datas comemorativas que podem ser aproveitadas para vender carros. Vale ressaltar que nem todas as datas comemorativas podem ser boas para o seu segmento, por isso é essencial fazer um filtro do que vai trazer mais retorno com pouco investimento.
Para te ajudar, separamos aqui algumas das melhores épocas para vender carros:
Janeiro | 01 – 07 – Semana de saldão de ofertas |
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Fevereiro | Carnaval |
Março | 08 – Dia Internacional da Mulher 15 – Dia Mundial do Consumidor |
Abril | Páscoa |
Maio | 01 – Dia Mundial do Trabalho Dia das Mães |
Junho | 12 – Dia dos Namorados |
Julho | 20 – Dia do Amigo e Internacional da Amizade 26 – Dia dos Avós |
Agosto | Dia dos Pais |
Setembro | 07 – Independência do Brasil 15 – Dia do Cliente |
Outubro | 01 – Dia do Vendedor |
Novembro | Black Friday |
Dezembro | 24 – Natal 31 – Ano Novo |
Você pode trabalhar as datas com promoções semanais, mensais ou bimestrais, de acordo com sua importância. Caso tenha o cadastro dos clientes atualizado e saiba a profissão que eles atuam, você pode trabalhar datas ainda mais específicas, como o Dia do Médico ou Dia do Contador, por exemplo, oferecendo algumas vantagens ou condições especiais de pagamento.
Depois de já especificado quais serão as sazonalidades de vendas para lojas de carro a serem trabalhadas durante o ano, é hora de começar a pensar no tipo de benefício que será ofertado. Sua loja pode trabalhar com descontos, facilidades de pagamento ou até mesmo compra combinada, por exemplo: ao comprar um carro, o cliente ganha o aparelho de som. Ações para conquistar o cliente sempre valem a pena.
Após definir as datas e os benefícios a serem oferecidos aos clientes que querem comprar carros, é hora de criar as campanhas que irão ao ar. Sejam elas por vídeos, imagens compartilhadas em grupos no WhatsApp para loja de carros, outdoors, folhetos do bairro, jornais da cidade, na internet (banners, blogs, e-mail marketing, redes sociais) ou até mesmo mudar a cara do site da empresa, o que importa é ouvir o cliente e entender as necessidades dele oferecendo algo que seja realmente atrativo.
Para que sua campanha seja eficaz e você colha bons resultados, organize as seguintes informações:
É importante que, em cada uma das campanhas, toda a sua equipe esteja alinhada com o discurso que será veiculado. Em cada uma das campanhas tenha uma mensagem bem definida. Além do produto e do preço, faça também o apelo sentimental da data. Em diversos casos o mote da campanha vende mais carros do que o valor do produto.
Quanto mais tempo investir em uma campanha sazonal para lojas de carros, mais eficaz ela será. Afinal, você terá mais tempo para criar a jornada de compras do cliente. Esta jornada está definida em 4 partes:
As lojas de veículos atuais estão acostumadas a entrarem em contato com o cliente apenas na última fase deste processo, porém, quando a jornada de compra é respeitada, as vendas são ainda mais eficientes.
Porque não vincular a marca da sua loja de carros com a de um produto que não é seu concorrente direto? Através de parcerias, é possível ofertar a experimentação de um novo produto, por exemplo, uma ducha rápida utilizando um novo produto de higienização ou até mesmo algo que não tenha relação nenhuma com automóveis, como oferecer vouchers para cinema ou restaurante. Para firmar boas parcerias, procure empresas que sejam reconhecidas pelos seus clientes ou famosas na sua região de atuação.
Além das parcerias com empresas, outra forma de movimentar o público dentro de sua loja durante os melhores meses para vender carros é realizando mini eventos.
A loja pode promover palestras, workshops, lançamentos de produtos do universo automotivo, degustações, food trucks, testes grátis, exposição de carros antigos ou novos, e até mesmo encontros com celebridades locais (como pilotos, atletas e personalidades públicas).
Com planejamento e criatividade é possível atrair seu público para aproveitarem as ofertas sazonais da sua loja de veículos e aumentar suas vendas consideravelmente.
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